Elvas deixa “escapar” seis milhões de euros do PRR

A Câmara Municipal de Elvas não apresentou uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no valor de seis milhões de euros, depois de numa primeira fase, a intenção de candidatura ter sido aprovada para apoio à reconversão de Áreas de Acolhimento Empresarial existentes para uma dimensão mais resiliente, mais verde e mais digital.

Após a intenção de candidatura ter sido aprovada, apenas Elvas, de um grupo de cinco autarquias do Alentejo, não elaborou a candidatura definitiva, que ia resultar num apoio, a 100 por cento, de cinco milhões e novecentos mil euros, tal como aconteceu em Campo Maior, que viu aprovada uma candidatura superior a 15 milhões de euros (ver aqui).

“Precisávamos de mais empresas a aderir”, diz Ricardo Ventura

Por indicação do presidente Rondão Almeida, Ricardo Ventura, diretor de Departamento na Área Financeira e de Desenvolvimento na Câmara Municipal de Elvas, explica que houve “um espaço muito curto para apresentar a candidatura que carecia de dados específicos, em tempo útil, dos quais apenas as empresas dispunham, como o consumo energético mensal ou a área da empresa”.

O responsável de departamento, Ricardo Ventura, explica que a primeira fase “foi aprovada em setembro. A segunda fase foi já em final de novembro e início de dezembro. Dado o elevado nível de candidaturas em que estamos envolvidos, o facto de estarmos em período de final de ano e até o facto de estarmos a encerrar um quadro comunitário foram fatores que levaram a que a candidatura não se concretizasse. Por outro lado, o período eleitoral e de mudança de executivo, foi outro fator assim como o facto das empresas não darem resposta, em tempo útil ao município, com os dados que eram necessários”.

O prazo de apresentação da candidatura teve um período de dez dias, de 22 de Novembro a 2 de dezembro, tendo os restantes municípios apresentado as suas candidaturas. Em Elvas, esta candidatura teria o valor de cinco milhões e novecentos mil euros que o Município deixou escapar.

“Ainda há outras possibilidades”

Ricardo Ventura adianta que “o novo quadro comunitário, 2030, abre muito as portas à área da eficiência energética. E temos também o PRR, ao qual estamos a fazer candidaturas na área da eficiência energética para os edifícios municipais. Esta candidatura estava ainda numa fase muito inicial e podemos apresentar outras na mesma área”.

Na área de atuação da CCDR do Alentejo, foram apresentadas cinco intenções de candidatura, nomeadamente: pela Câmara Municipal de Elvas, para a Área de Acolhimento Empresarial e Logística da cidade; Município de Campo Maior, para o Parque Industrial; Município de Alandroal, para a zona Industrial da vila; Município de Beja, para a Zona de Acolhimento Empresarial Norte; e Município de Ferreira do Alentejo para o Parque de Empresas de Ferreira.

Elvas perdeu assim quase seis milhões de euros do PRR

De recordar que, tal como noticiámos anteriormente, o município de Campo Maior viu aprovado, um montante de 15 milhões e 180 mil euros, o maior de sempre e que, após a intenção de candidatura apresentada pelos cinco municípios alentejanos, apenas Elvas não entregou a candidatura definitiva.

Quem beneficiou do valor de Elvas foram os restantes municípios para quem este apoio veio reverter, num total de dez projetos a nível nacional, com um montante de 110 milhões de euros.