Elvas com orçamento de 24 milhões que pode ir a 30

A Câmara Municipal de Elvas aprovou, esta quarta-feira, dia 24 de novembro, em reunião de câmara, um orçamento inicial para 2022 de 24 milhões de euros, mas que poderá chegar aos 30 milhões, graças, por exemplo, à contrapartida dos fundos comunitários para as obras realizadas.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, “foi tomada uma decisão bastante importante que consiste na manutenção dos valores a aplicar nas taxas municipais, como é o caso, por exemplo, da derrama ou IMI”. No decorrer da sessão, o autarca referiu que “gostaria de cumprir o que disse na campanha, de baixar o valor cobrado, mas, devido à situação financeira da autarquia, não é possível fazer mexidas nos valores”.

No próximo ano, segundo o autarca, a Câmara de Elvas vai tentar “aproveitar todos os programas existentes que possam dar financiamento a fundo perdido, como é o caso do programa assinado com o IRUH, no valor de 22 milhões de euros, para recuperação de habitações e colocação de agregados familiares. Pensamos fazer um grande investimento no parque industrial e queremos apostar no antigo lar de Santa Eulália, o que poderá vir a criar mais postos de trabalho e dar resposta às necessidades dos utentes”.

O ponto 4.13 da reunião de câmara, relacionado com as Grandes Opções do Plano, Orçamento e Mapa de Pessoal para 2022, foi aprovado por unanimidade.

Paula Calado, vereadora eleita pela coligação PSD/CDS-PP, explica que a decisão de votar a favor deste orçamento resultou de “muitas horas de reuniões internas em que analisámos toda a situação financeira da câmara. Tudo aquilo que eu propus foi aceite e todas a questões me foram explicadas devidamente”. A vereadora lamenta mas compreende “o pouco apoio e incentivo aos empresários contemplado neste orçamento, uma vez que a autarquia tem de ter “capital próprio para poder aceder aos fundos do PRR”.

A Rádio ELVAS tentou obter declarações por parte dos vereadores do Partido Socialista, mas não foi possível. No entanto, no decorrer da reunião de câmara, os eleitos socialistas consideraram que este orçamento é real e que se adequa à situação do país e da autarquia, dando um voto de confiança ao executivo ao votarem a favor, uma vez que as ideias apresentadas pelo partido constam no orçamento.

Borba inaugura novo relvado no feriado de dia 1

A obra de implantação do novo relvado sintético do Campo Municipal de Borba está concluída e vai ser inaugurada a 1 de dezembro.

O Município de Borba e o Sport Clube Borbense convidam a população para a cerimónia de inauguração do novo relvado sintético, marcada para o feriado de 1 de dezembro, quarta-feira, ao meio-dia.

O programa, além da cerimónia inaugural, inclui ainda um jogo de futebol, na categoria de benjamins, entre o Borbense e o Bencatelense, às 10.30 horas, a atuação da Banda do Centro Cultural de Borba às 12.30 horas e o convívio “Joga-à-Bola”, de futebol, na categoria de petizes, às 15 horas.

Câmara de Castelo de Vide apela à compra no comércio local

A Câmara Municipal de Castelo de Vide, na sua reunião desta quarta-feira, dia 17, deliberou aplicar o dinheiro habitualmente gasto no tradicional convívio de Natal, que junta os trabalhadores da autarquia, colaboradores, aposentados e eleitos, em aquisições que sejam efetuadas no comércio local do concelho, durante esta quadra natalícia.
Assim, por um lado, evita-se a concentração de pessoas seguindo-se as recomendações da DGS e, por outro, promove-se a dinamização do comércio local, tal como já no ano transato aconteceu fruto da situação pandémica.
Os comerciantes interessados em aderir a esta iniciativa devem entregar o formulário próprio de adesão até ao próximo dia 30 de novembro na Câmara Municipal de Castelo de Vide.

Inscrições abertas para a Travessia Pedestre de São Mamede no domingo

Estão abertas as inscrições para a sétima etapa da 16ª Travessia Pedestre de São Mamede 2021, numa organização do Grupo de Ecologia e Desportos de Aventura (GEDA).

Esta última etapa decorre este domingo, 28 de novembro, e vai ligar a localidade espanholas de Bótoa a Ouguela, num total de 15 quilómetros, culminando com um almoço convívio no Centro Ambiental do Xévora, entre todos os participantes.

A partida do autocarro, com destino ao início da etapa, está marcada para as 7.30 horas, no jardim municipal de Campo Maior. As inscrições são limitadas, sendo o transporte garantido apenas às 35 primeiras inscrições. O valor da inscrição é de cinco euros, apenas para quem quer fazem o percurso, ou para quem quer só almoçar, já para aqueles que querem fazer o percurso e almoçar o valor total é de dez euros.

As inscrições podem ser feitas aqui.

Alentejo regista mais 186 casos Covid

A região Alentejo registou, nas últimas 24 horas, 186 novos casos de Covid-19 não havendo óbitos associados à doença.

Desde o início da pandemia, a região conta com 41 764 infetados e 1059 mortes.

