Extremadura regista 18.159 casos Covid e quatro mortes numa semana

A Estremadura espanhola registou, na última semana, 18.159 novos casos de Covid-19 e quatro mortes, associadas à doença. Destes novos casos, 3.877 foram registados nas últimas 24 horas, e só na área de saúde de Badajoz registaram-se 1025 novos casos.

Nas unidades hospitalares estão 117 pessoas internadas, nove em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

Na última semana verificou-se também a recuperação de 2.321 doentes.

“Tempo de Cuidar” de idosos isolados em Borba

O Município de Borba, através do Serviço de Ação Social, tem em desenvolvimento, desde outubro de 2020, o projeto Tempo de Cuidar, que visa intervir e monitorizar os idosos isolados.

Neste momento, os técnicos do Serviço de Ação Social acompanham perto de 70 idosos. A maioria participa em ambas as atividades do projeto: tanto na atividade “envelhecer com saúde”, uma atividade mais dinâmica de estimulação do envelhecimento ativo; como nas “conversas à janela”, que possibilita o combate ao isolamento social, a interação, partilha e transmissão de valores.

O Serviço de Ação Social do Município de Borba criou a Árvore de Natal Solidária. A autarquia aconselha a “passar pelo Serviço de Ação Social e depositar as suas tampinhas”. Ao fazê-lo, está a contribuir para melhorar a qualidade na vida de alguém. “Não fique indiferente, seja solidário e faça alguém feliz” é o lema que acompanha este projeto social do Município borbense.

Elvas tem novo máximo diário de 55 casos Covid

Elvas regista, esta quinta-feira, 30 de dezembro, 55 novos casos de Covid-19 e também mais seis recuperações da doença.

O valor registado nas últimas 24 horas é o mais elevado da pandemia, ultrapassando o máximo anterior, que era de 44 e foi registado em 9 de janeiro.

No concelho, encontram-se, agora, ativos 186 casos de infeção. Desde o início da pandemia, Elvas registou 2121 casos positivos, 34 óbitos e 1901 altas.

Município de Borba entrega 1146 cabazes de Natal

O Município moveu esforços no sentido de assinalar este período festivo, valorizando e reforçando a importância de todos os idosos do concelho.

Neste sentido, o Município de Borba, confrontado com a impossibilidade de realização do Almoço de Natal do Idoso, elaborou e entregou 1146 cabazes de Natal, dos quais 874 foram entregues aos idosos do concelho (386 a casais e 488 individuais) e os 272 restantes foram entregues aos funcionários da Câmara Municipal, independentemente do vínculo laboral.

O Município borbense salienta “a parceria com as Juntas de Freguesia, fundamental nesta iniciativa pela sua proximidade à população” e, por isso, faz “um agradecimento especial pela colaboração” de todas as autarquias.

Novo recorde diário de casos Covid em Portugal: 28.659

Portugal volta hoje, 30 de dezembro, a registar um novo máximo diário de novas infeção por Covid-19, ao serem reportados mais 28.659 casos positivos, nas últimas 24 horas.

Este número tem a distribuição regional seguinte: 13.755 (48%) em Lisboa e Vale do Tejo (LVT), 9409 no Norte, 3202 no Centro, 935 no Alentejo, 563 na Madeira, 549 no Algarve e 246 nos Açores.

Hoje, são também reportados 16 óbitos e 6239 recuperações da doença. As mortes ocorreram seis em LVT, quatro no Algarve, três no Norte, duas no Centro e uma no Alentejo.

Nos hospitais do país, a situação agravou-se: encontram-se internados 1034 doentes, mais 63 que ontem, dos quais 144 em Unidades de Cuidados Intensivos, menos sete que na véspera.

De acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde sobre a situação epidemiológica, o número de infetados sobre bastante: existem, agora, 158.424 casos ativos da doença em Portugal, mais 22.404 que ontem.

Desde o início da pandemia, foram identificados 1.358.817 casos de infeção, 18.937 óbitos e 1.181.456 altas.

