Campo Maior aconselha cinzas nos contentores metálicos

Nesta época de frio, muitas famílias recorrem às lareiras, salamandras e braseiras como forma de aquecimento. Assim, a Câmara Municipal de Campo Maior alerta para a importância da colocação das cinzas, devidamente arrefecidas, nos contentores metálicos e identificados para o efeito.

Neste sentido, a autarquia apela à compreensão de todos para que não depositem cinzas quentes ou brasas nos contentores, sobretudo de plástico, devido ao perigo de entrar em combustão, junto com outros resíduos e resultar daí um incêndio, com os riscos decorrentes para a população e para o ambiente.
Para que tal não aconteça, a Câmara de Campo Maior deixa algumas medidas preventivas simples a ter em consideração: ao limpar a lareira, salamandra, braseiro ou fogareiro, não deite as cinzas fora de imediato; guarde-as num recipiente metálico ao ar livre durante um ou dois dias, para que arrefeçam; deposite as cinzas arrefecidas nos contentores metálicos existentes para o efeito.
Por razões de higiene e saúde pública, deposite sempre o lixo doméstico devidamente ensacado, nos restantes contentores de resíduos sólidos urbanos (lixo) e não no contentor das cinzas. O Município campomaiorense entende que este é o caminho para “uma vila mais limpa e segura”.