“Mocinha destruiu o PS e quer dividir a câmara”, diz Rondão

O presidente da câmara municipal de Elvas, Rondão Almeida (na foto), reagiu ao regresso de Nuno Mocinha, eleito pelo Partido Socialista (PS), nas eleições autárquicas.

Rondão Almeida destaca o trabalho que tem vindo a ser feito pelos vereadores que, até ao momento exerceram funções na câmara de Elvas e considera que o regresso de Nuno Mocinha “é, no meu ponto de vista, anormal e não é própria de um partido que se apresentou para trabalhar com determinadas responsabilidades (…) Só posso comparar este tipo de posição com o que me comigo e com a Dra. Elsa quando nos tirou os pelouros. Agora manda o engenheiro Tiago para fora e ele vem. Isto só mostra que o projeto dele surge a pensar apenas na sua vida e não numa estratégia de desenvolvimento para o concelho ou para dignificar o seu próprio partido”.

Rondão Almeida acusa Nuno Mocinha de “durante dois mandatos ter destruído as suas equipas. No primeiro mandato mandou-me para fora do pelouro a mim e à Dra. Elsa e depois destruiu aqueles com que ficou. Primeiro o seu chefe de gabinete, mais tarde o dr. Paulo Dias, mais tarde mete na prateleira o seu vice-presidente, seguindo-se o presidente da Assembleia e chega ao final do mandato sozinho”.

“Nuno Mocinha já devia ter chegado à conclusão que é um bom servidor para estar sob as orientações de um líder que tenha punho e pulso, mas para liderar ele já deu provas que não tem competências”. O presidente da câmara considera que “Elvas só vai perder com o regresso de Nuno Mocinha, uma vez que a cidade vai perder um vereador de excelência como o que tem sido Tiago Afonso”.

Rondão Almeida considera que “Nuno Mocinha destruiu o Partido Socialista, dividiu o Partido Socialista e quer também dividir a câmara municipal”.

Rondão Almeida a reagir ao regresso de Nuno Mocinha à câmara municipal de Elvas. Com o regresso de Nuno Mocinha, Tiago Afonso, número quatro da lista do PS deixa a vereação. No entanto, o autarca garante que vai continuar a contar com o trabalho de Tiago Afonso.

Viana do Alentejo ilumina de azul os seus monumentos

O Município de Viana do Alentejo associa-se às comemorações do Dia Internacional da Síndrome de Angelman, assinalado no próximo dia 15 (terça-feira), com a iluminação de um monumento em cada uma das freguesias do concelho: Aguiar, Alcáçovas e Viana do Alentejo.

Como forma de alertar para os sintomas associados a esta doença rara resultante da ausência ou imperfeição do cromossoma 15, o Município vai iluminar com a cor azul a Fonte dos Escudeiros ou da Renascença (Viana do Alentejo), a Fonte do Paço (Aguiar) e a Janela Conversadeira do Jardim de Nossa Senhora da Conceição (Alcáçovas).

A síndrome de Angelman é um distúrbio neurológico que se carateriza por atraso severo no desenvolvimento, distúrbios no sono, dificuldades na fala e convulsões, entre outros sintomas. A iniciativa é promovida pela Angel – Associação Síndrome de Angelman de Portugal, fundada em 2012 por um grupo de pais de crianças portadoras da doença, com o objetivo de prestar auxilio, informação e apoio a familiares de portadores da Síndrome de Angelman em Portugal, bem como a profissionais e técnicos de saúde.

Ouguela já tem Centro Comunitário (c/fotos)

O novo Centro Comunitário de Ouguela, instalado no antigo Posto Médico daquela aldeia histórica, foi inaugurado ontem, em clima de festa e satisfação.

Este é um projeto da Junta de Freguesia de S. João Baptista, que conta com o apoio do Município de Campo Maior, e oferece aos habitantes de Ouguela um novo espaço de convívio que será, com toda a certeza, uma mais-valia na ocupação dos tempos livres da população.

O Comendador Rui Nabeiro marcou presença na inauguração e considera que “se o espaço for bem tratado e bem trabalhado pode ser uma mais-valia para a aldeia e para a comunidade”. No decorrer dos seus mandatos enquanto presidente da câmara, o Comendador garante que deixou a sua referência na aldeia com a “construção de uma série de habitações”, precisamente em frente a este centro.

