Município de Arronches aposta em Estratégia Local de Habitação e Turismo

João Crespo é o atual presidente da Câmara de Arronches, tendo, nos últimos oito anos, feito parte do executivo, como vice-presidente. Após cem dias de mandato, o atual presidente pretende fazer uma aposta, tanto na população idosa, como na fixação de jovens do concelho. Para além disso, o investimento relativo ao orçamento municipal, que ronda os sete milhões de euros, recai sobre a habitação social, assim como no turismo.

No que diz respeito à aposta na estratégia local de habitação, revela João Crespo, pretende-se construir mais dez fogos de habitação social, de forma a resolver carências habitacionais no concelho. “Temos uma aposta muito grande na Estratégia Local de Habitação que fizemos e temos intenção, desde logo, de construir dez fogos de habitação social, que vem resolver parte das carências habitacionais do concelho, e se queremos atrair pessoas temos que ter condições para as receber”, sublinha.

Uma intervenção em 79 habitações sociais, dando maior conforto às famílias que ali residem, faz igualmente parte dessa estratégia. “Estas habitações são propriedade do município e a intervenção, que será feita, consiste num melhoramento do conforto térmico, uma vez que são muito antigas, um investimento que ronda os dois milhões de euros”, revela o autarca.

Relativamente à questão turística, o presidente da Câmara de Arronches explica que esta começa desde logo pela recuperação dos passadiços à Beira Rio, que já atraem muitas pessoas. “Temos por concluir a continuação dos passadiços à Beira Rio, a primeira intervenção foi feita na entrada de quem vem de Elvas até à Ponte do Crato e agora vai ser feita daí até à Ponte de Santa Maria, no acesso para Portalegre, e vai permitir que as pessoas possam usufruir da ribeira de Arronches e Rio Caia, e está quase concluída”, explica João Crespo.

Neste momento, revela o presidente da Câmara de Arronches, as pessoas já utilizam estes passadiços e “até pessoas fora do concelho, pelo que é um espaço que já é do agrado de todos e permite à população ter contacto com a ribeira e rio, que não tinham anteriormente e agora já têm, pelo que é uma mais-valia”, revela.

Neste contexto contribui também o parque de caravanas, que permite que os turistas possam pernoitar e visitar o que de melhor o concelho tem para oferecer. “Na primeira fase criámos um espaço para acolher autocaravanas e é com agrado que vemos que o parque está cheio, neste turismo do autocaravanismo verificámos que passam a palavra e vêm mais pessoas”, pelo que João Crespo, considera que “é uma aposta ganha”.

A entrevista completa ao presidente da Câmara de Arronches, João Crespo, para assistir no vídeo abaixo: