Presidente da República convoca Eleições Legislativas para 30 de janeiro

O Presidente da República falou ontem, quinta-feira, 5 de outubro, ao país para anunciar a dissolução do parlamento bem como a decisão de convocar Eleições Legislativas para o dia 30 de janeiro.

A decisão surge depois de ouvidos os partidos e o Conselho de Estado, na sequência do Orçamento de Estado para 2022 ter sido chumbado na Assembleia.

“Uma semana e um dia depois da rejeição do Orçamento para 2022 encontro-me em condições de vos comunicar que decidi dissolver a Assembleia da República e convocar eleições para o dia 30 de janeiro de 2022”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente da República justificou a sua escolha para a data das eleições dizendo que a “campanha eleitoral bem como debates audiovisuais que a devem anteceder no Natal ou no Ano Novo são, a todos os títulos, indesejáveis e podem ser meio caminho andado para um aumento da abstenção”.

Para Marcelo Rebelo de Sousa, as eleições são “o único caminho que permite aos portugueses reencontrarem-se neste momento com os seus representantes nacionais, decidirem o que querem para os próximos anos, que são anos determinantes”, adiantado ainda que cabe aos portugueses “escolherem aquelas e aqueles que irão o mais rapidamente possível votar o Orçamento que faz falta a Portugal”.