O presidente de Câmara Municipal de Estremoz, José Daniel Sádio, em comunicado, informou que os eventos Cozinha dos Ganhões e Passagem de Ano, previstos para o Parque de Feiras de Estremoz, são cancelados, tendo em conta o princípio da precaução e o superior interesse da Saúde Pública.
Foram realizadas reuniões para aferir dos riscos na realização dos eventos acima descritos e, devido às seguintes razões, o Município optou por cancela-los:
– A Resolução do Conselho de Ministros (RCM) nº 157/2021, de 27 de novembro, que, na sequência do agravamento da situação epidemiológica da COVID-19 declara Situação de Calamidade, no âmbito da Lei de Bases de Proteção Civil (LBPC), para todo o território nacional continental, das 00:00 horas do dia 01 de dezembro de 2021 até às 23:59 horas do dia 20 de março de 2022;
– A avaliação da evolução da situação epidemiológica em Portugal promovida pelas Autoridades de Saúde Pública;
– O quadro geral registado nas últimas horas em Portugal e no Mundo, agravado pelo surgimento de nova variante da COVID19;
– As conclusões resultantes da reunião da Sub- Comissão de Saúde Pública Restrita, que analisou o parecer relativo ao Evento – “Cozinha dos Ganhões 2021”, emitido pela Unidade de Saúde Pública – ACES – Alentejo Central;
– Os riscos subjacentes à realização de eventos em que se prevê grandes aglomerados populacionais.


A Associação Desportiva Ialbax participou ontem, domingo, dia 28, na Évora 21/27 Meia-Maratona.
O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes (na foto), participa amanhã, terça-feira, dia 30, na cerimónia de apresentação do projeto da Central Solar de Santas, na Herdade das Santas, no concelho de Monforte.
O concelho de Elvas registou, nas últimas 24 horas, a recuperarão de um doente Covid.
A convite da administração da KEMET Electronics Portugal, o vice-presidente da Câmara Municipal de Évora, Alexandre Varela, visitou recentemente, as instalações desta unidade industrial, localizada no Parque Industrial da cidade.
A região Alentejo registou, nas últimas 24 horas, 37 novos casos de Covid-19 não havendo óbitos associados à doença.
Portugal regista hoje, segunda-feira, dia 29 de novembro, mais 1635 casos de Covid-19 e 13 óbitos associados à doença.
O Serviço Estremenho de Saúde (SES) prevê vacinar 85 mil crianças, com idades compreendidas entre os 5 e 11 anos, dentro de duas semanas.
O concelho de Campo Maior regista esta segunda-feira, dia 29, mais um caso de infeção por Covid-19 e a recuperação de três pessoas.
Foi em Agosto deste ano que o jovem Ricardo Godinho, com apenas 20 anos, decidiu abris a sua própria barbearia na Praça da Liberdade, na Terrugem.
A Godi Barber, na Terrugem, funciona de segunda-feira a sábado, das 10 às 13 horas e das 15 às 17.30 horas.
Bruno Martins é o cabeça de lista do Bloco de esquerda (BE), pelo círculo eleitoral de Évora, nas Eleições Legislativas de 30 de janeiro. A Mesa Nacional do BE aprovou, sob proposta da Assembleia de Aderentes do BE do distrito de Évora.
A atleta elvense Raquel Trabuco (na foto) venceu os 10 quilómetros da Meia-Maratona de Évora, disputados ontem, domingo, dia 28.
A equipa do Barbaris BTT Team marcou presença, com sete atletas, na prova de 10 quilómetros da Meia-Maratona de Évora.
O passeio em frente ao Mercado da Casa das Barcas, foi requalificado, recentemente, no âmbito da obra da Avenida 14 de Janeiro.
Na sequência da notícia que dava conta de que as crianças do concelho não teriam prenda de natal este ano oferecida pelo município, Tatiana de Oliveira, quando se apercebeu dessa situação arregaçou as mangas e lançou uma iniciativa solidária.

Confrontado com a indignação dos elvenses, com o facto de não haver prendas para as crianças do concelho, por parte da autarquia, o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, começa por dizer que “é muito natural” que as pessoas se sintam assim uma vez que foi ele “um dos criadores de tudo aquilo que são os programas sociais, entre os quais, nesta época de Natal, entregar uma prenda às crianças e uma refeição aos trabalhadores da câmara municipal”.
À redação da Rádio ELVAS chegou a indignação de vários elvenses, nomeadamente de Maria Teresa Samarra, depois da notícia que dava conta que este ano, o município de Elvas não iria fazer a entrega de prendas às crianças das escolas do concelho, no entanto investiu 35 mil euros na iluminação de Natal, na cidade.