Idaulina Borrega apresenta livro “Essa Terra que eu amo…Campo Maior”

“Essa Terra que eu amo, Campo Maior” é o nome do livro que foi apresentado esta tarde de domingo, 28 de novembro, da autoria de Idaulina Borrega.

A apresentação baseou-se num espetáculo de revista à portuguesa, começando com uma conversa de café entre a autora e um amigo, de seguida tocaram as castanholas e pandeiretas e ouviram-se as vozes de um grupo que entra para cantar as saias de Campo Maior, fazendo alusão às vivências de Idaulina, no que às Festas do Povo diz respeito.

“Nervosa, mas feliz por ver o meu sonho realizado” foi o sentimento com que Idaulina apresentou este seu livro, onde estão retratas as suas vivências, enquanto campomaiorense. Quem ler o livro, segundo a autora, “fará uma viagem” pelas suas vivências e por outro tempos, “do trabalho, dificuldades”, entre outros, dando a conhecer “aos conterrâneos essas histórias, porque perde-se muita coisa e assim escrito um avô pode ler ao neto, a história de Campo Maior”.

A vereadora no município de Campo Maior, São Silveirinha escreveu o prefácio do livro, tendo em conta “a amizade” que tem com a autora e vê esta apresentação com grande satisfação, “pelo trabalho desenvolvido pela autora, porque nos dá uma visão muito peculiar do que se vivia nos anos 60/70, em Campo Maior”, pelo que este livro, a seu ver, é um “mimo para todos os camponeses, para todos os campomaiorenses”.

O Comendador Rui Nabeiro afirma que Idaulina é uma pessoa de quem muito gosta, e para si “é uma alegria vê-la escrever”. Tendo em conta que o livro fala sobre Campo Maior Rui Nabeiro diz que “quando se fala com o coração, fala-se com tudo, principalmente quando se fala da própria terra”.

A apresentação do livro de Idaulina Borrega decorreu no Centro cultural de Campo Maior.

“Se refeições não foram servidas, faltou comunicação”, diz Hermenegildo Rodrigues

O Centro de Negócios Transfronteiriço, em Elvas, esteve, durante este fim de semana, em regime de “Casa Aberta”, para administrar a dose de reforço da Covid-19 e também a vacina da Gripe, tendo-se registado uma grande afluência.

As equipas da ULSNA, quer durante estes dois dias estiveram a trabalhar na vacinação, demonstraram à nossa reportagem o seu descontentamento por não haver aos domingos (nem em nos feriados) um local para poder comer ou aquecer comida trazida de casa, entre as 8 e as 17 horas.

O vereador no município de Elvas Hermenegildo Rodrigues esclareceu que existe “uma contratualização com a empresa que serve as refeições ao centro de convívio, instalado no CNT, para servir as refeições a todos os funcionários que prestam serviços na vacinação. Neste momento, a empresa ainda tem pagas, e não servidas, mais de 200 refeições. Se não foram servidas, é porque a informação das refeições que tinham que ser servidas não chegou à empresa”.

Hermenegildo Rodrigues “aquilo que transitou do antecedente continua. O que acontece é que, o volume de vacinação foi diminuindo e o número de horas no CNT também, pelo que entenderam os profissionais que não se justificava servir as refeições porque dava tempo para irem aos seus domicílios ou onde entendessem fazer a sua refeição”.

Nisa hasteou Bandeira Verde Eco-Escolas

O Centro Escolar de Nisa tem hasteada a Bandeira Verde Eco-Escolas, desde o passado dia 23. O ato simbólico para ver subir a bandeira neste estabelecimento de ensino teve as presenças do vereador do Pelouro da Educação, Dinis Serra, do diretor do Agrupamento de Escolas, António Trigueiros, e da equipa do projeto.

O objetivo desta iniciativa foi reconhecer o trabalho de todos os que contribuíram para tornar mais sustentável o dia-a-dia da escola e da comunidade do concelho de Nisa. Este ato simbólico de um projeto que envolve alunos, professores, Agrupamento de Escolas e a Câmara Municipal da Nisa culmina a atribuição do galardão, por parte da Associação Bandeira Azul da Europa, que valoriza e reconhece o trabalho desenvolvido no âmbito da Educação Ambiental.

2300 pessoas em Castelo de Vide no Portugal de Lés-a-Lés

O presidente da Comissão de Mototurismo da Federação de Motociclismo de Portugal, António Manuel Francisco, esteve em Castelo de Vide, nesta quinta-feira dia 25, para confirmar a escolha da vila para paragem da maior prova de mototurismo em Portugal, a 24ª edição de Portugal de Lés-a-Lés, entre 9 a 12 de junho do próximo ano.
“A excelente relação com a Câmara Municipal e com a comunidade foram”, segundo o Município castelovidense, “fatores decisivos para a organização garantir o sucesso que se deseja neste encontro, que já granjeou fama além fronteiras e é uma prova maior do mototurismo internacional”.
António Pita, presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, está confiante: “vamos todos estar preparados e dar o nosso melhor para receber duas mil motos e cerca de 2300 participantes, que irão conhecer a região para, mais tarde certamente, voltarem em passeio”, afirma o autarca.

Elvas sem novos casos Covid este domingo

O concelho de Elvas não regista este domingo, 28 de novembro, novos casos de infeção por Covid-19, pelo que o número de casos ativos sobe para 13.

Desde o início da pandemia, o concelho registou 1.798 casos positivos, 29 óbitos e 1.756 altas.

“O Elvas” perde por 1-0 em Pêro Pinheiro

“O Elvas” Clube Alentejano de Desportos perdeu esta tarde de domingo, 28 de novembro, por 1-0 frente ao Atlético Clube de Pêro Pinheiro, em jogo da sétima jornada da primeira fase da Série E do Campeonato de Portugal.

O golo que ditou a vitória da equipa da casa foi marcado aos 72 minutos, por Tiago Luís. Em especial na segunda parte e antes de sofrer o golo, os alentejanos desperdiçaram boas ocasiões para marcar.

Os azuis-e-ouro voltam a entrar em campo no próximo domingo, 5 de dezembro, frente ao Operário Ideal.

Resultados completos da 7ª jornada: Pêro Pinheiro, 1 –  O Elvas, 0; Sintrense, 2- Belenenses, 1; Coruchense, 0- Sacavenense, 1; Operário Lagoa, 1 – Loures, 2; Rabo de Peixe, 2 –  Sporting Ideal, 2.

Classificação: 1º Pêro Pinheiro 16 pontos; 2º Loures 12 pontos; 3º Sintrense 11 pontos; 4ºs Ideal e Belenenses 9 pontos; 6ºs Lagoa, Coruchense, Sacavenense e “O Elvas” 8 pontos; e 10º Rabo de Peixe 6 pontos.

Monsaraz do Natal aos Reis, de 1 de dezembro a 5 de janeiro

Monsaraz, no concelho de Reguengos de Monsaraz, anuncia a iniciativa cultural “Monsaraz do Natal aos Reis”, até dia 5 de janeiro.
Para o feriado de 1 de dezembro (quarta-feira), às 11.30 horas, é anunciada a abertura do presépio e atuação do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, nas ruas de Monsaraz; o presépio tem figuras e ocupa as principais ruas e praças de Monsaraz.
A 18 de dezembro, sábado, às 17 horas, atuam o Dueto de Guitarras de Évora, com José Farinha e João Macedo, e o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, na Igreja de Santiago.
Por fim, a 5 de janeiro, às 19 horas, o programa é de Cante de Reis, com o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, nas ruas de Monsaraz.

Ponte de Sor e mais sete municípios na circularidade da água

Teve lugar na passada quarta-feira, dia 24, a reunião com os líderes do projeto Laboratório da Paisagem da Câmara Municipal de Guimarães e com entidades e intervenientes relevantes do Município de Ponte de Sor, no qual foram ouvidas as opiniões e sugestões para a temática em questão, e que farão parte da discussão para o futuro plano de ação do Município no âmbito do programa CApt2.
“CApt2 – Circularidade da água, por todos e para todos”, assim se designa a candidatura aprovada no âmbito da Iniciativa Nacional Cidades Circulares (InC2), da Direção Geral do Território na área temática do Ciclo Urbano da Água e ao qual o Município de Ponte de Sor se candidatou e foi um dos oito municípios que ganharam a candidatura.
O projeto apresentado aponta ao desenvolvimento de um modelo de governança local, que integra os diferentes agentes responsáveis pela gestão da água e inclui o cidadão como indutor de transformação para um modelo circular e participativo. Pretende, igualmente, contribuir para as políticas de gestão da água e a orientação dos municípios na transição para uma economia circular, mas também para a criação de sinergias entre os parceiros e a promoção da formação e capacitação ambiental de todos os atores do Ciclo Urbano da Água, incluindo o cidadão.
A rede de oito municípios CApt2 é liderada pelo Laboratório da Paisagem de Guimarães, um centro de investigação e educação na área da sustentabilidade, e é participado pela Câmara Municipal de Guimarães e os municípios de Águeda, Lagoa (Açores), Loulé, Mértola, Oeiras, Oliveira de Frades e Ponte de Sor.

Portugal com mais 2.897 casos Covid e 12 mortes

Portugal regista este domingo, dia 28 de novembro, mais 2.897 casos de Covid-19 e 12 óbitos, associados à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 857 casos de recuperação.

Em todo o território nacional, há 764 doentes internados, mais 56 que ontem, 104 em unidades de cuidados intensivos.

Desde o início da pandemia, Portugal registou 1.142.8707 casos de infeção, 18.417 mortes e 1.070.573 altas.

Alentejo tem mais 96 casos de Covid-19

O Alentejo regista este domingo, 28 de novembro, 96 novos casos de Covid-19. Por outro lado, na região, hoje, não há registo de óbitos associados à doença.

Na região, desde o início da pandemia, já foram reportados 42.221 casos de infeção 1.061 mortes.

Sub-12: Elvenses empatam e “O Elvas” perde nesta jornada

A quarta jornada do campeonato distrital de infantis Sub-12 disputou-se ontem, sábado, dia 27 de novembro.

“O Elvas” Clube Alentejano de Desportos perdeu por 3-2, frente ao Sporting Clube Campomaiorense e o Clube de Futebol “Os Elvenses” empatou a uma bola frente ao Estrela de Portalegre. Ainda na mesma jornada, o Portalegrense A perdeu por 1-3 frente ao Arronches, e o Nisa e Benfica venceu por 2-1 o Portalegrense B.

Évora quer requalificar uma escola secundária

A Câmara Municipal de Évora relança o processo de requalificação da Escola Secundária André de Gouveia (ESAG). Após anos de insistência junto do Governo, para se concretizar a obra urgente de requalificação da ESAG.

Com base numa proposta feita pelos vereadores eleitos pelo PS, foi consensualizada e aprovada por unanimidade uma posição da Câmara Municipal em que se propõe o relançamento do processo, através da cooperação entre o Município e o Ministério da Educação, de forma a mobilizar financiamentos da União Europeia e a dar urgência à elaboração do projeto técnico e, posteriormente, à obra.

Nesta sessão, foi aprovada por unanimidade a abertura de concurso para constituição de direito de superfície para construção e exploração de um estádio de futebol, em parcela de terreno municipal em Évora. Esta proposta, apresentada pelo presidente da Câmara Municipal, foi consensualizada ainda no anterior mandato.

Workshop de dança contemporânea decorre no Centro Cultural de Campo Maior

O Curso de Dança Contemporânea do Projeto de Formação do Município de Campo Maior, promoveu ontem, sábado, 27 de novembro um conjunto de Workshops com o objetivo de dar a conhecer esta disciplina e aproximar a dança a públicos de todas as idades.
Dirigidos pela professora Maria Lama, esta série de Workshops, inserida na programação do 18.º Aniversário do Centro Cultural, permitiu aos participantes ficar a conhecer o trabalho realizado pelos diferentes grupos que compõe o projeto.
A atividade decorreu no Centro Cultural e teve a participação da vereadora São Silveirinha.

