Crianças de Arronches recordam os seus direitos em vídeo

A ArJovem, a Associação de Jovens de Arronches, juntamente com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), decidiu, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Direitos das Crianças, que se assinala este sábado, 20 de novembro, através das próprias crianças das escolas, recordar os seus direitos, num vídeo já divulgado nas redes sociais.

Com a realização deste vídeo, alusivo aos dez princípios da Declaração Universal dos Direitos das Crianças, que será apresentado na segunda-feira, no Agrupamento de Escolas de Arronches, a associação, revela a presidente, Mariana Paulino, quis “ter a certeza que as crianças conhecem os seus direitos”. “Achámos que recorrer às crianças de Arronches era o mais adequado para também puxar a curiosidade delas, o interesse para verem o vídeo e para estar dentro dos próprios direitos delas”, adianta. No final da apresentação do vídeo, na escola, a ArJovem terá oportunidade de dialogar com as crianças, para esclarecer as dúvidas das mesmas sobre o tema.

Mariana Paulino defende ainda que “não se pode fechar os olhos ao que se passa”, muitas vezes, no seio das famílias, lembrando que as crianças “não são propriedade dos pais”. Trabalhar os direitos das crianças é, na prática, “melhorar a sociedade”, diz ainda. “Se os direitos delas não forem respeitados, elas têm todo o direito de recorrer a nós, até porque não queremos que a CPCJ seja uma entidade de primeira linha: primeiro estão os pais, a escola, o centro de saúde, a sociedade em geral e, só depois, a CPCJ”, adianta.

A presidente da Ar Jovem garante ainda que é com muito orgulho que olham para o trabalho realizado, assegurando que o mais importante é perceber se as crianças conhecem os seus direitos. A produção do vídeo esteve a cargo de Duarte Bivar. O trabalho final pode ser visto aqui:

A ArJovem é uma associação sem fins lucrativos, fundada por jovens arronchenses, com o intuito dinamizar e sensibilizar o concelho através da promoção de atividades dirigidas não só a jovens, mas também a todas as faixas etárias.

Os dez princípios da Declaração Universal dos Direitos das Crianças:

  1. Todas as crianças devem ter seus direitos garantidos.
  2. A criança será protegida e terá direito ao pleno desenvolvimento.
  3. Crianças têm direito a nome e nacionalidade.
  4. Toda criança tem direito à alimentação, lazer e assistência médica.
  5. Toda criança portadora de necessidades especiais terá direito a atendimento adequado.
  6. Toda criança precisa de amor e compreensão.
  7. Toda criança tem direito a receber educação.
  8. A criança deve ser a primeira a receber proteção.
  9. As crianças devem ser protegidas de crueldade e exploração.
  10. Toda criança tem direito à proteção contra atos de discriminação.