Portugal ultrapassa barreira dos 3500 novos casos Covid

Portugal regista hoje, quarta-feira, dia 24 de novembro, mais 3773 casos de Covid-19 e 17 óbitos associados à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se 1494 casos de recuperação.

Em todo o território nacional, há 681 doentes internados, mais 32, 105 em unidades de cuidados intensivos, mais 12.

Concerto de guitarra no dia 27 em Évora

Miramar, o projeto que une Frankie Chavez e Peixe num trabalho de exploração em torno da guitarra, visita Évora, no próximo dia 27 (sábado) para um concerto especial, em que a música  terá como pano de fundo o património histórico português, marcado para as 19.30 horas.

A apresentação de um concerto instrumental, com dois intérpretes da guitarra, ambos com  uma sonoridade muito própria, terá como objetivo levar o público a disfrutar de um belíssimo espetáculo, num espaço com história, juntando assim os dois universos.

A apresentação está marcada para o Convento do Espinheiro, e a entrada é livre de acordo com a lotação do espaço, pelo que é necessário reservar lugar. Para mais informações e reservas, por favor, contacte o 266 788 200 ou reservas@conventodoespinheiro.com.

Anuncia-se o cumprimento das normas sanitárias de acordo com as medidas decretadas pela Direção-Geral da Saúde. Este espetáculo realiza-se no âmbito do programa Garantir Cultura.

Sopas para todos os gostos no Festival Solidário de Monforte (c/vídeo)

O mercado municipal de Monforte acolheu esta quarta-feira, dia 24, a 5ª edição do Festival de Sopas Solidárias, numa organização do CLDS Agir 4G Monforte.

Sopa de cação, feijão ou grão foram algumas das disponíveis no evento que pretende “angariar verbas, que serão distribuídas equitativamente pelas instituições de solidariedade social do concelho”, de acordo com Gonçalo Lagem, presidente da Câmara Municipal de Monforte.

Veja o vídeo deste festival:

Luís Represas no Vila Galé Collection Elvas

O Vila Galé Collection Elvas recebe, entre os dias 26 e 28 de novembro, o primeiro evento da iniciativa “Um fim-de-semana com…” no qual Luís Represas convida amigos e fãs a fazerem parte desta experiência única onde irão viver momentos inesquecíveis num ambiente intimo e exclusivo.

Este projeto trata-se de uma experiência de três dias onde haverá tempo para conhecer pessoalmente o seu ídolo, num ambiente intimista e acolhedor.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

“Um fim-de-semana com Luís Represas” conta, para além de um momento musical, com uma experiência gastronómica alentejana, com pratos típicos da região, com momentos para poder ouvir as histórias, as canções e as curiosidades da vida artística do cantor e ainda uma sugestão de um passeio por esta cidade cheia de história.

Para fazer parte deste evento os preços vão desde 290€ por pessoa e incluem duas noites de alojamento no hotel com pequeno-almoço, dois jantares exclusivos com entrada, prato principal, sobremesas e bebidas, participação nas atividades com Luís Represas e seguro de viagem. As bebidas consumidas no Bar Conde de Lippe não estão incluídas.

[/shc_shortcode]

Restaurantes e bares da Extremadura sem restrições horárias nem de lotação

A Estremadura espanhola encontra-se agora em situação de baixo risco, uma vez que a incidência acumulada, a 14 dias, oscila entre os 50 e 100 casos, por cada 100 mil habitantes.

Além disso, as opções possíveis de aplicar novos limites ao setor da hotelaria, que estavam sobre a mesa, foram finalmente descartadas. Desta forma, o interior da hotelaria deixa de encerrar até às 23 horas, e não se fará o encerramento à diversão noturna à uma da manhã. Nos locais de hotelaria, como restaurantes, bares ou cafés, não haverá já restrições de ocupação máxima de mesas até dez pessoas ou os 50% de lotação, no seu interior.

Foram estas as medidas aprovadas esta terça-feira, na Comissão de Saúde Pública, em que estiveram representadas as comunidades autónomas e do Ministério, tendo sido dada luz verde ao fim das restrições.

A ministra da Saúde, Carolina Darias, assegurou que “Espanha não está numa situação similar à de outros países europeus, que estão a enfrentar uma nova vaga muito grave, como a Alemanha ou Áustria”, onde o nível de vacinação é menor.

De recordar que a Junta da Extremadura já se tinha mostrado contra a aplicação de limitações. O conselheiro da Saúde e dos Serviços Sociais da Extremadura, José María Vergeles afirmou que seria necessário “restringir aqueles comportamentos dentro dos locais que permitem mais ajuntamentos, como os bares, mas tem que ser com taxas de incidência que gerem níveis de gravidade significativos”. “Com o alto nível de vacinação que existe, medidas drásticas não serão tomadas, a menos que seja estritamente necessário”, referiu o conselheiro.

A realidade é que neste momento nenhuma das oito áreas de saúde da Extremadura tem uma incidência cumulativa, a 14 dias superior a 100 casos, pelo que toda a região permanece sob baixo risco (a nível nacional a incidência é de 250 casos, risco médio).

