É necessário teste negativo para assistir ao Elvas-Coruchense

O jogo “O Elvas” – Coruchense, no domingo, às 15 horas, no Estádio Municipal, encontra-se abrangido pelas regras que o Governo apresentou ontem quinta-feira e como tal será necessário apresentar um teste negativo.

Segundo o clube avançou esta tarde, seria apenas necessário ser portador de certificado de vacinação digital válido. No entanto, conforme apurou a Rádio ELVAS, as regras de acesso a recintos desportivos estão reguladas até 9 de janeiro pelo Resolução do Conselho de Ministros nº 181-A/2021 de 23 de dezembro ultimo, artº 27, alíneas a) e b) do ponto 1 e obrigam a apresentação de resultado de teste negativo PCR com 72 horas ou antigénio há menos de 48 horas, são aplicadas ao jogo do Municipal.

A fiscalização do cumprimento desta regras é da PSP, já que o Estádio Municipal se encontra na área de intervenção desta força policial.

Se até à data e hora do jogo (domingo às três da tarde) a DGS determinar de forma diferente esta regra poderá ser alterada.

Centro de Estudos em Monforte envolve Município e Associação de Pais

O Município de Monforte e a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Monforte (APEEAEM) têm vindo a celebrar, nos últimos quatro anos, um protocolo de colaboração através do qual são fixados os termos para dinamizar um Centro de Estudos.

O acordo correspondente ao ano de 2022 foi assinado na passada terça-feira, dia 4, num ato que contou com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Monforte, Gonçalo Lagem, e do presidente da APEEAEM, João Luís Velez.

Estes protocolos são renovados anualmente, após avaliação da sua execução, garantindo a continuidade deste serviço dispensado, gratuitamente, aos alunos dos três ciclos do ensino básico, do primeiro ao nono ano.

De acordo com o documento assinado, cabe ao Município monfortense a cedência de salas nas instalações do Centro de Educação, Formação e Universidade Sénior e a contratação de dois técnicos para prestar o apoio ao estudo, não só em Monforte mas também nas restantes três freguesias do concelho (Assumar, Vaiamonte e Santo Aleixo) e auxiliar as animadoras responsáveis pelas Atividades de Animação e Apoio à Família, dirigidas às crianças do pré-escolar do concelho e asseguradas pela autarquia.

Quase 39 mil novos casos Covid e 17 mortes em Portugal

Portugal regista esta sexta-feira, 7 de janeiro, mais 38.734 casos de Covid-19 e mais 17 óbitos associados à doença.

Lisboa e Vale do Tejo (LVT) teve 15.606 novos casos, Norte 14.689, Centro 4558 e Madeira 1526. As 17 mortes ocorreram nove em LVT, quatro no Norte, uma no Centro, uma no Alentejo, uma no Algarve e uma na Madeira.

É reportado hoje um novo recorde de recuperações, com 31.917 altas, registadas nas últimas 24 horas, no país.

Nos hospitais do país, encontram-se 1353 doentes internados, mais 42 do que ontem, 16 em unidades de cuidados intensivos, mais três face do que na véspera.

Existem agora 254.240 casos ativos da infeção em Portugal, mais 6.800 do que ontem.

Desde março de 2020, Portugal registou 1.577.784 casos de infeção, 19.071 óbitos e 1.304.473 recuperações.

 

Só certificado de vacinação para o jogo de “O Elvas”

Os espectadores que queiram assistir ao jogo “O Elvas” – Coruchense, no domingo, às 15 horas, no Estádio Municipal, têm de apresentar, à entrada, apenas certificado de vacinação. A partida é da 11ª jornada da primeira fase da Série E do Campeonato de Portugal.

Ao contrário do que se chegou a admitir nos últimos dias, não é preciso ser portador de teste realizado há menos de 48 horas. O esclarecimento é feito pelo clube, num comunicado enviado, nesta sexta-feira, à comunicação social.

Assim, o clube “espera poder ter o habitual apoio dos seus adeptos e sócios neste encontro de grande importância”, refere a coletividade azul-e-ouro. Os dois adversários de domingo encontram-se muito próximos na classificação: os alentejanos são quintos com 12 pontos, enquanto os ribatejanos são oitavos com 11 pontos, num campeonato com dez equipas.

Elvas tem mais 83 casos Covid e 75 altas

Elvas regista, esta sexta-feira, 7 de janeiro, 83 novos casos de Covid-19, assim como mais 75 recuperações da doença.

Nos últimos 14 dias, entre 25 de dezembro e 7 de janeiro, Elvas acumulou 629 novos infetados com a doença. Na proporção a 100 mil habitantes, o concelho sobe para 3026 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

No concelho, encontram-se, agora, ativos 303 casos de infeção, mais oito que ontem. Desde o início da pandemia, Elvas registou 2630 casos positivos, 34 óbitos e 2293 altas.

Mercados de Estremoz têm restrições neste sábado

Na sequência das últimas orientações do Conselho de Ministros e porque o país ainda se encontra em semana de contenção, até ao próximo domingo, o Município de Estremoz decidiu que os mercados vão funcionar, neste sábado, dia 8, com restrições.

