Academia de Música de Elvas distinguida no 2º Congresso do Ensino Artístico Especializado

A Academia de Música de Elvas marcou presença, através do seu diretor pedagógico, Luís Zagalo, no passado fim de semana, no 2º Congresso do Ensino Artístico Especializado – Teoria e Prática, que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, por ser considerada uma boa escola.

Neste encontro, que contemplou a realização de conferências, sessões científicas, sessões de debate livre, painéis de discussão e apresentações de práticas, em regime presencial e online, estiveram presentes as instituições de ensino artístico especializado, dos cursos de iniciação, básico, secundário e superior.

No contexto deste congresso, a organização programou um painel intitulado “O que é uma boa escola do Ensino Artístico Especializado?”, para o qual convidou três escolas que considera serem referências de boas práticas, a nível nacional, no âmbito do ensino artístico especializado, designadamente a Academia de Música de Elvas, a Academia de Música de Óbidos e a Academia de Música de Alcobaça. A moderação esteve a cargo de Carlos Pinto da Costa, diretor pedagógico da Escola de Música de Esposende. Luís Zagalo, António Morais e Pedro Filipe representaram, respetivamente, as Academias de Música de Elvas, Alcobaça e Óbidos.

“Naturalmente, este convite representa uma honra, privilégio e alegria para o conservatório elvense, sobretudo porque a importância do reconhecimento entre pares é inexcedível”, revela a Academia de Música, em nota de imprensa enviada à redação da Rádio ELVAS.

Nesta ocasião Luís Zagalo afirmou que “um célebre provérbio africano recorda-nos uma divisa intemporal, ‘se quiseres chegar rápido, vai sozinho, mas se quiseres chegar longe, vai em grupo’. Tenho a felicidade de fazer parte do grupo que hoje celebra esta conquista. E mesmo que o sucesso, tal como o fracasso, seja um efémero impostor, todas estas pessoas, tal como Elvas, porque esta Academia é sua, devem permitir-se festejar.”