Autarquias de Évora preocupadas com estradas em Azaruja

A Câmara Municipal de Évora e Junta de Freguesia de São Bento do Mato procuram soluções para a melhoria da rede viária e da circulação, no perímetro urbano da Azaruja.

No passado dia 22 de fevereiro, na sede da Junta de Freguesia, decorreu uma reunião entre o vereador da Câmara Municipal de Évora (CME) Alexandre Varela, acompanhado por técnicos municipais, elementos do executivo da Junta de Freguesia, incluindo o seu presidente, David Lopes, e a gestora Regional de Évora e Portalegre da empresa Infraestruturas de Portugal (IP), Ana Cristina Franco dos Santos.

Com esta reunião, as três partes pretenderam chegar a bases de entendimento e a compromissos de curto prazo para a melhoria da rede viária mais degradada das vias nacionais implantadas no perímetro urbano da localidade, da responsabilidade da empresa IP. Sendo esta uma problemática de longa data, recorde-se que a CME tem manifestado a disponibilidade para assumir as competências de gestão da rede viária no interior da Azaruja, em troca de contrapartidas que assegurem os interesses da edilidade e da população.

A CME vai, agora, apresentar uma nova proposta à IP, de forma coordenada com a Junta de Freguesia, esperando a autarquia “desenvolvimentos nesta matéria”. A conservação e manutenção da rede viária da responsabilidade autárquica “continuam a ser desenvolvidas pelo município de Évora em todo o concelho”, assegura a Câmara Municipal.

Esta reunião sucedeu a uma outra, realizada no início de fevereiro, nas instalações do Grupo União e Recreio Azarujense, que visou a discussão pública e recolha de propostas de melhoria do novo Plano de Circulação de Trânsito da Azaruja, para “melhorar a circulação de trânsito no interior da localidade, em especial de veículos pesados”. O objetivo deste novo Plano de Circulação de Trânsito tem em vista “a defesa do património, da qualidade de vida dos habitantes e das infraestruturas existentes”, assegura o Município eborense.