Museu Militar de Elvas recebe visita do Clube Varadero Crosstourer Portugal

Depois de ontem o Clube Veradero Crosstourer Portugal ter visitado o Centro de Ciência do Café, este domingo, 28 de novembro, foi a vez do Museu Militar e Forte da Graça, em Elvas receberem este grupo de amantes do mototurismo.

O clube está a comemorar os seus 21 anos e escolheu estas duas localidades para assinalar este aniversário. João Brízida, presidente do Clube explica que “não houve tempo para visitar mais”, para além destes três locais emblemáticos da cidade.

Quanto à estadia considera que “foi boa”, tendo em conta o que estão habituados, e relembra que com a pandemia este tipo de convívios não têm sido muitos, mas conseguiram ir juntando os membros do clube, em piqueniques, uma vez que não deu para mais”, adianta.

Clube Veradero Crosstourer Portugal escolheu Elvas e Campo Maior para comemorar os 21 anos do clube.

Encontro de Minis e Padrinhos em Elvas (c/fotos e vídeo)

O sexto Encontro de Minis e Padrinhos teve início esta manhã de domingo, 28 de novembro, em Elvas, com o objetivo de percorrer as várias freguesias do concelho, em carros da marca Mini e não só.

Eduardo Cristiano faz parte da iniciativa e explica que se trata de “um encontro não só de amantes de minis, mas também de outras marcas, porque era desagradável ser só para quem tem minis, pelo que é um pequeno convívio, que contempla as freguesias, uma visita ao Museu de Etnografia António Tomás Pires, e um almoço, num restaurante da cidade”.

O passeio teve início no Rossio de São Francisco e percorre as as freguesias do concelho.

Rádio ELVAS relata o jogo de “O Elvas” em Pêro Pinheiro

Foto arquivo

“O Elvas” CAD desloca-se a Pêro Pinheiro, neste domingo dia 28, ao campo do líder da Série E do Campeonato de Portugal. A partida está marcada para as 15 horas e integra a sétima jornada da primeira fase desta prova.

Para além deste, os jogos desta ronda são os seguintes: Sintrense-Belenenses, Coruchense-Sacavenense (ambos às 15 horas), Lagoa-Loures e Rabo de Peixe-Ideal (ambos às 16 horas).

A Rádio ELVAS, entre as 14 e as 18.30 horas, apresenta o seu espaço desportivo, numa emissão com Carlos Falcato e António Ferreira Góis, com as atenções centradas na deslocação dos azuis-e-ouro a Pêro Pinheiro, onde asseguramos relato e reportagem.

Elvas, Campo Maior e Arronches preocupados com testes na fronteira

Portugal vai exigir um teste negativo, para quem cruzar a fronteira terrestre, já a partir do dia 1 de dezembro, tendo em conta as novas medidas anunciadas pelo Governo, para conter a propagação da pandemia.

As fronteiras não serão restabelecidas, mas ao que a Rádio ELVAS apurou haverá controlos móveis aleatórios relativamente ao cumprimento da obrigação de testagem, remetendo a Resolução do Conselho de Ministros de quinta–feira para o despacho do Ministério de Administração Interna (MAI) que regulará a aplicação destas medidas.

Nas relações transfronteiriças há laços familiares, comerciais, laborais e de lazer que ligam os dois países ibéricos, sendo muito comum haver quem do Alentejo se desloque diariamente à Estremadura espanhola e vice versa, basta dizer que no caso de Elvas e Badajoz, entre estas duas cidades, há apenas 10 kms de distancia.

A necessidade de apresentação de testes não só dificultará este transito transfronteiriço como afeta mais uma vez o comercio, a restauração e a hotelaria das regiões de fronteira.

O presidente da Câmara de Elvas, José Rondão Almeida, afirmou à Rádio ELVAS que “estas medidas irão prejudicar a restauração e hotelaria elvense”. Rondão “contesta todas estas medidas” e “apela a todas as entidades que tenham em atenção estas localidades fronteiriças, cuja economia está muito ligada e gere-se com essa passagem de espanhóis até Portugal”.