Paulo Moreiras nomeado comandante dos Bombeiros de Campo Maior

Paulo Moreiras foi já nomeado comandante da corporação dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior, sucedendo nas funções a Miguel Carvalho, tal como noticiámos anteriormente (ver aqui).

A nomeação para comandante foi feita pela Direção da Associação e homologado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, no passado dia 15.

De recordar que Paulo Moreiras foi segundo comandante dos Bombeiros de Elvas e, em Campo Maior, assumia já as funções de comandante interino, sendo que agora é o comandante da corporação campomaiorense.

Faltam camas na Medicina Interna do hospital de Portalegre

O aumento dos casos de infeção respiratórias nas últimas semanas, tem deixado a ala de Medicina Interna do hospital de Portalegre sem camas disponíveis.

Hugo Capote, presidente do Conselho Sub-Regional de Portalegre da Ordem dos Médicos, refere que “o número de vagas que o hospital tem não é compatível com as necessidades do distrito. Já há doentes internados no Serviço de Observação e, quando essas camas também não chegam, há doentes em macas nos corredores, como, infelizmente, vemos em reportagens em vários hospitais do país”.

Com o aumento significativo dos casos de infeção por Covid-19, Hugo Capote considera que “o hospital vai ter de aumentar o número de camas para estes doentes. Com esse aumento de camas Covid, elas vão ter que ser retiradas de outras alas”. Para o médico, “o desejável seria que existisse um maior complemento entres os hospitais de Portalegre e Elvas”.

No que diz respeito aos profissionais de saúde, Hugo Capote (na foto) refere que em situações normais, “já deveria estar mais um médico escalado na ala de Medicina Interna. Com a questão da Covid-19 e a necessidade de haver médicos, enfermeiros e assistentes operacionais destinados apenas a esses doentes, quem se dirigir às urgências do hospital de Portalegre vai enfrentar longas filas de espera”, avisa o médico.

A Rádio ELVAS tentou obter declarações por parte da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, mas não foi possível.

Alandroal com dois percursos no Festival de Caminhadas Transalentejo

Alandroal integra o Festival de Caminhadas Transalentejo com dois percursos no próximo sábado, dia 27 de novembro.

O percurso “À Conquista de Terena”, tem início marcado para as 10 horas, e “Sentinela do Guadiana – Juromenha”, para as 15 horas, A concentração é feita no início do percurso 30 minutos antes da partida.

Esta atividade surge da pareceria feita entre o Município de Alandroal e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo/Ribatejo, que começou há já alguns anos com o projeto TransAlentejo e em que foi incluído o percurso “À Conquista de Terena”. Esta pareceria continua agora com a inclusão do percurso Sentinela do Guadiana –Juromenha, desta feita na temática das rotas transfronteiriças no projeto Percursos Pedestres do Alqueva – TransAlentejo.

Com estes percursos, a Câmara de Alandroal pretende associar-se ao que é o maior Festival de Caminhadas de Portugal, cobrindo o único produto turístico infraestruturado em todo o Alentejo: o Turismo de Passeios Pedestres.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, junto do Posto de Turismo de Alandroal ou através do email pturismo.adl.dsscd@cm-alandroal.pt.

Euromilhões com jackpot de 163 milhões em jogo na sexta-feira

O concurso de ontem, 23 de novembro, do Euromilhões não teve totalistas, pelo que, na sexta-feira estará em jogo um jackpot de 163 milhões de euros.

O segundo prémio, de 397 mil euros, saiu a dois jogadores no estrangeiro, enquanto o terceiro, de 23 mil euros, contemplou oito apostadores, também fora de Portugal.

Para Portugal vem um quarto prémio, no valor de 1.445 euros, num total de 40.

A chave vencedora do sorteio de ontem é composta pelos números 17, 21, 36, 42 e 46 e as estrelas 7 e 10.

Seminário da PSP sobre proteção das vítimas de violência doméstica

O Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, assinala-se amanhã, dia 25 de novembro, designado pela ONU em 1999 para alertar a sociedade para a violência contra as mulheres, nomeadamente a que ocorre no seio familiar.

A violência conjugal representa na sociedade portuguesa um crime com grande peso, tanto no que concerne ao número de denúncias como ao número de detenções de pessoas suspeitas de praticarem este tipo de violência.

Neste contexto, a Polícia de Segurança Pública organiza, hoje, quarta-feira, 24 de novembro, um seminário subordinado ao tema “Proteção das vítimas de violência doméstica – A Polícia num trabalho multidisciplinar”, entre as 10 e 13 horas, no Castelo de Leiria.

Neste seminário, em que serão intervenientes as personalidades e abordadas as temáticas que constam do anexo, a Polícia de Segurança Pública pretende contribuir para a melhoria da articulação entre os intervenientes na prevenção e mitigação dos efeitos deste tipo de criminalidade e, simultaneamente, contribuir para a consciencialização da sociedade para a absoluta necessidade de este crime merecer a total reprovação de todos, seguida da imediata sinalização à PSP de qualquer suspeita neste âmbito, desencadeando uma averiguação cabal que promova, de imediato, a proteção das vítimas.