É possível reciclar máscaras com a To Be Green

A To Be Green é uma empresa que criou através da economia circular, em vários municípios aderentes deste projeto, locais de entrega de vestuário que já não utiliza, e mais recentemente, devido à situação de COvid-19, entrega de máscaras com o objetivo de serem recicladas de forma correta e segura.

António Dinis Marques, CEO da To Be Green e mentor científico do projeto explica que este “nasceu através da investigação que realizamos no âmbito da sustentabilidade”, na Universidade do Minho e da “necessidade de resolver o problema ambiental que surgiu devido às máscaras” e à forma incorreta de serem descartadas.

O CEO da empresa revela que, neste momento, são vários os municípios, “Albergaria-a-Velha, Covilhã, Fundão, Guarda, Guimarães, Lisboa, Ponte de Lima, Sintra e Viseu”, que são parceiros neste projeto e que, também desenvolvem ações nas Escolas do país, com o objetivo de sensibilizar os jovens para temas como a sustentabilidade, estando neste momento, a reciclagem de máscaras a ser dinamizadas, na sua maioria, em estabelecimentos de ensino e empresas.

As máscaras para serem recicladas de forma segura e correta, passam por um longo processo de segurança e transformação, tal como explica o mentor cientifico do projeto, primeiramente com a recolha das máscaras, nos locais aderentes. De seguida, “temos de fazer a quarentena dessas máscaras, do ponto de vista de segurança, depois fazemos a separação das máscaras em dois grupos, as azuis que usamos habitualmente vão para um circuito de valorização para fazer polímero. As outras, como as K-N95, e outras mais complexas, vão para um segundo circuito”.

António Dinis Marques destaca ainda que todo este processo de reciclagem de máscaras é totalmente seguro para os utilizadores, não correndo quaisquer riscos, com este método inovador, “nós colocamos contentores só para as máscaras, o utilizador tem um contentor com um pedal e nem toca nos saco”.

A To Be Green é pioneira, em Potugal, no que toca à transformação e reciclagem de máscaras. Para conhecer mais sobre este projeto pode descarregar a aplicação para telemóvel “To Be Green”, disponível para Android e IOS, ou visitar o site em to-be-green.pt.