O auto de consignação dos trabalhos que constituem a empreitada de “Conservação e Restauro – Monforte Sacro”, adjudicada pelo Município de Monforte à empresa “Monumenta – Reabilitação do Edificado e Conservação do Património, Lda.”, foi assinado na passada quarta-feira, dia 2, pelo presidente do Município, Gonçalo Lagem, e o representante do empreiteiro adjudicatário, Joel Duarte Claro.
Os trabalhos consignados consistem na fixação dos painéis de azulejos provenientes da igreja do antigo convento do Bom Jesus, em Monforte, demolida na década de 40 do século XX, no espaço que, no âmbito da candidatura do projeto Monforte Sacro, está a ser reabilitado para criar um centro temático de valorização desse conjunto de painéis de azulejos da oficina lisboeta de Valentim de Almeida, que datam de 1745 e constituem o mais extenso e notável acervo iconográfico sobre a vida e milagres da Rainha Santa Isabel existente no mundo.
São 16 os painéis figurativos, de grandes dimensões, compostos por cerca de 16 mil azulejos, distribuídos pelas duas paredes laterais e pela parede do fundo da nave central da igreja, dos quais 13 abordam a temática da Rainha Santa Isabel. O espólio é propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Monforte e encontrava-se acondicionado em 59 caixotes de madeira e estava à guarda dessa instituição desde que foi retirado do edifício original.
O atual executivo do Município de Monforte decidiu requalificar para museu a antiga Igreja do Espírito Santo, um imóvel propriedade da autarquia, onde todo este acervo azulejar será acondicionado, dispondo-o conforme se encontrava no convento.
O projeto Monforte Sacro, candidatado ao “Programa Valorizar – Linha de Apoio à Valorização do Interior” do Projeto Monforte Sacro, que se enquadra no âmbito da Estratégia de Desenvolvimento Urbano integrada em Área de Reabilitação Urbana, é um exemplo de operação integrada para a reabilitação de edificado associado a um programa de revitalização de património material e imaterial. Assim, o objetivo partiu da reabilitação de edificado atribuindo novas funções ou recuperando as anteriores permitindo a valorização patrimonial através de um equipamento para a atração de novos públicos, diversificando a oferta no âmbito do Turismo Cultural.
O projeto integra duas componentes: a reabilitação do edificado da antiga Igreja do Espírito Santo e o programa do Centro Monforte Sacro, um centro temático sobre a Rainha Santa Isabel, a partir da remontagem do revestimento de azulejos da antiga igreja do Convento do Bom Jesus de Monforte.