Autocarro “From Portugal With Love” saiu de Elvas para a Ucrânia

Um autocarro, com capacidade para 55 pessoas, saiu esta quinta-feira da zona do viaduto, em Elvas, em direção à Ucrânia para resgatar 50 refugiados ucranianos.

Na viagem, seguem de Elvas quatro voluntários: Sandra Pita, enfermeira, João Artilheiro, socorrista dos Bombeiros Voluntários de Elvas, Nuno Vilaranda, OPC, e Viktoria, uma jovem ucraniana que vai apoiar na tradução. A viagem vai ser conduzida por quatro motoristas profissionais.

Bruno Batista esteve ligado a esta onde de solidariedade, desde o início. A primeira viagem foi feita numa carrinha de nove lugares, sendo que na semana passada “chegou o primeiro autocarro, com 40 pessoas e alguns animais, e alguns destes refugiados já estão a trabalhar”.

O grupo que regressa neste autocarro já está identificado mas a verdade é que “pode já não ser o mesmo, uma vez que o desespero das pessoas é tanto que, assim que confiam em alguém, seguem logo viagem”.

Este é já o segundo autocarro que parte para a Ucrânia. Ribeiro é um dos quatro motoristas. Já participou na primeira viagem e referiu-nos que, na fronteira, encontrou um “semblante muito pesado, de pessoas sem sorrisos e que estão a passar um bocado muito mau”.

Viktoria reside em Portugal há cerca de um ano e refere que pretende apoiar na comunicação e explicar aos refugiados “como tudo funciona em Portugal”.

Já Nuno Vilaranda, militar da Guarda Nacional Republicana,  referiu-nos que “desde o início desta guerra” teve “intenção de ajudar as pessoas que estão a precisar”.

A viagem, de ida e volta, deverá durar cerca de seis dias.