Assim, o Mercado de Levante e a Feira das Velharias não se irão realizar, enquanto o Mercado Tradicional, no Rossio Marquês de Pombal, fica restrito a bens essenciais.

O Município estremocense “apela ao bom senso de todos para que apenas se desloquem ao mercado para a compra de bens essenciais e que adotem as regras de segurança”, em especial o uso obrigatório de máscara, medidas de higienização das mãos e de etiqueta respiratória.

O Município de Estremoz pede colaboração, pois “a colaboração de cada um é fundamental para a segurança e proteção de todos”, vinca a autarquia.

Vacinação de crianças em Campo Maior teve os Reis Magos presentes

A Estrutura Concelhia de Vacinação de Campo Maior, instalada no Centro Comunitário, recebeu ontem, quinta-feira, 6 de janeiro, um dia de vacinação destinado às crianças entre os 5 e os 11 anos.

O presidente do Município, Luís Rosinha, e os vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha estiveram no espaço, para presenciar mais uma jornada de prevenção no combate à pandemia, no concelho.

Sendo Dia de Reis, os três Reis Magos também estiveram presentes, animando as crianças e oferecendo-lhes o tradicional Bolo-Rei.

Campo Maior com mais 18 casos Covid e 30 altas

Campo Maior regista esta sexta-feira, 7 de janeiro, 18 novos casos de Covid-19 e 30 recuperações da doença.

No concelho encontram-se ativos, ao dia de hoje, 169 casos de infeção, menos 12 do que ontem.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou 1.196 casos positivos, 14 óbitos e 1.013 altas.

Trilhos dos Reis adiado para 12 e 13 de março

Os Trilhos dos Reis, que iria decorrer nos dias 15 e 16 deste mês, foi adiado para 12 e 13 de março, informa a organização do evento.

Em causa está a atual situação pandémica, no país, sendo que para a Associação de Desporto e Aventura de Portalegre “as previsões anunciadas para os próximos dias eram uma grande preocupação, uma situação que mereceu uma análise final e agora mais próxima da data de realização do evento”.

Por outro lado, a organização preparou “um plano de contingência para o evento, que permitisse uma segurança redobrada para todos os presentes, atletas, organização e entidades colaborantes, que mereceu a apreciação da Direção Geral da Saúde, e que após a mesma, nos requereu novas exigências e esclarecimentos sem a certeza de ser obtido parecer favorável à realização do evento, e que eventualmente iria apenas ser dado no decorrer da próxima semana”.

Face a esta situação e à dimensão de um evento, a decisão da organização foi encontrar uma nova data “que não colidisse com outro evento no distrito, similar ou do calendário nacional”, não muito longe de janeiro, para não perder “os trabalhos na totalidade de dias e dias de limpeza no terreno”, e porque há o UTSM (Ultra Trail de São Mamede) em maio, tendo assim sido escolhida nova data: 12 e 13 de março.

A organização espera que “a pandemia se transforme numa situação endémica, rapidamente, e que em março os números sejam menos significativos e permitam fazer novamente uma grande festa de Trail Running em Portalegre”.

Hotéis Vila Galé propõem uma especialidade por mês por 12 euros

Este ano, a Vila Galé volta a promover a iniciativa gastronómica “12 Meses, 12 Pratos, 12 euros”, que mensalmente destaca os sabores regionais e os produtos portugueses.

Esta iniciativa está disponível nos restaurantes dos hotéis Vila Galé em Portugal, exceto no Vila Galé Douro Vineyards, Vila Galé Porto Ribeira, Vila Galé Sintra e Vila Galé Collection Palácio dos Arcos.

É possível experimentar o prato do mês ao almoço ou ao jantar. O preço é de 12 euros por pessoa, sem bebidas incluídas e as especialidades por mês são as seguintes:

– Janeiro: Francesinha

– Fevereiro: Bacalhau espiritual

– Março: Alheira frita com grelos

– Abril: Arroz de tamboril

– Maio: Ervilhas com ovos escalfados

– Junho: Atum à algarvia

– Julho: Secretos de porco grelhados com limão e esparregado

– Agosto: Choco frito com batata salteada

– Setembro: Bacalhau à Brás

– Outubro: Migas com carne de porco

– Novembro: Massada de robalo com camarão

– Dezembro: Arroz de polvo à algarvia

“No grupo Vila Galé, estamos cada vez mais empenhados em divulgar as iguarias portuguesas mais típicas porque essa é uma forma de promover os produtos regionais que temos e que tornam a nossa gastronomia única, desde os vinhos, aos azeites, queijos, enchidos ou até vegetais. Mas também queremos surpreender e proporcionar uma nova experiência aos nossos clientes porque notamos um crescente interesse em explorar e aprofundar o conhecimento sobre os sabores nacionais”, explica o diretor de alimentos e bebidas do grupo Vila Galé, Miguel Santos.

Para mais informações pode consultar o website do grupo em www.vilagale.com.