Campo Maior: 15 milhões do PRR para empresas de nova geração

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e de uma candidatura na área do acolhimento empresarial de nova geração, o município de Campo Maior viu aprovado, um montante de 15 milhões e 180 mil euros, sendo para Luís Rosinha, presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, “o maior financiamento de sempre”, para a autarquia. Este valor pressupõe uma taxa de financiamento apoiada a fundo perdido, ou seja, a 100%.

Este investimento no concelho vai contemplar a criação de 7 hectares de sistemas fotovoltaicos, nos terrenos envolventes à zona industrial, da responsabilidade da Câmara, assim como a respetiva bateria de armazenamento, ou seja, a energia verde, que irá dar “condições mais prósperas aos empresários que estão, nesta zona e aqueles que poderão vir a estar, poderão consumir energia verde a preços mais económicos”.

Esta será uma produção de sete megawats, localizada na zona industrial, onde haverá também soluções de carregamento para viaturas elétricas e postos de abastecimento para hidrogénio. Outro fator determinante e diferenciador para fixação de empresas é a cobertura banda larga rápida, ou seja, o 5G.

Haverá ainda um sistema de prevenção de incêndios em toda a zona industrial, ou seja que prevê a deteção antecipada de um algum incêndio.

Luís Rosinha afirma que a candidatura “nunca teria sida a mesma se não fosse o apoio das 24 empresas e respetivos empresários que manifestaram a sua satisfação em integrar o protocolo com o município”.

O presidente da Câmara de Campo Maior adianta ainda que com estas questões Campo Maior fica “muito bem posicionado e nem todos os empresários têm capacidade de entrar na plataforma logística, pelo que Campo Maior está a fazer o seu trabalho, está a ficar disponível”.