“Visita Guiada pelo Caminho da Igualdade”: reportagem especial da Rádio ELVAS

Em Dia da Pessoa com Deficiência, que se assinala esta sexta-feira, 3 de dezembro, a Rádio ELVAS apresenta a grande reportagem “Visita Guiada pelo Caminho da Igualdade”, realizada na Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Elvas.

Com 32 anos de existência, a APPACDM tem um total de sete respostas sociais para os cerca de 300 utentes dos concelhos de Elvas e Campo Maior.

Da cozinha, à carpintaria, passando pela lavandaria, onde os formandos aprendem um ofício, para, futuramente, ingressarem no mercado de trabalho; às atividades que são desenvolvidas, quer pelos utentes do Centro de Atividades Ocupacionais para a Inclusão, quer com aqueles que, no lar residencial, passam as 24 horas dos seus dias; nesta reportagem visita-se os quatro cantos da instituição e dá-se a conhecer todo o trabalho realizado.

Aqui, todos os dias, e com o trabalho de 17 técnicos, ao nível da psicologia, da psicomotricidade e de outras tantas terapias, assim como de dezenas de funcionários, se trilha, sobretudo, e dentro da diferença, um caminho pela igualdade.

Uma “Viagem Guiada pelo Caminho da Igualdade” é um trabalho que dá voz, não só a quem ali trabalha diariamente, mas como aos utentes que ali têm uma casa e uma segunda família.

A reportagem para ouvir na íntegra: