Rondão Almeida visita InnovPlantProtect (InPP)

O presidente da Câmara Municipal de Elvas (CME), José Rondão Almeida, visitou ontem, quarta-feira, dia 16, pela primeira vez, as instalações do laboratório colaborativo (CoLAB) InnovPlantProtect (InPP), no polo elvense do INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, antiga Estação Nacional de Melhoramento de Plantas.

O autarca foi acompanhado pelo diretor executivo do InPP, Pedro Fevereiro, e pelo diretor do Pólo de Elvas do INIAV, Benvindo Maçãs. A visita destinou-se a dar a conhecer o InPP ao edil, numa fase em que a equipa do CoLAB está a mudar-se para as instalações definitivas, cujas obras estão praticamente terminadas.

Rondão Almeida considerou o novo espaço “muito funcional” e quis inteirar-se sobre as pessoas que trabalham no InnovPlantProtect, nomeadamente quantas são, que funções desempenham e de onde são originárias.

O InPP conta com uma equipa de 39 investigadores e pessoal administrativo, provenientes de Elvas, de vários outros pontos de Portugal e do estrangeiro, de países como a Guatemala, Índia, Irão, Itália ou Brasil, entre outros.

O InnovPlantProtect (InPP) é um laboratório colaborativo (CoLAB) criado para desenvolver soluções inovadoras, de base biológica, e prestar serviços de diagnóstico e monitorização para a proteção de culturas, contribuindo assim para a sustentabilidade dos sistemas agrícolas. Tem como foco prioritário as culturas mediterrânicas, em particular a sua proteção contra doenças e pragas emergentes, associadas às alterações climáticas. Foi distinguido em 2021 pela Vida Rural com o prémio “Investimento que Marca”.