Évora Capital Europeia da Cultura entrega candidatura

A candidatura e Évora a Capital Europeia da Cultura 2027 foi entregue nesta terça-feira, dia 23. O programa privilegia a criação de projetos de artistas e organizações locais, promovendo o tecido cultural de Évora e do Alentejo a nível nacional e internacional.
Foi escolhida para mote a palavra alentejana “vagar”, com a qual Évora 2027 pretende tornar a cidade e a região num centro de cultura e de pensamento sobre a ação da Humanidade a partir da cultura holística do Alentejo.
“Com esta candidatura, pretendemos valorizar a autenticidade e diversidade da identidade cultural do Alentejo. A nossa estratégia consiste num conjunto de projetos culturais de reabilitação de património, de revitalização de equipamentos e de ligação a outras cidades europeias que já estão em curso e que fazem parte do Plano de Desenvolvimento Estratégico para 2030. Acreditamos que o título de Capital Europeia da Cultura em 2027 permitirá reforçar a continuidade nesta aposta no setor cultural e criativo”, referiu Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara Municipal de Évora.
O dossiê da candidatura será disponibilizado publicamente após a audiência com o júri em data a anunciar pelo Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais, tal como exigido pelo regulamento. Brevemente, a Equipa de Missão de Évora 2027, coordenada por Paula Mota Garcia, vai lançar uma segunda vaga de encontros distribuídos pela cidade e Alentejo Central com o objetivo de partilhar os próximos passos e desenvolvimentos da candidatura.
A candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027 é da responsabilidade da Comissão Executiva “Évora 2027”, liderada pela Câmara Municipal de Évora e constituída pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, Universidade de Évora, Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, Turismo do Alentejo, Fundação Eugénio de Almeida e Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo.