Skip to content

Raide Hípico de homenagem a Valerie Clarke regressa a Estremoz

A Quinta do Carmo, na Glória, em Estremoz, será palco, este sábado e domingo, da quinta edição do Raide Hípico Valerie Clarke, numa organização do Município e da Associação Hípica de Estremoz.

A prova, que tem uma componente internacional, era, até então, disputada em São Bento do Cortiço, localidade onde Valerie Clarke viveu, segundo revela o presidente da Associação Hípica de Estremoz, João Rodrigues.

O raíde, que nos dois últimos anos não se realizou, devido à pandemia, está assim de regresso, sendo que João Rodrigues tem esperança que possa ter uma boa adesão. Para já, e tendo em conta que as inscrições estão abertas até amanhã, é ainda incerto no número de participantes, por mais que saiba que há praticantes brasileiros e espanhóis inscritos. O prémio em jogo neste raide hípico é de 1.750 euros.

Valerie Cecil Mary Clarke, conhecida como “A Inglesa”, nasceu em 1938 em Guilford. Conheceu Portugal e foi viver para São Bento do Cortiço, onde começou a sua coudelaria com duas éguas de Puro Sangue Inglês. Sem nunca ter abandonado as provas desportivas, dedicou-se à criação e desbaste de cavalos, bem como ao ensino de crianças e adultos. Estando sempre envolvida em quase todas as disciplinas equestres, das quais se destacam: os saltos, as provas de ensino, as atrelagens e os raids, projetando assim o nome da freguesia e do concelho, pelo país e estrangeiro. Invariavelmente apresentava os seus cavalos nas feiras de Santarém e da Golegã onde eram sempre distinguidos.

Compartilhe este artigo: