Skip to content

Iogurtes “Da Vaca”: de Elvas para os supermercados do país

É na Herdade das Coelherinhas, em Elvas, que são produzidos, desde 2014, os iogurtes artesanais “Da Vaca – Laticínios do Monte”, que se encontram à venda em inúmeras superfícies comerciais de norte a sul do país. A empresa de Mirjam Buil e do marido, que em 1999 trocaram a Holanda pela planície alentejana, teve início com a criação de gado e produção de leite.

Atualmente, têm cerca de 300 vacas de leite, sendo que foi nos sistemas de regadio de Elvas, explica Mirjam Buil, que encontraram o potencial necessário para apostar e seguir com o sonho de ter uma vacaria. “Andávamos à procura de uma vacaria para iniciar o nosso negócio. Procurámos em vários sítios, na Holanda, na França, nos EUA, no Canadá e achámos que aqui, nesta zona de Elvas, com regadio, havia potencial para iniciar. Viemos com poucos animais e conseguimos dar início à empresa”, revela.

Depois de alguns anos apenas a vender o leite sem qualquer transformação, o casal quis apostar na produção de iogurtes artesanais. “Em 2001, começámos a ordenhar e nos primeiros anos vendemos o produto – o leite cru – à cooperativa, mas achámos que estávamos a perder uma oportunidade e que era melhor transformar esse leite num produto de maior valor”, adianta Mirjam Buil.

Queijos e gelados foram hipótese, mas foi nos iogurtes que recaiu a aposta, por ser “um produto conhecido”. “Não vale a pena lançar produtos que não têm procura”, alega a empresária.

Estes iogurtes, que Mirjam Buil garante serem diferentes de todos os outros comercializados no país, são produzidos de leite integral, são mais cremosos e com compotas adquiridas a produtores locais. “O leite não está num camião durante um ou dois dias a caminho da fábrica, aqui é tudo direto da ordenha. O facto de não se tirar as natas faz toda a diferença”, explica ainda.

Sem adição de natas ou leite em pó e com um baixo teor de açúcar, estes iogurtes têm inúmeros sabores. Para além do natural, que é o que tem mais procura, há também iogurtes, entre outros, com Baunilha, Ameixa d’Elvas, Romã, Cereja com raspas de Chocolate, Figo e Canela, Doce de Leite e Coco.

A empresa, que começou a laborar com apenas dois funcionários, conta, atualmente, com 13. Como principal objetivo, para fazer crescer ainda mais o negócio, Mirjam Buil só tem em mente transformar mais leite em iogurtes. “Mas não temos intenção de aumentar muito a produção. Estamos bem como estamos”, remata.

Os iogurtes, para além de vendidos em mercearias de Elvas, estão também à venda, em todo o país, nas cadeias de supermercados Auchan, E.Leclerc e Os Mosqueteiros.

Compartilhe este artigo: