“Essa Terra que eu amo, Campo Maior” é o nome do livro que foi apresentado esta tarde de domingo, 28 de novembro, da autoria de Idaulina Borrega.
A apresentação baseou-se num espetáculo de revista à portuguesa, começando com uma conversa de café entre a autora e um amigo, de seguida tocaram as castanholas e pandeiretas e ouviram-se as vozes de um grupo que entra para cantar as saias de Campo Maior, fazendo alusão às vivências de Idaulina, no que às Festas do Povo diz respeito.
“Nervosa, mas feliz por ver o meu sonho realizado” foi o sentimento com que Idaulina apresentou este seu livro, onde estão retratas as suas vivências, enquanto campomaiorense. Quem ler o livro, segundo a autora, “fará uma viagem” pelas suas vivências e por outro tempos, “do trabalho, dificuldades”, entre outros, dando a conhecer “aos conterrâneos essas histórias, porque perde-se muita coisa e assim escrito um avô pode ler ao neto, a história de Campo Maior”.
A vereadora no município de Campo Maior, São Silveirinha escreveu o prefácio do livro, tendo em conta “a amizade” que tem com a autora e vê esta apresentação com grande satisfação, “pelo trabalho desenvolvido pela autora, porque nos dá uma visão muito peculiar do que se vivia nos anos 60/70, em Campo Maior”, pelo que este livro, a seu ver, é um “mimo para todos os camponeses, para todos os campomaiorenses”.
O Comendador Rui Nabeiro afirma que Idaulina é uma pessoa de quem muito gosta, e para si “é uma alegria vê-la escrever”. Tendo em conta que o livro fala sobre Campo Maior Rui Nabeiro diz que “quando se fala com o coração, fala-se com tudo, principalmente quando se fala da própria terra”.
A apresentação do livro de Idaulina Borrega decorreu no Centro cultural de Campo Maior.


O Centro de Negócios Transfronteiriço, em Elvas, esteve, durante este fim de semana, em regime de “Casa Aberta”, para administrar a dose de reforço da Covid-19 e também a vacina da Gripe, tendo-se registado uma grande afluência.

O Centro Escolar de Nisa tem hasteada a Bandeira Verde Eco-Escolas, desde o passado dia 23. O ato simbólico para ver subir a bandeira neste estabelecimento de ensino teve as presenças do vereador do Pelouro da Educação, Dinis Serra, do diretor do Agrupamento de Escolas, António Trigueiros, e da equipa do projeto.
O presidente da Comissão de Mototurismo da Federação de Motociclismo de Portugal, António Manuel Francisco, esteve em Castelo de Vide, nesta quinta-feira dia 25, para confirmar a escolha da vila para paragem da maior prova de mototurismo em Portugal, a 24ª edição de Portugal de Lés-a-Lés, entre 9 a 12 de junho do próximo ano.
O concelho de Elvas não regista este domingo, 28 de novembro, novos casos de infeção por Covid-19, pelo que o número de casos ativos sobe para 13.
“O Elvas” Clube Alentejano de Desportos perdeu esta tarde de domingo, 28 de novembro, por 1-0 frente ao Atlético Clube de Pêro Pinheiro, em jogo da sétima jornada da primeira fase da Série E do Campeonato de Portugal.
Monsaraz, no concelho de Reguengos de Monsaraz, anuncia a iniciativa cultural “Monsaraz do Natal aos Reis”, até dia 5 de janeiro.
Teve lugar na passada quarta-feira, dia 24, a reunião com os líderes do projeto Laboratório da Paisagem da Câmara Municipal de Guimarães e com entidades e intervenientes relevantes do Município de Ponte de Sor, no qual foram ouvidas as opiniões e sugestões para a temática em questão, e que farão parte da discussão para o futuro plano de ação do Município no âmbito do programa CApt2.
Portugal regista este domingo, dia 28 de novembro, mais 2.897 casos de Covid-19 e 12 óbitos, associados à doença.
O Alentejo regista este domingo, 28 de novembro, 96 novos casos de Covid-19. Por outro lado, na região, hoje, não há registo de óbitos associados à doença.
A quarta jornada do campeonato distrital de infantis Sub-12 disputou-se ontem, sábado, dia 27 de novembro.
A Câmara Municipal de Évora relança o processo de requalificação da Escola Secundária André de Gouveia (ESAG). Após anos de insistência junto do Governo, para se concretizar a obra urgente de requalificação da ESAG.
O Curso de Dança Contemporânea do Projeto de Formação do Município de Campo Maior, promoveu ontem, sábado, 27 de novembro um conjunto de Workshops com o objetivo de dar a conhecer esta disciplina e aproximar a dança a públicos de todas as idades.
Depois de ontem o Clube Veradero Crosstourer Portugal ter visitado o Centro de Ciência do Café, este domingo, 28 de novembro, foi a vez do Museu Militar e Forte da Graça, em Elvas receberem este grupo de amantes do mototurismo.
O sexto Encontro de Minis e Padrinhos teve início esta manhã de domingo, 28 de novembro, em Elvas, com o objetivo de percorrer as várias freguesias do concelho, em carros da marca Mini e não só.


Portugal vai exigir um teste negativo, para quem cruzar a fronteira terrestre, já a partir do dia 1 de dezembro, tendo em conta as novas medidas anunciadas pelo Governo, para conter a propagação da pandemia.
Nesta época de frio, muitas famílias recorrem às lareiras, salamandras e braseiras como forma de aquecimento. Assim, a Câmara Municipal de Campo Maior alerta para a importância da colocação das cinzas, devidamente arrefecidas, nos contentores metálicos e identificados para o efeito.
O Cineteatro Municipal de Elvas recebe este domingo, 28 de novembro, mais uma iniciativa, organizada pela associação Um Coletivo.
Nas eleições diretas para a presidência do Partido Social Democrata (PSD) o atual líder, Rui Rio, foi reeleito com 52,5% dos votos contra 42,5% de Paulo Rangel.