Paulo Pinheiro, vice-presidente da câmara de Campo Maior, deixou um apelo à população para que “frequente e dê uso a este espaço, porque se isso não acontecer não faz sentido a sua inauguração”:

Já São Silveirinha, vereadora no município de Campo Maior, refere que há já parcerias estabelecidas com associações para dinamizar o centro, como é o caso “Tempo Para Dar – Coração Delta e da Associação AVOAR. Vamos ter também duas artesãs dos projetos do município que vão assegurar a vinda a Ouguela, pelo menos uma vez por semana”.

Miguel Tavares, presidente da junta de freguesia de São João Batista, refere que este centro “é o concretizar de um sonho para Ouguela”.

A animação musical do momento ficou a cargo do Grupo de Cantares “O Despertar Alentejano”.

IX Corta-Mato Cidade de Elvas com balanço positivo (c/fotos)

O 9º Corta-Mato Cidade de Elvas – Memorial António Leitão decorreu este sábado, dia 12, na zona do Estádio Municipal de Atletismo, com a participação de 143 atletas, de 12 clubes.

Nuno Gancho e Cláudia Batuca, ambos em representação da Associação Barbaris, de Barbacena, venceram a prova no escalão de seniores. O veterano Luciano Gordo, da Associação Desportiva de Castelo de Vide, conseguiu o melhor tempo da prova.

José Caldes, presidente do Clube Elvense de Natação, mostrou-se muito satisfeito pela realização desta prova: “penso que tivemos um dia excelente, com uma boa moldura humana e muitos participantes e é muito bom voltarmos a fazer desporto”.

Para Rondão Almeida, presidente da Câmara Municipal de Elvas, esta atividade “é mais uma prova de que Elvas é uma cidade desportiva”.

Já Hermenegildo Rodrigues, vereador na Câmara Municipal de Elvas, mostrou-se “orgulhoso com a dinâmica de todas as associações da cidade e de todo o dirigismo desportivo”.

A cerimónia de entrega de prémios do Corta-Mato contou com as presenças do presidente da câmara, José Rondão Almeida, do vereador Hermenegildo Rodrigues e dos presidentes das Juntas de Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso, Joaquim Amante, e de Caia, São Pedro e Alcáçova, José Galguinho.

 

GEDA promove caminhada acessível a todos

O Grupo de Ecologia e Desportos de Aventura (GEDA), de Campo Maior, promove amanhã, domingo, dia 13, o percurso pedestre Rota dos Grous, no âmbito do Festival dos Grous.

João Sanguinho, da organização, refere que “o percurso é acessível e inclusivo, dando, às pessoas que têm mobilidade reduzida, a oportunidade de participar. Se uma pessoa que, por exemplo, esteja numa cadeira de rodas quiser participar pode fazê-lo. Basta no ato da inscrição fazer referência a essa necessidade para que nós tenhamos disponível a joelette, uma cadeira só com uma roda, que será conduzida por duas pessoas e permite chegar a qualquer sitio”.

A caminhada está marcada para as 8.30 horas. As inscrições podem ser feitas no site www.geda.pt

Elvas regista mais 47 casos de Covid-19

O concelho de Elvas registou, nas últimas 24 horas, 47 novos casos de infeção por Covid-19 e a recuperação de 20 doentes.

Este sábado, dia 12 de fevereiro, o concelho tem 322 casos ativos.

Beleza, Moda e Cosmética em destaque na IFEBA

A Feira da Beleza, Moda e Cosmética está a decorrer, nos Pavilhões da IFEBA, em Badajoz.

O alcaide de Badajoz, Ignácio Gragera, refere que “esta 15ª edição conta com algumas novidades, como a presença de profissionais do setor a nível mundial e porque, pela primeira vez, acolhe um certame destinado a jovens estilistas, quer de Badajoz quer do Alentejo”.

No que diz respeito a restrições, “apenas se mantém obrigatório o uso de máscara e o facto de não termos limite de capacidade é muito positivo”.

A Feira da Beleza, Moda e Cosmética decorre até segunda-feira, dia 14, nos Pavilhões da IFEBA, em Badajoz.

Missão Cascas Solidárias em 12 concelhos do distrito de Évora

A Missão Cascas Solidárias (MCS) vai dar início a uma campanha porta-a-porta para promover a compostagem comunitária, além de instalar 28 ilhas de compostagem comunitária em 12 concelhos do distrito de Évora: Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Vila Viçosa.

