Elvas presta homenagem aos combatentes falecidos em Dia de Finados

O Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes prestou, na manhã deste Dia de Finados, 2 de novembro, a já tradicional homenagem aos combatentes e sócios falecidos, no cemitério da cidade.

Esta foi uma cerimónia, que, face ao ano passado, já pôde contar com a presença das forças militares. “À semelhança do que tem acontecido, noutros anos, isto é uma cerimónia com alguma tradição, acabamos por relembrar hoje e prestar homenagem aos nossos sócios e combatentes falecidos. Trata-se de uma homenagem aos mortos, em que este ano já podemos ter aqui a presença, novamente, de uma pequena força militar”, revela o presidente do Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes, tenente-coronel Luís Franco.

Presente na cerimónia esteve também o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, que recorda que, por esta data, recordam-se os “elvenses que deram a sua vida para defender a pátria”. “Olhamos para estas sepulturas e percebemos que estiveram em várias guerras, como a 2º Guerra Mundial, e hoje estamos aqui a prestar-lhe homenagem, que é o mínimo que o poder local pode fazer”, acrescenta.

Na cerimónia, estiveram ainda alguns militares do Regimento de Cavalaria nº 3 de Estremoz. O segundo comandante do regimento, o tenente-coronel Luís Gonçalves, explica que se associam sempre a estas cerimónias, quando os núcleos dos combatentes lhe solicitam esse apoio. “Temos todo o prazer em dar o nosso apoio numa homenagem que é feita aos antigos combatentes, a todos os nossos antepassados, que tiveram a infelicidade de morrer, uns por idade, outros nas batalhas em que participaram, ao serviço de Portugal”, revela.

Marcaram presença ainda na cerimónia o comandante da PSP de Elvas, o presidente da Associação de Paraquedistas do Alto Alentejo, a presidente da Assembleia Municipal de Elvas e alguns presidentes de juntas de freguesia do concelho.