Eletricidade vai subir em 2022

A chegada de 2022 fica associada a um aumento de preços no consumidor, no que respeita a serviços de utilização diária. É o caso da eletricidade, que vai aumentar para os utilizadores do mercado regulado, mas também para os clientes que já passaram para o liberalizado.

O preço da eletricidade para as famílias do mercado regulado vai subir, em média, 0,2% no próximo ano. Os consumidores do mercado regulado representam 5% do consumo total e 915 mil clientes. Os que optaram pelo mercado livre, por tarifa equiparada, a variação média anual das tarifas transitórias de venda a clientes finais em baixa tensão é de 0,2%.

Em janeiro de 2022, os consumidores vão constatar uma descida média de 3,4% e relação aos preços em vigor em dezembro do corrente ano. Os consumidores da tarifa social vão beneficiar de um desconto de 33,8% sobre as tarifas de venda a clientes finais. No mercado liberalizado, as tarifas de eletricidade da EDP Comercial vão subir em média 2,4% em 2022, o que corresponde a um acréscimo na fatura das famílias de cerca de 90 cêntimos por mês, refletindo a subida dos custos da energia.

A Endesa vai manter os preços da eletricidade para as famílias e pequenos negócios em 1 de janeiro. A Galp vai aumentar os preços da eletricidade a partir de 1 de janeiro, uma subida que rondará os 2,7 euros mensais, para as potências contratadas mais representativas.