De acordo com o portal GreenSavers, o principal objetivo é dar a possibilidade aos residentes que não conseguem compostar em casa, de fazê-lo através das ilhas instaladas, transformando as cascas de fruta e legumes em apoios monetários a instituições locais. As ilhas que são instaladas vão ainda ser supervisionadas por um mestre e vários guias da compostagem. Adicionalmente, são também entregues recipientes a todos os cidadãos que vivam num raio até 200 metros do equipamento.

Este é um projeto da GESAMB – Gestão Ambiental de Resíduos do distrito de Évora que, numa primeira fase, incentivou as populações locais a adotar hábitos de reciclagem do lixo orgânico, entregando ainda, mediante pedido, compostores domésticos. No último trimestre de 2021, foram entregues 300 compostores. Com a Missão Cascas Solidárias é possível transformar as cascas em ações concretas, transformando o desvio de resíduos urbanos biodegradáveis de aterro em benefício económico de valor a determinar no final da campanha e a ser entregue a IPSS do distrito de Évora.

Segundo Gilda Matos, técnica superior da GESAMB, a iniciativa quer deixar, “no futuro próximo, terreno fértil para que as associações locais, de moradores e cívicas, assumam este compromisso em prol da sua comunidade; isto é algo ambicioso, talvez até disruptivo para a região, e que acreditamos profundamente; a MCS é apenas o início de um movimento que fará a diferença neste distrito e, esperamos, seja uma iniciativa que tenha eco no país”.

Morreram 50 pessoas, nas últimas 24 horas, devido à pandemia

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 19.436 novos casos de Covid-19 e 50 óbitos associados à doença.

Os maiores números de novos casos foram observados em três regiões: 6382 no Norte, 5778 em Lisboa e Vale do Tejo (LVT) e 3640 no Centro. As 50 mortes ocorreram 28 no Norte, 11 no Centro, oito em LVT, duas no Algarve  uma no Alentejo

Nas últimas 24 horas, registaram-se 34.497 casos de recuperação. Os casos ativos da doença estão abaixo de 600 mil: hoje são 585.213, menos 15.111 que ontem.

Este sábado, dia 12, em todo o território nacional, a situação hospitalar melhorou: hoje há 2232 doentes internados, menos 100 que ontem, dos quais 160 em unidades de cuidados intensivos, mais em relação ao dia anterior.

Bomba de água do Fluviário de Mora substituída

No Fluviário de Mora, a bomba de água foi substituída pela Câmara Municipal. A manutenção dos equipamentos “é uma constante para que as máquinas e as infraestruturas funcionem plenamente, garantido que todos os serviços sejam adequadamente prestados”, assegura a autarquia morense.

Agora, foi a fez de substituir a bomba de água do Fluviário de Mora, que tem como função abastecer e garantir o nível de água nos aquários, de modo a garantir todas as condições necessárias às espécies que habitam no nosso Fluviário.

Esta bomba, no valor de cerca de 3500 euros, substitui a anterior que estava avariada desde o fim do ano passado e já contava com quase 15 anos de existência.

O Fluviário de Mora é composto por seis galerias de exposição viva: o Percurso de um Rio, Monstros do Rio, Lontrário, Sala Saramugo, Sala de Aula, Habitats Exóticos e o mais recente Grande Aquário do Amazonas.

Crianças do 1º ciclo sensibilizadas para avifauna de Campo Maior

A IV Edição do Festival dos Grous teve o seu começo no dia 11 de Fevereiro, com a visita de quatro turmas do 4.º Ano do 1.º Ciclo ao Centro Ambiental do Xévora e à Casa do Governador onde puderam apreciar duas exposições da avifauna do concelho de Campo Maior.

Entre os dois espaços, os alunos puderam realizar uma caminhada durante a qual tiveram a oportunidade de apreciar as magnificas paisagens que podem ser vistas ao longo da encosta que liga os dois espaços.

