Lar de São Vicente homenageia António Malhado

A Associação de Apoio à Infância e Terceira Idade (ADAITI) de São Vicente homenageou esta tarde de sábado, 4 de dezembro, o fundador da instituição, António Malhado, com o descerrar de uma placa de homenagem, no novo jardim da instituição.

Manuel Anastácio, presidente da direção da instituição revela que esta homenagem surge no mês em que a instituição cumpre 23 anos de existência, pelo que foi criado este jardim com o nome do fundador, de forma não só a homenageá-lo, mas também para que os utentes tenham um local lúdico, no seio do lar. “Esta pequena homenagem vem na sequência do nosso aniversário, no passado dia 2, e infelizmente, o presidente fundador já cá não está, pelo que há três meses foi proposto à Assembleia fazer uma pequena homenagem a António Malhado, criar um jardim com o nome dele, tentando neste espaço criar um espaço lúdico, onde os utentes possam praticar desporto, criar umas hortas, para que se sintam mais úteis”.

Manuel Anastácio referiu ainda que faltam fazer algumas melhorias na instituição, no entanto solicitou um maior apoio à autarquia. “Toda a parte exterior foi melhorada, foi atribuído um subsídio à instituição, mas uma parte foi suportada pela mesma, e melhorámos equipamentos, de cozinha, quartos, casa de banho e iluminação e agora há pormenores que vão acontecendo, porque há coisas obsoletas que precisam de intervenção, mas tendo em conta a nossa condição financeira, pedimos apoio à Câmara para dar mais qualidade de vida aos nosso utentes”.

Rondão Almeida, presidente da Câmara de Elvas recorda que esta instituição foi a primeira do género, a nascer numa freguesia rural do concelho, e em boa hora isso aconteceu. “Valeu a pena o objetivo que tracei, para poder permitir a todas as pessoas das aldeias  passarem os seus últimos anos na sua terra, porque o que vim a encontrar em Elvas é que os lares da cidade estavam cheios, com grandes listas de espera, daí achei por conveniente fazer um grande investimento, e dotar todas as freguesias de lares, creches e centros de dia, e em boa hora o fiz”.

Quanto à homenagem feita a António Malhado adianta que esta “deveria ter sido feita em vida”, porque “foi bom para a população, desde a primeira hora que assumiu a presidência da junta, até à data em que lhe pedi para fundar a associação para poder gerir esta instituição”. Respondendo ao pedido de ajuda por parte da direção do lar, Rondão Almeida garante que “a área social é daquelas onde não haverá cortes, pelo contrário, será reforçada a partir do momento em que a Assembleia Municipal, na segunda-feira, aprove as grandes opções do plano”, sendo nesta área contemplados “investimento em termos de equipamentos, como de apoios sociais às pessoas que necessitem”.

Nesta homenagem, estiveram presentes alguns dos familiares do fundador da instituição. Rui Malhado, um dos filhos do homenageado refere que esta deveria ter sido feita antes, mas sente-se “agradado pela homenagem”.

De recordar que António Braçadas Malhado, fundador da Associação de Apoio à Infância e Terceira Idade de São Vicente, faleceu em fevereiro deste ano.