O presidente da câmara municipal de Elvas, Rondão Almeida (na foto), reagiu ao regresso de Nuno Mocinha, eleito pelo Partido Socialista (PS), nas eleições autárquicas.
Rondão Almeida destaca o trabalho que tem vindo a ser feito pelos vereadores que, até ao momento exerceram funções na câmara de Elvas e considera que o regresso de Nuno Mocinha “é, no meu ponto de vista, anormal e não é própria de um partido que se apresentou para trabalhar com determinadas responsabilidades (…) Só posso comparar este tipo de posição com o que me comigo e com a Dra. Elsa quando nos tirou os pelouros. Agora manda o engenheiro Tiago para fora e ele vem. Isto só mostra que o projeto dele surge a pensar apenas na sua vida e não numa estratégia de desenvolvimento para o concelho ou para dignificar o seu próprio partido”.
Rondão Almeida acusa Nuno Mocinha de “durante dois mandatos ter destruído as suas equipas. No primeiro mandato mandou-me para fora do pelouro a mim e à Dra. Elsa e depois destruiu aqueles com que ficou. Primeiro o seu chefe de gabinete, mais tarde o dr. Paulo Dias, mais tarde mete na prateleira o seu vice-presidente, seguindo-se o presidente da Assembleia e chega ao final do mandato sozinho”.
“Nuno Mocinha já devia ter chegado à conclusão que é um bom servidor para estar sob as orientações de um líder que tenha punho e pulso, mas para liderar ele já deu provas que não tem competências”. O presidente da câmara considera que “Elvas só vai perder com o regresso de Nuno Mocinha, uma vez que a cidade vai perder um vereador de excelência como o que tem sido Tiago Afonso”.
Rondão Almeida considera que “Nuno Mocinha destruiu o Partido Socialista, dividiu o Partido Socialista e quer também dividir a câmara municipal”.
Rondão Almeida a reagir ao regresso de Nuno Mocinha à câmara municipal de Elvas. Com o regresso de Nuno Mocinha, Tiago Afonso, número quatro da lista do PS deixa a vereação. No entanto, o autarca garante que vai continuar a contar com o trabalho de Tiago Afonso.


O Município de Viana do Alentejo associa-se às comemorações do Dia Internacional da Síndrome de Angelman, assinalado no próximo dia 15 (terça-feira), com a iluminação de um monumento em cada uma das freguesias do concelho: Aguiar, Alcáçovas e Viana do Alentejo.
O novo Centro Comunitário de Ouguela, instalado no antigo Posto Médico daquela aldeia histórica, foi inaugurado ontem, em clima de festa e satisfação.
O Comendador Rui Nabeiro marcou presença na inauguração e considera que “se o espaço for bem tratado e bem trabalhado pode ser uma mais-valia para a aldeia e para a comunidade”. No decorrer dos seus mandatos enquanto presidente da câmara, o Comendador garante que deixou a sua referência na aldeia com a “construção de uma série de habitações”, precisamente em frente a este centro.
Já São Silveirinha, vereadora no município de Campo Maior, refere que há já parcerias estabelecidas com associações para dinamizar o centro, como é o caso “Tempo Para Dar – Coração Delta e da Associação AVOAR. Vamos ter também duas artesãs dos projetos do município que vão assegurar a vinda a Ouguela, pelo menos uma vez por semana”.
O 9º Corta-Mato Cidade de Elvas – Memorial António Leitão decorreu este sábado, dia 12, na zona do Estádio Municipal de Atletismo, com a participação de 143 atletas, de 12 clubes.
A cerimónia de entrega de prémios do Corta-Mato contou com as presenças do presidente da câmara, José Rondão Almeida, do vereador Hermenegildo Rodrigues e dos presidentes das Juntas de Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso, Joaquim Amante, e de Caia, São Pedro e Alcáçova, José Galguinho.
O Grupo de Ecologia e Desportos de Aventura (GEDA), de Campo Maior, promove amanhã, domingo, dia 13, o percurso pedestre Rota dos Grous, no âmbito do Festival dos Grous.
O concelho de Elvas registou, nas últimas 24 horas, 47 novos casos de infeção por Covid-19 e a recuperação de 20 doentes.
A Feira da Beleza, Moda e Cosmética está a decorrer, nos Pavilhões da IFEBA, em Badajoz.
A Missão Cascas Solidárias (MCS) vai dar início a uma campanha porta-a-porta para promover a compostagem comunitária, além de instalar 28 ilhas de compostagem comunitária em 12 concelhos do distrito de Évora: Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Vila Viçosa.
A região Alentejo registou, nas últimas 24 horas, 1125 novos casos de Covid-19 e um óbito associado à doença.
Portugal registou, nas últimas 24 horas, 19.436 novos casos de Covid-19 e 50 óbitos associados à doença.
No Fluviário de Mora, a bomba de água foi substituída pela Câmara Municipal. A manutenção dos equipamentos “é uma constante para que as máquinas e as infraestruturas funcionem plenamente, garantido que todos os serviços sejam adequadamente prestados”, assegura a autarquia morense.
A IV Edição do Festival dos Grous teve o seu começo no dia 11 de Fevereiro, com a visita de quatro turmas do 4.º Ano do 1.º Ciclo ao Centro Ambiental do Xévora e à Casa do Governador onde puderam apreciar duas exposições da avifauna do concelho de Campo Maior.
O concelho de Campo Maior registou, nas últimas 24 horas, mais 30 casos de Covid-19 e a recuperação de oito pessoas.
Nuno Mocinha (na foto) vai assumir o seu lugar de vereador sem pelouro no executivo municipal de Elvas. A informação foi anunciada ontem, durante o plenário da Concelhia do Partido Socialista de Elvas. No momento em que Mocinha retomar o cargo, Tiago Afonso deixa de ser vereador.
O Centro Hípico de São Brás, em Elvas, promove amanhã, 13 de fevereiro, mais uma Poule de Obstáculos, com a participação de cavaleiros de toda a região, incluindo do distrito de Évora, bem como de Badajoz.
O Grupo Campo Maior Trail Runners e o Município de Campo Maior associaram-se para promover, este domingo, 13 de fevereiro, uma caminhada solidária, alusiva ao dia de São Valentim, que se assinala na segunda-feira.
O primeiro prémio do Euromilhões, de 30 milhões de euros, foi atribuído a um apostador no estrangeiro.
O Campeonato do Alentejo de Tiro ao Voo decorre este fim de semana, dias 12 e 13, no Clube de Tiro e Caça de Elvas, numa organização conjunta com o Clube de Caçadores de Estremoz.
O vereador Cláudio Monteiro, eleito nas últimas autárquicas pelo PS, publicou, na rede social Facebook, que renunciou aos pelouros atribuídos por Rondão Almeida, na Câmara de Elvas.