Covid-19: superfícies comerciais de Espanha preparam-se para começar a vender autotestes

A Associação Nacional de Grandes Empresas de Distribuição (Anged), em Espanha, que inclui companhias como o Carrefour, El Corte Inglês e o Ikea, fez chegar à ministra da Saúde, Carolina Darias, a informação da possibilidade de começar a comercializar testes rápidos de antigénio de despistagem à Covid-19, como já acontece em Portugal, Alemanha, França e Países Baixos.

Em Espanha, a venda de autotestes só é permitida, por enquanto, nas farmácias, sendo que, na semana passada, a polícia propôs uma sanção a uma loja de ferragens, no parque industrial El Nevero, em Badajoz, por os estar a comercializar.

A Anged recorda o sucesso da venda de máscaras em supermercados, assegurando que contribuiu para garantir o acesso da população a este equipamento de proteção individual. A associação diz ainda que esta colaboração, com o Ministério da Saúde espanhol, pode ser positivo, por um lado, para possibilitar um acesso mais fácil e rápido, como para evitar movimentos especulativos com o preço a aumentar substancialmente a oferta desses testes no mercado.