Pouca chuva em março mas Barragem do Caia assegura rega

Foto arquivo

A chuva que caiu no mês de março representou a entrada de 200 mil metros cúbicos de água na Barragem do Caia. Este valor acabou por ser “pouco, porque a Associação de Beneficiários da Barragem do Caia viu-se forçada a ceder água aos agricultores nos meses de dezembro, fevereiro e março, apesar de encerrada a campanha de rega”, como nos referiu Luís Rodrigues, gestor da Associação de Beneficiários do Caia.

“Neste momento, a barragem está a 57 por cento da sua capacidade máxima estando assegurada a campanha de rega deste ano, mesmo que não chova. No que diz respeito a restrições, já o fazemos pelo terceiro ano consecutivo, optámos por fazer dotações reais, ou seja damos água consoante as reais necessidades das culturas”.

Luís Rodrigues afirma que, atualmente, “não há culturas em risco, por falta de água, porque a barragem cumpriu a sua missão de colmatar as necessidades dos regantes quando é necessário”.

A campanha de rega na Barragem do Caia começa na próxima quarta-feira, dia 6. Ao dia de 31 de março, a barragem do Caia tinha disponíveis cerca de 107 milhões e meio de metros cúbicos de água, o que corresponde a 57% por cento do volume total da albufeira.