Reativar do IPDJ apoia clubes com 30 milhões de euros

O programa Reativar, criado pelo Instituto do Desporto e da Juventude e a Secretaria de Estado do Desporto e Juventude, ao qual os clubes desportivos se puderam candidatar, prevê um apoio de 30 milhões de euros, para que possam retomar a sua atividade, em função dos problemas causados pela pandemia.

Miguel Rasquinho, diretor regional do IPDJ no Alentejo explica que “este programa Reativar prevê um apoio de 30 milhões de euros para apoio e financiamento direto aos clubes, a fundo perdido, para que os clubes retomem e recuperem a sua atividade normal, nesta pandemia, pelo que é um apoio que o IPDJ e o Governo estão a atribuir aos clubes que fizeram as suas candidaturas, que neste momento estão já na fase final, de assinatura de contratos programa para disponibilizar a verba e vem, resolver muitos problemas financeiros que os clubes tiveram, na pandemia”.

Este programa integra também 30 milhões de euros para as federações desportivas, a título de empréstimo, o que segundo revela Miguel Rasquinho “se constituiu um apoio de cerca de 65 milhões de euros, em 2021, para os clubes no âmbito do Reativar do Programa Nacional de Desporto Para Todos e o Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas, porque não queremos que os clubes deixem de ter os seus jovens a praticar desporto”.

O diretor regional do IPDJ no Alentejo destaca ainda o papel das autarquias e juntas de freguesia “no apoio aos clubes”, no entanto o IPDJ e o Governo não poderiam deixar de ajudar a resolver este tipo de problemas aos clubes. No Alentejo tem sido um apoio “extremamente bem-vindo porque vem resolver problemas que se foram acumulando, como dívidas e agora têm oportunidade de liquidar e ter a sua atividade normal”, revela.

Programa Reativar do IPDJ que prevê atribuir a clubes desportivos, que se candidataram 30 milhões de euros, a fundo perdido para que possam resolver alguns dos problemas causados pela pandemia e retoma a sua atividade.