DGS reduz isolamento de infetados Covid para sete dias

A Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou, esta quinta-feira, 30 de dezembro, que o isolamento para pessoas infetadas com Covid-19 sem sintomas, assim como para os contactos de risco, passa a ser de sete dias.

A decisão, segundo a DGS, que já informou o Ministério da Saúde da alteração, “está alinhada com orientações de outros países e resulta de uma reflexão técnica e ponderada, face ao período de incubação da variante agora predominante, a Ómicron”.

“A operacionalização desta decisão técnica, pela necessidade de atualização de normas e de reparametrização do sistema de informação, estará concluída o mais brevemente possível, no decurso da próxima semana”, diz ainda a DGS.

Saldos em lojas físicas proibidos até 9 janeiro

Os saldos estão proibidos desde o passado dia 25 e até 9 de janeiro, em Portugal, nas lojas físicas, no entanto, algumas lojas promovem este tipo de descontos online.

Esta medida foi tomada depois do Conselho de Ministros da passada semana, sendo que no comunicado consta que até 9 de janeiro de 2022 “são proibidas, em estabelecimento, práticas comerciais com redução de preço”.

Também o prazo para devoluções e trocas foi alargado até 31 de janeiro de 2022. “O prazo para o exercício de direitos atribuídos ao consumidor que termine entre os dias 26 de dezembro e 9 de janeiro, ou nos 10 dias posteriores àquele período, é prorrogado até 31 de janeiro de 2022”, lê-se também no comunicado.

Normalmente os saldos costumam ocorrer no período entre o Natal e o ano novo e depois nos primeiros dias do ano, sendo que este ano, a situação não se verifica, pelo menos, nas lojas físicas.

Abertas 16 vagas para médicos de família no Alentejo

O Governo autorizou a abertura de 731 postos de trabalho no âmbito do concurso de segunda época de 2021 para médicos-especialistas no Serviço Nacional de Saúde, o que representa o maior número de vagas de sempre na época especial. Do total, 473 são na área hospitalar, 235 na área da medicina geral e familiar e 23 na área de saúde pública.

Das 235 vagas para especialistas de Medicina Geral e Familiar, 16 situam-se na Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, 98 na ARS do Norte, 66 na ARS de Lisboa e Vale do Tejo, 45 na ARS do Centro e dez na ARS do Algarve.

Dos 473 postos para reforço dos serviços hospitalares, Medicina Interna (61), Ginecologia/Obstetrícia (39), Pediatra (39) e Psiquiatria (35) destacam-se como as especialidades com mais vagas.

“O número de postos de trabalho disponibilizados neste concurso, que representa um acréscimo de mais de 200 vagas face às vagas na época especial do ano passado (462), procura corresponder às necessidades reportadas pelos estabelecimentos e serviços de saúde que integram o Serviço Nacional de Saúde, com enfoque naqueles que se debatem com maior carência de pessoal médico”, revela o Ministério da Saúde.

Legislação de combate à ciberviolência no “Espaço Europa”

O Parlamento Europeu tem vindo a apelar à adoção de medidas de combate à ciberviolência contra as mulheres, sendo que a Comissão Europeia já se mostrou interessada e empenhada em apresentar uma proposta de legislação, sobre esta matéria, durante o primeiro trimestre de 2022.

Sete em cada dez mulheres, revela a Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, na edição desta semana do “Espaço Europa”, na Rádio ELVAS, já foram vítimas de perseguição online, sendo que a ciberviolência pode ir muito para além disso. Através da internet, e a partir de qualquer computador ou smartphone é possível ser-se alvo de assédio, controlo, roubo de identidade, aliciamento sexual, entre outros.

As medidas de combate existentes, a este nível, nos países da União Europeia, são ainda “insuficientes e não uniformes”, adianta Ana Pereira. Assim sendo, há necessidade de uma uniformização para que se possa, não só combater, mas também sensibilizar. Para além disso, pretende-se que as autoridades dos vários países tenham uma linha de atuação comum para saberem como agir nestas situações.

