CPCJ de Elvas assinala Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância

Abril é o Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, pelo que a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Elvas promove, ao longo de todo o mês, várias iniciativas, como o Calendário dos Afetos, através do qual são propostas atividades para todos os dias, para as crianças e famílias.

Até quinta-feira, 7 de abril, decorre a campanha “Cuida Bem de Mim”, que contempla a distribuição de Laços Azuis, do Calendário de Afetos e de um marcador informativo no âmbito da consciencialização e sensibilização do Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância e Juventude, à comunidade escolar e ECMIJ.

Já no dia 12, há Hora do Conto “Cuida Bem de Mim” e dinâmicas de consciencialização à prevenção de maus tratos, nos serviços educativos da Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo – Oficina de Páscoa para pequenos leitores, para crianças.

De 18 a 30 de abril vai decorrer a exposição “Um Laço pela Prevenção”, uma exposição de Laços Azuis construídos por crianças, pais, comunidade escolar e entidades com competência em matéria de infância e juventude, na Casa da Cultura, para toda a comunidade.

Uma dinâmica de Sensibilização sobre violência vai decorrer a 19 e 21 abril, sob o mote  “Só o Coração Pode Bater”, em parceria com a RAP, para alunos do ensino secundário, CEF e PIEF, nos Agrupamentos de Escolas nº 1, 2 e 3 de Elvas.

A 29 de abril realiza-se a atividade “Laço Azul Humano”, que inclui a construção de um Laço Azul Humano, com a participação de crianças do 1º e 2º Ciclo dos Agrupamentos de Escolas nº 1,2 e 3 e Colégio Luso-Britânico, pelas 10.30 horas, no Estádio Municipal de Atletismo.

Encerra este mês de sensibilização, a V Caminhada Azul da CPCJ de Elvas, que se realiza a 30 de abril, pelas 9 horas, com concentração na Praça da República, e que tem como objetivo consciencializar e prevenir os maus tratos na infância e juventude, com participação gratuita.

Ao longo de todo o mês de abril a Fonte da Misericórdia, na Praça 25 de Abril, no âmbito da campanha de consciencialização e prevenção dos maus tratos na infância, vai estar também iluminada de azul.