81 veículos florestais para bombeiros portugueses; 18 no Alentejo

As Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários de todo o país foram informadas da lista de distribuição de 81 veículos florestais, que vão permitir um reforço da capacidade de resposta operacional no combate aos incêndios rurais.

No Alentejo, há 18 corporações de bombeiros a receber 18 viaturas. Destas, três são no distrito de Portalegre: os Bombeiros Voluntários de Ponte de Sor, Gavião e Nisa. No distrito de Évora, vão ser contemplados os bombeiros de Montemor-o-Novo e Mora. No distrito de Beja, vão receber viaturas os bombeiros de Odemira, Vila Nova de Milfontes (Odemira), Mértola, Almodôvar, Ourique, Moura e Serpa. Por fim, as localidades alentejanas do distrito de Setúbal contempladas com a atribuição de viaturas são Alcácer do Sal, Torrão (Alcácer do Sal), Grândola, Santiago do Cacém, Cercal do Alentejo (Santiago do Cacém) e Sines.

Foi possível incluir no Plano de Recuperação e Resiliência, no âmbito do Programa MAIS Floresta, uma verba de 12,6 milhões de euros destinada à aquisição de veículos florestais a operar pelos Corpos de Bombeiros. Desta forma, vai ser aumentada a capacidade da resposta operacional dos agentes de proteção civil, através da distribuição de viaturas a corpos de bombeiros localizados nos territórios onde se verifique uma maior carência de Veículos Florestais de Combate a Incêndios (VFCI) e de Veículos Tanque Táticos Florestais (VTTF), face à respetiva área florestal.

Estes 12,6 milhões de euros permitem a aquisição de 81 veículos florestais (59 VFCI e 22 VTTF), o que se representa a maior distribuição de veículos em Portugal, para resposta a incêndios rurais desde 1980. No Alentejo, a lista de distribuição das viaturas contempla 13 Veículos Florestais de Combate a Incêndios e cinco Veículos Tanque Táticos Florestais.