Os vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha estiveram presentes, assim como o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da Guarda Nacional Republicana (GNR) que deu algumas orientações aos mais pequenos sobre os cuidados a ter na interação com a natureza e alertou para o respeito para com os animais que fazem dela a sua casa.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]Esta é uma organização da parceria entre o Município de Campo Maior, o GEDA – Grupo de Ecologia e Desportos de Aventura e a Comunidade Escolar (Agrupamento de Escolas de Campo Maior e Centro Educativo Alice Nabeiro), contando com o apoio do projeto Território Eurobird, através do Interreg-FEDER, e ainda da SPEA, E-Redes, Turismo do Alentejo e Ribatejo, da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (Alentejo Feel Nature) e Restaurante São Pedro.[/shc_shortcode]

Nuno Mocinha assume lugar de vereador sem pelouros

Nuno Mocinha (na foto) vai assumir o seu lugar de vereador sem pelouro no executivo municipal de Elvas. A informação foi anunciada ontem, durante o plenário da Concelhia do Partido Socialista de Elvas. No momento em que Mocinha retomar o cargo, Tiago Afonso deixa de ser vereador.

Na mesma sessão, o vereador Cláudio Monteiro, e atual presidente da Concelhia, deu conhecimento aos presentes da entrega dos pelouros que lhe foram atribuídos mantendo, no entanto, as suas funções enquanto vereador, tal como noticiámos anteriormente (ver aqui).

Com Nuno Mocinha e Cláudio Monteiro sem pelouros, fica por conhecer a posição da terceira vereadora do PS, Vitória Branco, que há quatro meses desempenha funções com pelouros e a tempo inteiro.

Para além da situação política atual, foi, também, abordada a temática das próximas eleições para a Concelhia, tendo ficado clara a possibilidade da existência de mais do que uma lista.

Centro Hípico de São Brás promove Poule de Obstáculos este domingo

O Centro Hípico de São Brás, em Elvas, promove amanhã, 13 de fevereiro, mais uma Poule de Obstáculos, com a participação de cavaleiros de toda a região, incluindo do distrito de Évora, bem como de Badajoz.

Trata-se uma prova não oficial e de “caráter pedagógico”, mas através da qual se procura incutir nos mais jovens, assim como nos próprios cavalos, o espírito das competições de obstáculos, de acordo com o responsável pelo centro hípico, Luís Pereira. “É para que tenham um primeiro impacto do que é uma prova de obstáculos e sintam um bocadinho o que é a pressão da competição”, acrescenta.

Com estas iniciativas, procura-se voltar, dentro do possível, à normalidade, por mais que, lembra Luís Pereira, o hipismo nem foi das modalidades mais afetadas pelas restrições provocadas pela pandemia.

Quanto ao número de participantes neste poule de obstáculos, Luís Pereira diz ser “sempre uma incógnita”, até porque, até à última da hora, surgem sempre muitas inscrições.

Caminhada solidária do Dia dos Namorados domingo em Campo Maior

O Grupo Campo Maior Trail Runners e o Município de Campo Maior associaram-se para promover, este domingo, 13 de fevereiro, uma caminhada solidária, alusiva ao dia de São Valentim, que se assinala na segunda-feira.

Carlos Pepê, membro do Grupo Campo Maior Trail Runners, explica que esta iniciativa pretende juntar a população e atletas e trazer a comunidade para um dia diferente e, em segurança. “ Juntámo-nos ao município, para uma iniciativa que pretende ser de alguma esperança para todos nós, depois de dias conturbados que temos vindo a passar, para juntar os campomaiorenses, as famílias, namorados e aqueles que começam agora uma vida a dois, num dia diferente e em segurança”.

O caráter solidário desta caminhada não fica de fora, pelo que no ato da inscrição as pessoas deverão contribuir com bens alimentares, para a loja socia, ou com tampinhas. Carlos Pepê revela que o Grupo se pauta, “ao longo da sua existência por fazer a promoção social da prática desportiva, sendo esta aberta a toda  a gente, onde todos são bem vindos e todos nos ajudamos, e esse é o nosso espírito”.

Relativamente à vertente solidária, explica que esta existe em todos os eventos que organizam, porque “consideramos que a corrida e caminhada são bons momentos para mostrarmos o melhor de nós próprios, quer na superação física, quer em mostrar o melhor dos espírito humano, fazendo o que mais gostamos, e ao mesmo tempo contribuir para enriquecer aquilo que somos enquanto pessoas e comunidade”.

O percurso passa pelo centro histórico e também pela fortificação, contando com alguns momentos de musicais, de forma animar a população. “Pretende-se que seja animado e divertido, animando a vila, em vários locais existem pontos de animação, para alegrar e dar um novo ânimo a todos”.

