Viana do Alentejo candidata 17 monumentos maegalíticos

O Município de Viana do Alentejo tem 17 monumentos megalíticos que são candidatados a conjunto de interesse nacional, integrando o processo de classificação do megalitismo alentejano.

Desencadeado pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, o processo totaliza 2049 monumentos dispersos por vários concelhos e visa a salvaguarda deste património face à destruição que tem sido alvo em resultado de práticas agrícolas associadas a explorações superintensivas.

No que diz respeito ao concelho de Viana do Alentejo, o megalitismo está presente nas três freguesias: dois monumentos em Aguiar, seis em Alcáçovas e nove em Viana do Alentejo. O mais conhecido é a Anta do Zambujeiro, em Aguiar, que se crê que seja um dos mais antigos símbolos construídos da presença do Homem no concelho. Com origens neolíticas, a Anta do Zambujeiro conserva ainda a câmara funerária, o corredor e a laje de cobertura, embora tombada.

De salientar que o conjunto em classificação no Alentejo corresponde à área de maior concentração de monumentos megalíticos da Península Ibérica e uma das mais relevantes à escala europeia.