Até ao fim do dia contribuintes podem confirmar faturas do IRS

O prazo para os contribuintes consultarem, confirmarem e registarem as faturas das despesas realizadas, durante o ano de 2021, termina hoje, dia 25 de fevereiro.

Os contribuintes devem assim verificar se têm faturas em falta, se estão na categoria de despesa adequada ou se ficaram pendentes.

O cálculo das deduções no IRS é feito com base na verificação e confirmação das faturas, sendo este um dos passos para a preparação da entrega da declaração anual do imposto, que decorre entre 1 de abril e 30 de junho.

Por mais que a emissão de fatura seja obrigatória por parte de quem fornece o produto ou serviço e seja também esta entidade quem tem de comunicá-la ao portal e-fatura, é possível que se verifiquem falhas neste circuito ou que as faturas fiquem pendentes pelo facto de quem as emite ter mais do que um CAE (código de atividade económica).

Assim, é necessário que cada contribuinte verifique as faturas para que possa detetar se houve alguma omissão ou se, por algum motivo, ela se encontra pendente.