Sem querer revelar muito, Carlos Pepê adianta que para além dos momentos musicais, a iniciativa conta também com, alguns apontamentos alusivos ao Dia dos Namorados, “para dar cor e alegria aos participantes, esperando que as pessoas superem esta fase menos boa”, referindo-se à covid-19, para que, segundo diz, “se unam para dar um grito à liberdade, à alegria e à vida”.

As inscrições para esta caminhada, podem ser feitas através de um formulário online. Amanhã, o secretariado abre às 14.30 horas, altura em que é entregue uma máscara e t-shirt alusivas ao dia, e os participantes devem entregar os seus donativos. A partida está marcada para as 15 horas, no sábado, do jardim municipal de Campo Maior.

Jackpot do Euromilhões sai a apostador no estrangeiro

O primeiro prémio do Euromilhões, de 30 milhões de euros, foi atribuído a um apostador no estrangeiro.

Em Portugal saíram dois segundos prémios, de 242 mil euros e dois terceiros prémios de 24 mil euros.

A chave sorteada no concurso de ontem do Euromilhões é composta pelos números 13, 18, 38, 42 e 45 e pelas estrelas 7 e 11.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

Campeonato do Alentejo de Tiro ao Voo no fim de semana em Elvas

O Campeonato do Alentejo de Tiro ao Voo decorre este fim de semana, dias 12 e 13, no Clube de Tiro e Caça de Elvas, numa organização conjunta com o Clube de Caçadores de Estremoz.

Luís Vilar Mayor, presidente do Clube de Tiro e Caça de Elvas refere que neste campeonato, para o qual se espera “uma centena de atiradores”, vindos de vários locais do país e de Espanha, há também “uma preparação deste campeonato para a Taça de Portugal, que decorre no fim do mês, no Porto”.

O presidente do Clube de Tiro e Caça de Elvas explica ainda que será também feita uma homenagem “à equipa campeã do Mundo e da Europa, na modalidade, que é a mesma e cujos atiradores são portugueses: José Marcelino Tavares (Alentejo), Daniel Teixeira (Porto), Ricardo Colaço (Algarve)”, considerando que “não é fácil ganhar estes campeonatos”.

O vencedor deste Campeonato do Alentejo de Tiro ao Voo recebe uma taça de prata.

Cláudio Monteiro (PS) renuncia a pelouros atribuídos por Rondão

O vereador Cláudio Monteiro, eleito nas últimas autárquicas pelo PS, publicou, na rede social Facebook, que renunciou aos pelouros atribuídos por Rondão Almeida, na Câmara de Elvas.

Monteiro é o presidente da Comissão Política Concelhia de Elvas dos socialistas e era o número dois da lista de Nuno Mocinha à Câmara Municipal, em 26 de setembro.

A publicação tem o seguinte teor:

”Quando falei da minha candidatura, assumi publicamente que o fazia para servir Elvas e os Elvenses. Quando aceitei ser vereador com os Pelouros propostos pelo atual presidente de Câmara, também o fiz com a base de servir e fazer o bem pelo meu concelho e pelas minhas origens.

É precisamente pelo meu concelho e pelo respeito que os Elvenses merecem que torno pública a minha decisão, já transmitida ao presidente da Câmara, que entreguei os pelouros e as competências delegadas e subdelegadas que me haviam sido atribuídas. Do mesmo modo que os mandatos são pessoais, é uma decisão minha e pessoal, muito pensada e ponderada.

Esta decisão mantém-me fiel ao que sou e defendo, nunca esquecendo para o qual fui eleito e a tod@s os que em nós votaram e depositaram a vossa confiança.

A partir de hoje serei vereador sem Pelouros. Contudo, o meu serviço público e disponibilidade mantêm-se inalteráveis, mantendo a minha total disponibilidade e vontade no trabalho ativo que melhor defenda e represente os interesses de Elvas e dos Elvenses.”

Cláudio Monteiro passa assim a vereador sem pelouros, o único vereador nestas condições, até ao momento. O ex-presidente da câmara e candidato pelo PS, Nuno Mocinha, comentou a publicação de Cláudio Monteiro nestes termos: “As decisões difíceis são as que nos diferenciam. Conta com todos os que te apreciam. Estou contigo. Não estás só. Estou ao teu lado”.