Novo comandante de Campo Maior quer aproximar população dos Bombeiros

Paulo Moreiras é o atual comandante dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior, depois de ter sido nomeado, no passado dia 15, pela Direção da Associação e Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Aos nossos microfones, Paulo Moreiras afirma que, depois de pouco mais de um ano afastado dos bombeiros, surgiu esta proposta, uma vez que Miguel Carvalho o anterior comandante demonstrou vontade em abandonar estas funções, por questões pessoais. “Esta nomeação surge da necessidade que existia por parte do anterior comandante em cessar funções, por questões pessoais, e surge o meu nome, dado que até estava há pouco mais de um ano afastado dos bombeiros, para dar um apoio na corporação de Campo Maior”.

Quanto aos seus objetivos para a corporação, Paulo Moreiras afirma que pretende chamar a população, novamente, para os bombeiros, assim como aumentar o número de operacionais. “Esta corporação, nos últimos anos não tem atravessado momentos fáceis, fruto da conjuntura atual, no que diz respeito ao voluntariado, mas de algumas situações menos corretas e problemas que a corporação atravessou, pelo que defini um conjunto de objetivos que propus à direção e esta, viu neles uma linha coerente que pretendiam”.

“A corporação está extremamente reduzida quer no que diz respeito aos profissionais da associação, quer aos voluntários, temos que mudar a mentalidade da população, virá-la novamente para os seus bombeiros, nos últimos anos tem estado de costas para a corporação e só se lembram quando faz falta, mas isso é um mal da própria cultura portuguesa”, refere Paulo Moreiras.

A escola de estagiários que abriu neste mês, é para Paulo Moreiras “uma forma de aumentar o efetivo, quer profissional, quer voluntário”. A questão dos profissionais da associação “é algo que temos tentado resolver porque não é fácil, todos os dias somos solicitados para um serie de transportes para os hospitais centrais e, nestes últimos tempos a recusa deste tipo de serviços era algo banal, pelo que temos que inverter este sentido porque quer queiramos quer não, uma corporação tem de prestar o socorro, mas não temos financiamento próprio para o fazer e temos que recorrer ao transporte de doentes porque só assim conseguimos fazer a prestação de socorro à população”.

Paulo Moreiras esteve ao serviço dos Bombeiros de Elvas, como segundo comandante, assumindo que, “apesar desses últimos tempos terem sido um tanto ou quanto conturbados”, dessa experiência aprendeu “algo muito bom e fizemos um excelente trabalho” e “vou levar alguns desses ensinamentos para tentar, se possível aplicar e melhorar, em Campo Maior”, tendo em conta a sua ideologia própria, que irá transmitir aos elementos da corporação. O objetivo “é rumar para o mesmo lado porque o objetivo principal é prestação de socorro à população de Campo Maior”, adianta ainda.

Questionado sobre como poderá chamar a população de novo para a corporação, o comandante afirma que esta tem de abrir as portas e mostrar às pessoas qual a sua realidade. Paulo Moreiras diz que está a ser feita “uma mudança de paradigma, porque o que era feito em Campo Maior era uma solicitação de apoios financeiros para dar determinado tipo de resposta, pelo que quer mostrar resultados, por mais ténues e frágeis que possam ser, para que se entenda que quem estiver com a corporação, não verá as suas expectativas defraudadas”. “Não pedir só por pedir, mas sim demonstrar que somos capazes, temos capital humano, temos essa vontade e a população de uma forma natural vai querer associar-se a apoiar o seus bombeiros”, garante o comandante.

Neste momento a corporação conta com 30 operacionais, pelo que a resposta a todas as solicitações “não é fácil de gerir nem dar a resposta”, pelo que Paulo Moreiras considera que “estes não serão tempos fáceis”, nem é um “santo milagreiro”, no entanto “se tivermos vontade de trabalhar poderemos levar o barco a bom porto”, sendo este um projeto a desenvolver em alguns anos.

Paulo Moreiras que é oficialmente o comandante dos Bombeiros de Campo Maior, funções que eram anteriormente assumidas por Miguel Carvalho.