No caso de Campo Maior, o presidente da Câmara Municipal, Luís Rosinha, “aguarda a legislação (despacho do MAI), uma vez que o que foi dito pelo senhor ministro da Administração Interna é que poderão ser feitos controlos aleatórios e numa dimensão pedagógica. Teremos de aguardar para ver que efeito terá nos municípios de fronteira. Devemos recordar que recentemente tivemos as fronteiras fechadas”.

Já em Arronches, outro município de fronteira no distrito de Portalegre, João Crespo considera que “esta medida vai condicionar o movimento transfronteiriço e criar alguns obstáculos. Deve ter-se muito cuidado e com ponderação para evitar prejudicar as relações diárias entre os dois lados da fronteira”. O autarca de Arronches reconhece “independentemente de ser justo ou não, estamos num período de pandemia, mas ínsito que deve ser ponderado para não prejudicar quem passa a fronteira com regularidade”.

Na zona raiana, a necessidade de testagem está a criar apreensão nos concelhos portugueses colados a Espanha e que tem intensas relações transfronteiriças.

A Rádio ELVAS sabe que o despacho do MAI deverá contemplar as exceções ocorridas aquando dos dois restabelecimentos de fronteiras com Espanha, ao nível dos trabalhadores transfronteiriços e dos transportes internacionais de mercadorias, embora quer comerciantes em geral, quer empresários da restauração e hotelaria em particular, nos tenham manifestado bastante apreensão quanto as estas novas medidas.

Campo Maior aconselha cinzas nos contentores metálicos

Nesta época de frio, muitas famílias recorrem às lareiras, salamandras e braseiras como forma de aquecimento. Assim, a Câmara Municipal de Campo Maior alerta para a importância da colocação das cinzas, devidamente arrefecidas, nos contentores metálicos e identificados para o efeito.

Neste sentido, a autarquia apela à compreensão de todos para que não depositem cinzas quentes ou brasas nos contentores, sobretudo de plástico, devido ao perigo de entrar em combustão, junto com outros resíduos e resultar daí um incêndio, com os riscos decorrentes para a população e para o ambiente.
Para que tal não aconteça, a Câmara de Campo Maior deixa algumas medidas preventivas simples a ter em consideração: ao limpar a lareira, salamandra, braseiro ou fogareiro, não deite as cinzas fora de imediato; guarde-as num recipiente metálico ao ar livre durante um ou dois dias, para que arrefeçam; deposite as cinzas arrefecidas nos contentores metálicos existentes para o efeito.
Por razões de higiene e saúde pública, deposite sempre o lixo doméstico devidamente ensacado, nos restantes contentores de resíduos sólidos urbanos (lixo) e não no contentor das cinzas. O Município campomaiorense entende que este é o caminho para “uma vila mais limpa e segura”.

Espetáculo “1940. Manuscrito encontrado en el olvido” esta tarde em Elvas

O Cineteatro Municipal de Elvas recebe este domingo, 28 de novembro, mais uma iniciativa, organizada pela associação Um Coletivo.

Depois de ontem se ter realizado um espetáculo criado pela companhia Escola de Mulheres, fundada por Fernanda Lapa, intitulado “A Loucura é o mais credível oráculo”. Hoje, domingo, dia 28, pela seis da tarde, Elvas recebe um espetáculo inserido no circuito mostra Espanha, denominado “1940. Manuscrito encontrado en el olvido”.

Rio vence diretas do PSD em Elvas houve empate

Nas eleições diretas para a presidência do Partido Social Democrata (PSD) o atual líder, Rui Rio, foi reeleito com 52,5% dos votos contra 42,5% de Paulo Rangel.

Em Elvas, registou-se um empate, já que dos 23 votos registados, cinco foram abstenções e os restantes 18 foram divididos pelos dois candidatos a sufrágio: nove para cada um.

No vizinho concelho de Campo Maior, venceu Rui Rio, tal como no caso de Portalegre, a maior secção, com 107 inscritos. No distrito, Rio venceu em oito concelhos, mas Rangel teve mais quatro votos no total distrital.