O almirante António Maria Mendes Calado foi nesta quinta-feira exonerado do cargo de Chefe do Estado-Maior da Armada, no qual vai ser substituído pelo até então vice-almirante Gouveia e Melo.
O almirante Mendes Calado é natural de Cabeço de Vide, no concelho de Fronteira, tinha sido nomeado para o cargo 1 de março de 2018.
A nomeação do Vice Almirante Gouveia e Melo já tinha sido anteriormente avançada, devido à alegada má relação entre o Ministro da Defesa e o até agora Chefe do Estado-Maior da Armada, e ainda segundo algumas opiniões, por se tratar da forma de premiar o conhecido “Almirante das Vacinas”.
Gouveia e Melo fez um excelente trabalho na Task Force das vacinas que já elogiei por diversas vezes, embora as declarações sobre a candidatura a Presidente da República parecem mostrar uma evolução de pensamento que vai ganhando ambição com o tempo.
Numa mensagem de despedida, o agora exonerado almirante António Maria Mendes Calado, antes de deixar a Marinha disse que sai, mas “não por vontade própria”, deixando ainda nota que “quem o conhece sabe que nunca tomaria tal decisão”.
A exoneração do Almirante é um caso que não prestigia a Armada, nem as Forças Armadas e que devia ter sido evitado, para bem do bom nome da instituição que com os recentes casos dos recrutas mortos no Comandos, das armas roubadas em Tancos e dos diamantes da República Centro Africana vieram ensombrar.
António Ferreira Góis
Diretor da Rádio ELVAS


O processo de Certificação de Equipamentos Desportivos (como balizas e tabelas de basquetebol) no Município de Vila Viçosa está a decorrer, tendo já sido certificados um total de 18 equipamentos e quatro aguardam o respetivo processo.
Borba conta, até dia 6 de Janeiro, com um presépio em tamanho real espalhado pelo centro da cidade.
O cantor catalão Joan Manuel Serrat, que realiza em 2022 a sua ultima tourné, antes de se ausentar dos palcos, esgotou os bilhetes em dois dias, para o espetáculo de 22 de setembro em Mérida, na próxima edição do Stone & Music Festival, marcado para o Teatro Romano.
O concelho de Elvas ultrapassou hoje, 25 de dezembro de 2021, com dois novos casos, o total de 2000 casos registados desde o início da pandemia.
Elvas regista este sábado, 25 de dezembro, dois novos casos de Covid-19.
Ouguela, em Campo Maior, e Juromenha, no concelho de Alandroal, contam, este Natal, com uma iluminação, em forma de estrela gigante, da campanha “Luzes com Presença”, da Missão Continente.
Já o presidente da União de Freguesias de Alandroal, Mina do Bugalho e Juromenha, Manuel Fialho, revela que foram contactados para participar no projeto, tendo o mesmo sido abraçado de imediato. “A estrela está lá para iluminar e foi colocada num sítio enquadrada com a Fortaleza de Juromenha”, explica. A estrela, diz ainda, estará iluminada, em Juromenha, bem como em Ouguela, até ao Dia de Reis, dia 6 de janeiro.
Um feliz natal, “com muita saúde, amor e alegria, junto daqueles que mais amam”: é esta a mensagem de natal do presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.
Portugal regista, este sábado, 25 de dezembro, mais 10.016 casos de Covid-19 e dez óbitos associados à doença.
A região Alentejo registou, nas últimas 24 horas, 266 novos casos de Covid-19, e não há registo de óbitos, associados à doença, a lamentar.
Os ateliês de Natal no Museu de Arte Contemporânea de Elvas foram animados com diversas atividades, nesta semana de pausa letiva.
Nesta época de Natal, António Anselmo (na foto), presidente da Câmara Municipal de Borba, deseja “a todos os alentejanos e a todos os portugueses um Natal bom e um ano de 2022 tranquilo e seguro”.
O presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha (na foto) deseja um “Feliz Natal a todos os campomaiorenses, desejando que seja em família, acima de tudo com saúde, esperando que o 2022 traga um Natal diferente do que têm sido os últimos dois”.
O concelho de Campo Maior regista este sábado, 25 de dezembro, 12 novos casos de infeção por Covid-19.
A mensagem de natal, deste ano, do presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo é “de esperança em dias melhores”.
O próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot no valor de 78 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem na chave sorteada.
O arcebispo de Évora, D. Francisco José Senra Coelho, deseja um santo e feliz natal a todos os cristão e “pessoas de boa vontade”, assegurando que estes tempos difíceis que se vivem podem “fazer renascer em nós a capacidade de estar atentos aos mais necessitados”.
Os doentes internados e profissionais de saúde nos hospitais de Portalegre e de Elvas, entidades pertencentes à Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) voltaram a receber, este ano, na noite de Natal o bolo-rei.