Azulejos de Jorge Colaço expostos em Évora e Vila Viçosa

A Direção Regional de Cultura do Alentejo, o Museu-Biblioteca da Fundação Casa de Bragança e a Direção-Geral do Património Cultural – Museu Nacional do Azulejo organizam, em parceria, a exposição ‘Jorge Colaço e a Azulejaria Figurativa do seu Tempo’, que é inaugurada nesta sexta-feira, dia 12, pelas 17 horas, na Galeria da Casa de Burgos, em Évora, e amanhã, dia 13, sábado, pelas 16 horas, no Paço Ducal de Vila Viçosa.

As entidades envolvidas na organização da exposição pretendem chamar a atenção para a importância da obra de Jorge Rey Colaço, figura marcante no panorama artístico português nas primeiras quatro décadas do século XX, dar a conhecer, a um público mais alargado, a obra que o artista realizou para o Alentejo e contribuir para a sua valorização e preservação.

Tendo como lema de base da sua obra “Portugal”, Jorge Colaço desenvolveu temáticas diversificadas, desde cenas históricas, cenas de carácter militar, cenas etnográficas (rurais e piscatórias), entre outras. Realizou mais de 1000 painéis de azulejos em Portugal continental e insular, bem como para outros países como Espanha, Inglaterra, Suíça, Brasil, Argentina, Cuba ou Goa.

No Alentejo, os trabalhos mais conhecidos do artista são painéis realizados para algumas estações ferroviárias da região, mas outros são de assinalar, como é o caso dos painéis criados para o Palácio das Passagens – Escola Prática de Artilharia de Vendas Novas, para o Mercado Municipal de Almodôvar ou ainda para a Capela do Recolhimento Ramalho Barahona (Évora).

A exposição, que dá a conhecer a existência de um importante conjunto de obras do artista e de espólio documental, contemplará também a apresentação de um roteiro com as obras conhecidas de Jorge Colaço no Alentejo, bem como algumas conferências a divulgar em breve.