Castelo de Vide, o concelho com melhor qualidade de vida

Cinco anos depois, o concelho de Castelo de Vide voltou a ser o líder, entre os 308 do país, de um rating, da Markest, relativo à qualidade de vida.

Para o presidente da Câmara Municipal de Castelo Vide, António Pita, este indicador “projeta o nome do concelho”, a nível nacional, numa altura em que muitas famílias, sobretudo nos grandes centros urbanos, equacionam mudar de vida e procurar outros locais, para viver. “Há aqui uma clara promoção importantíssima do nosso território”, assegura. Para além disso, destaca o autarca, este é um estudo totalmente transparente, levado a cabo por um grupo isento, tem a sua credibilidade.

Para a Câmara Municipal, este é “mais um estímulo” para continuar o trabalho desenvolvido até então. “Os indicadores que estão em análise e que determinaram esta classificação servem para que sejamos ainda mais assertivos, na nossa estratégia de desenvolvimento municipal, havendo aqui um fator adicional para continuarmos a trabalhar naquilo que acreditamos”, acrescenta António Pita.

Entre os vários indiciadores que contribuem para este resultado, adianta o autarca, encontram-se, entre outros, a qualidade da água para consumo, o investimento municipal ao nível da cultura, bem como os equipamentos sociais e de saúde per capita e os níveis de desemprego.

Neste rating, o concelho de Castelo de Vide obteve a classificação de 15.1, numa escala de 1 a 20. Na lista, seguem-se, os concelhos de Manteigas, na Guarda, Porto Moniz e São Vicente, na Madeira, Arronches, em Portalegre, e Constância, em Santarém.