Aos 27 anos, padre Tiago Carlos celebra primeira missa em Elvas

O elvense Tiago Carlos celebrou, na tarde deste domingo, 12 de dezembro, na Igreja de São Domingos, em Elvas, a sua primeira missa, a chamada Missa Nova, depois de ordenado sacerdote, no passado dia 8, pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho.

Em declarações à Rádio ELVAS, o jovem padre de 27 anos revela que esta primeira celebração teve um significado muito especial por se realizar na cidade que o viu nascer: “tem um sentido muito bonito, porque fui educado, nascido e criado, aqui em Elvas, e também foi aqui que a minha vocação começou, porque aqui aprendi a fé”. Celebrar a sua Missa Nova, em Elvas, “fez todo o sentido”, assegurando que foi um momento “muito emotivo”, quer para si, quer a própria família e comunidade.

Recuando ao passado dia 8, Tiago Carlos garante que a sua ordenação teve um simbolismo muito especial, por acontecer no dia do aniversário do seu pai, assim como na data em que se celebra a Imaculada Conceição. Recorda que a sua ordenação de diácono, há sensivelmente, seis meses, aconteceu em Vila Viçosa, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição. “É um ministério muito ligado a Nossa Senhora”, comenta.

Alcançada esta última fase do seu caminho, o jovem padre garante que continua a ser a mesma pessoa, embora as suas responsabilidades sejam agora outras, onde os interesses dos outros e da Igreja estão acima dos seus.

Por agora, Tiago Carlos vai manter-se ao serviço das paróquias de Montemor-o-Novo, ao lado do padre José Morais Paulos.