Município de Borba recupera duas ermidas em Rio de Moinhos

O Município de Borba assinou, nesta quarta-feira, dia 23, um protocolo de colaboração com a Fábrica da Igreja Paroquial de São Tiago de Rio de Moinhos para a recuperação e preservação das Ermidas de São Gregório (na Aldeia de São Gregório) e Ermida de Nossa Senhora da Vitória (na localidade do Barro Branco).

O protocolo estabelece que o Município apoia a paróquia no processo de contratação pública, caso seja necessário, bem como assegura o apoio técnico. Para além deste apoio, vai contribuir financeiramente nas despesas inerentes à realização das atividades previstas que não tenham outro apoio, como, por exemplo, assegura a contrapartida da operação candidatada a fundos comunitários, até ao montante de 7500 euros.

A Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de São Tiago de Rio de Moinhos vai proceder à realização das obras de recuperação e restauro das coberturas e telhados das duas ermidas, assegurando a contratação técnica e humana necessária para realizar os trabalhos.

Este apoio à Paróquia de Rio de Moinhos vem na sequência de dois anteriores protocolos de colaboração, com o valor total de 32 mil euros: um com a Associação de Moradores da Horta do Picadeiro, para a recuperação da Ermida de São Miguel Arcanjo, com verbas de cerca de 17 mil euros; e outro com a Fábrica da Igreja Paroquial de São Bartolomeu, para a primeira fase da recuperação dos azulejos, com apoio financeiro de 15 mil euros.