Um Coletivo apresenta “O Cão Que Vem de Tão-Tão Longe” no Cineteatro de Elvas

Fotografia: Mariana Bragada

Depois de ter estreado, a 15 de janeiro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, a peça “O Cão Que Vem de Tão-Tão Longe”, da associação elvense Um Coletivo, é apresentada, este sábado, 6 de março, pelas 11 horas, no cineteatro municipal de Elvas, no âmbito do Acto – a Festa do Teatro.

Trata-se de uma peça de teatro, para pais e filhos, que começou a ser pensada em 2020 e que tem por base a música do artista americano Moondog, que ficou conhecido por atuar nas ruas de Nova Iorque. “É um artista muito especial, porque começou como artista de rua, foi descoberto por orquestras de jazz, foram-lhes dadas condições para gravar e tornou-se num dos grandes nomes da música minimalista”, revela o diretor técnico da associação, João Nunes.

Louis Thomas Hardin, o verdadeiro nome de Moondgog, “era excêntrico e visionário, tendo tocado nas ruas de Nova Iorque e ficado conhecido como o Viking da Sexta Avenida, por passar dias a fio vestido com trajes à viking numa esquina dessa artéria central de Manhattan”.

A música de Moondog, considerada pela associação elvense como “interessante para crianças e bebés”, acabou por servir de ponto de partida para uma história que se baseia na vivência dos sem-abrigo e da sobrevivência de quem vive na rua, através da imaginação. Depois da estreia da peça, no CCB, e desta apresentação em Elvas, segue-se uma “digressão bem longa”, durante todo o ano, pelo país fora.

Sendo uma criação coletiva, “O Cão Que Vem de Tão-Tão Longe” conta com as interpretações de Cátia Sá e Cátia Terrinca e a cenografia de Bruno Caracol. A dramaturgia é da responsabilidade de Cátia Terrinca e a sonoplastia de Cátia Sá.

O Mês do Teatro, depois da apresentação desta peça, esta manhã, no cineteatro de Elvas, prossegue na próxima sexta-feira, dia 11, com a apresentação da peça “As mãos das Águias”, para toda a família, pelas 18 horas, no Pavilhão Comendador Rondão Almeida, em Vila Boim; no sábado, à mesma hora, com “Lusíadas para Miúdos: A Epopeia”, por Paulo Roque, no Pavilhão Multiusos de Santa Eulália; e no domingo, com “Quarto-Império”, do Um Coletivo, no Cineteatro Municipal de Elvas, também a partir das 18 horas.