Feira de Velharias regressa a Elvas: feirantes notam ausência de espanhóis

A Feira de Velharias regressou, nesta primeira segunda-feira do ano, 3 de janeiro, ao tabuleiro da Praça da República, em Elvas, depois de uma longa e forçada paragem, devido à pandemia.

Os poucos feirantes que compareceram dizem sentir a falta dos clientes, sobretudo dos espanhóis, sendo que, como revela Élia Abrantes, o recomeço está “a ser difícil”. “As pessoas acabaram por se desabituar, nós estávamos cá todas as segundas-feiras e era uma feira que já ia com algum balanço, quando encerrou, porque estávamos quase ao nível de vendas de Estremoz”, adianta esta comerciante.

Agora, não tem dúvidas Élia Abrantes, é preciso de ter calma e alguma paciência. “A maior parte dos nossos irmãos espanhóis não entendeu que podia passar só com a vacinação, mas as novas regras acabaram por nos afetar”, acrescenta. “Os espanhóis são fundamentais e quem disser o contrário, que me perdoe, mas é mentira”, diz ainda, adiantando que, nesta feira, vende de tudo um pouco: antiguidades, velharias, sobretudo de recheios de casas de pessoas já falecidas.

Já Joaquim Prudência, que veio de Estremoz, procura vender, em Elvas, artigos como livros e candeeiros. “Sempre negociámos, desde o tempo dos meus pais, mas antes não fazíamos este tipo de mercados. Tínhamos pessoas e casas, em Estremoz e Évora, que sabíamos que compravam cobre, loiças e outras coisas, e íamos diretamente a casa das pessoas”, revela.

Este feirante lembra que, durante largos meses, estas feiras ficaram em suspenso, não só em Elvas, como em outras localidades, mas que as responsabilidades “aparecem à mesma”. “Se não trabalharmos, onde é que o (dinheiro) arranjamos”, questiona-se, assegurando que, agora, tem tem esperança que, aos poucos, tudo possa voltar à normalidade.

Relógios e loiças são algumas das velharias que António tem disponíveis para venda, nesta feira. Alguns dos artigos têm mais de cem, sendo que muitos, confessa, até tem pena de se desfazer deles. “Aqui, em Elvas, costumamos vender mais aos espanhóis, mas agora não aparecem”, lamenta-se.

De recordar que a retoma da realização da Feira de Antiguidades, Velharias e Colecionismo, na Praça da República, foi aprovada, pelo executivo municipal de Elvas, a 24 de novembro.