O Parlamento Europeu, depois de votar com maioria, solicitou à Comissão Europeia que apresente uma proposta de legislação que venha a prevenir combater a ciberviolência com base no género.

Câmara de Portalegre assinala fim do ano com fogo de artifício

A Câmara Municipal de Portalegre vai realizar um espetáculo de fogo de artifício na Senhora da Penha que assinala a entrada em 2022, com início às zero horas de 1 de janeiro.

Devido às medidas de segurança impostas pelo combate à COVID-19 aconselha-se que seja visto a partir de casa ou mesmo sem sair do carro, dada a localização e visibilidade do Monte de S. Tomé (Serra da Penha). Ainda assim, quem quiser assistir a partir do exterior, pode fazê-lo cumprindo as medidas sanitárias e de saúde pública recomendadas pela DGS, nomeadamente a obrigação de utilização de máscara e o respeito pelo distanciamento social de 1,5 metros recomendado.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Recordar também que foi decretado um reforço das restrições neste período, devido ao agravamento da situação epidemiológica: na noite de passagem de ano a circulação na via pública só é permitida até às 2 horas, sendo proibidos os ajuntamentos com mais de dez pessoas e de consumo de bebidas alcoólicas na via pública.

Celebrando a entrada em 2022 com uma mensagem de esperança e muita expectativa no futuro, a presidente da Câmara Municipal, Fermelinda Carvalho, deseja a todos bom e próspero Ano Novo.

[/shc_shortcode]

Mais 55 casos de Covid-19 em Campo Maior

Campo Maior regista esta quinta-feira, 30 de dezembro, 55 novos casos de Covid-19 e quatro altas.

Este valor de 55 casos em 24 horas no concelho de Campo Maior é o mais elevado desde o início da pandemia.

No concelho, encontram-se ativos, ao dia de hoje, 150 casos de infeção. Desde o início da pandemia, Campo Maior registou 1033 casos positivos, 14 óbitos e 869 recuperações.

Eletricidade vai subir em 2022

A chegada de 2022 fica associada a um aumento de preços no consumidor, no que respeita a serviços de utilização diária. É o caso da eletricidade, que vai aumentar para os utilizadores do mercado regulado, mas também para os clientes que já passaram para o liberalizado.

O preço da eletricidade para as famílias do mercado regulado vai subir, em média, 0,2% no próximo ano. Os consumidores do mercado regulado representam 5% do consumo total e 915 mil clientes. Os que optaram pelo mercado livre, por tarifa equiparada, a variação média anual das tarifas transitórias de venda a clientes finais em baixa tensão é de 0,2%.

Em janeiro de 2022, os consumidores vão constatar uma descida média de 3,4% e relação aos preços em vigor em dezembro do corrente ano. Os consumidores da tarifa social vão beneficiar de um desconto de 33,8% sobre as tarifas de venda a clientes finais. No mercado liberalizado, as tarifas de eletricidade da EDP Comercial vão subir em média 2,4% em 2022, o que corresponde a um acréscimo na fatura das famílias de cerca de 90 cêntimos por mês, refletindo a subida dos custos da energia.

A Endesa vai manter os preços da eletricidade para as famílias e pequenos negócios em 1 de janeiro. A Galp vai aumentar os preços da eletricidade a partir de 1 de janeiro, uma subida que rondará os 2,7 euros mensais, para as potências contratadas mais representativas.

Município de Elvas promove prática de exercício físico online

A Câmara Municipal de Elvas, tendo em conta as restrições devido à Covid-19, promove o exercício físico, em casa, e convida toda a população para a prática dos exercícios, que vão ser realizados em direto na página do Facebook do Município elvense.

Assim sendo, os professores de Educação Física da Universidade Sénior vão realizar aulas online, em direto, esta quinta-feira, dia 30 de dezembro e nos dias 4 e 6 de janeiro, às 10 horas.

Os exercícios propostos e que vão ser realizados destinam-se aos alunos da Universidade Sénior, mas todos podem participar.