Castelo poderá acolher Centro Interpretativo da Batalha das Linhas de Elvas

O Castelo de Elvas poderá dar lugar, a curto prazo, a um Centro Interpretativo da Batalha das Linhas de Elvas.

A informação foi avançada esta sexta-feira, pela vereadora do município de Elvas, Paula Calado, durante a cerimónia de transferência do Castelo, da tutela da Direção Regional de Cultura do Alentejo para o Município de Elvas: “queremos fazer aqui uma ligação com o Paiol de Santa Bárbara e gostaríamos muito que, a curto médio prazo, venha a ser um Centro Interpretativo da Batalha das Linhas de Elvas, uma vez que, além de ser uma estrutura militar, tem vista privilegiada para o campo da batalha”.

A vereadora mostrou-se muito “orgulhosa” com esta transferência da tutela e referiu-nos que este espaço pode vir a ser “o ponto de partida para muitos dos roteiros da cidade, bem como uma base para o desenvolvimento do turismo militar”.

Em termos de necessidades do Castelo, Paula Calado referiu-nos que “as obras que forem acessíveis aos trabalhadores da câmara, serão feitos de forma interna. As mais abrangentes serão candidatadas a fundos europeus”.

Luís Orvalho, em representação da Diretora Regional de Cultura do Alentejo, considera esta transferência um processo “muito natural e que já vinha sendo pensado e trabalhado desde 2019”.

A cerimónia de transferência do Castelo, da tutela da Direção Regional de Cultura do Alentejo para o Município de Elvas, decorreu no Castelo de Elvas nesta sexta-feira, dia 11.