Festival Músicas do Mundo em julho

O FMM Sines – Festival Músicas do Mundo, edição 2022, já tem definidas as datas: vai realizar-se de 22 a 30 de julho do próximo ano, sendo os primeiros três dias em Porto Côvo e os restantes em Sines.

O icónico festival realiza-se no concelho de Sines, na Costa Alentejana, desde 1999, organizado pela Câmara Municipal de Sines e é um festival de serviço público cultural. A programação do FMM abarca a largueza da “world music” e transcende as suas fronteiras: abre-se à folk, ao jazz, à música alternativa e às músicas urbanas.

Mais do que estritamente festival de “world music” ou música de raiz tradicional, o FMM Sines é um festival que procura as músicas do mundo reais como são feitas e vividas no nosso tempo. Ao longo das mais de duas dezenas de edições, o FMM Sines foi colecionando prémios: venceu a categoria “Best Cultural Programme” da quinta edição dos Iberian Festival Awards, entregues a 17 de outubro de 2019.

Em comunicado, a organização do FMM Sines salientou que “com este prémio, atribuído pela Associação Portuguesa de Festivais de Música, o júri considerou o festival de Sines o festival ibérico que em 2019 apresentou o melhor programa cultural”.

O FMM Sines soma ainda 11 Iberian Festival Awards em diversas categorias, tendo sido cinco vezes vencedor ibérico e seis vezes vencedor nacional. O Festival foi ainda objeto de outros galardões ao longo das suas 21 edições, de destacar também o EFFE Award 2017, uma iniciativa da European Festivals Association, atribuído aos mais influentes festivais europeus. As edições de 2020 e 2021 foram canceladas devido à pandemia Covid-19.

Museu Militar de Elvas celebra 12º aniversário esta terça-feira

O Museu Militar de Elvas celebra amanhã, 2 de novembro, o seu 12º aniversário, numa cerimónia presidida pelo diretor da Direção de História e Cultura Militar, o major-general Aníbal Flambó.

A sessão solene está marcada para as 16 horas. Às 16.45 horas é apresentada a obra de restauro de um carro de transporte de pessoal, seguindo-se a inauguração de uma sala de exposição dedicada aos instrumentos musicais.

As comemorações incluem ainda a apresentação do restauro de um projetor antiaérea e a inauguração das salas de equipamentos de psicotécnica.

A cerimónia irá decorrer sem presença de público e conforme as normas e instrução definidas pela Direção-Geral da Saúde.

“O Elvas” bate Belenenses por 1-0

“O Elvas” Clube Alentejano de Desporto venceu, esta tarde de segunda-feira, 1 de novembro, o CF “Os Belenenses” por 1-0, em jogo da quinta jornada da Série E da primeira fase do Campeonato de Portugal.

Foi logo no início da partida, aos seis minutos, que Luís Dias, de cabeça e na sequência de um canto, batido à direita por Kiko Miranda, inaugurou o marcador e ditou a vitória para o Clube Alentejano de Desportos, que documentamos no vídeo abaixo, em imagens do canal 11. Destaque ainda para o guarda-redes da equipa de “O Elvas”, o francês David, que, aos 23 minutos, defendeu uma grande penalidade, que evitou o empate da equipa lisboeta.

Alinharam pelo conjunto elvense; David; Kiko Miranda (Luís Pereira aos 73), Canoa, Emerson, Alex (Leo aos 45+1) e João Ferreira; Luís Carapinha, Diogo e Matheus (António Conceição aos 89); João Borges e Luís Dias (Charlisson aos 89).

“O Elvas” continua sem perder nem sofrer golos em casa (duas vitórias e um empate) e “Os Belenenses” têm três derrotas e zero golos marcados como visitantes. Resultados da jornada: “O Elvas”, 1 – “Os Belenenses”, 0; Pêro Pinheiro, 2 – Loures, 1; Sintrense, 1 – Sacavenense, 0; Lagoa, 1 – Ideal, 2; e Rabo de Peixe, 1 – Coruchense, 0.

Classificação: 1º Pêro Pinheiro 13 pontos, 2ºs “O Elvas” e Lagoa 8, 4ºs Sintrense e Ideal 7, 6ºs “Os Belenenses” e Loures 6, 8º Coruchense 5, 9ºs Rabo de Peixe e Sacavenense 4 pontos.

Os azuis-e-ouro voltam a entrar em campo já no próximo domingo, dia 7, às 15 horas, para defrontar o Loures.

Raquel Trabuco vence 10 km na Cunheira (Alter do Chão)

Raquel Trabuco venceu, este domingo, 31 de outubro, uma prova de 10 quilómetros, realizada na Cunheira (Alter do Chão).

A atleta do Clube Elvense de Natação alcançou o primeiro lugar da classificação geral feminina, com um tempo de 41 minutos e 27 segundos.

Elvas regista mais um caso de Covid-19

Elvas regista esta segunda-feira, 1 de novembro, mais um caso de infeção por Covid-19.

No concelho há agora dez casos ativos de infeção.

Desde o início da pandemia, Elvas registou 1.775 casos, 1.736 altas e 29 óbitos.

Semana da Caça decorre em Vila Viçosa

A Semana da Caça, integrado no Festival Gastronómico “Vila Viçosa à Mesa”, decorre entre os dias 1 e 7 de Novembro.

O Outono é, por excelência, a época da comida de conforto e de carne de caça e esta semana gastronómica, para além de celebrar a cinegética do concelho de Vila Viçosa, distingue os costumes da estação, elevando a gastronomia associada ao produto caça.

Os apreciadores poderão degustar num dos restaurantes aderentes receitas de caça variada, das quais se destacam o Magret de pato, a feijoada de javali, o lombo de veado com molho de cogumelos e a perna de javali no forno com puré de maçã e geleia de framboesa.

Restaurantes aderentes: Adega 7160; Café Restaurante Florbela Espanca; Os Cucos; Ouro Branco; Pousada Convento Vila Viçosa; Restauração; Safari e Taverna dos Conjurados.

Portugal com mais 491 casos Covid e cinco mortes

Portugal regista esta segunda-feira, 1 de novembro, mais 491 novos casos de Covid-19 e cinco mortes, de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde.

Nas últimas 24 horas, 436 doentes foram dados como recuperados da doença.

Ao dia de hoje, encontram-se 360 pessoas internadas nos hospitais do país, mais 25 que ontem, 60 nos Cuidados Intensivos (mais uma).

O número de casos ativos de infeção em Portugal subiu, relativamente ao dia de ontem, em 50, havendo agora 31.940.

Desde o início da pandemia, morreram 18.162 pessoas com esta doença em território nacional e foram identificados 1.091.142 casos de infeção. Ao todo há agora 1.041.040 doentes recuperados da doença em Portugal.

Alentejo com mais 19 casos Covid e um óbito

O Alentejo regista esta segunda-feira, 1 de novembro, mais 19 casos positivos de Covid-19, e um óbito, associado à doença.

Desde o início da pandemia, o Alentejo registou 40.195 casos de infeção e 1.053 óbitos.

AD Ialbax conquista pódios no UTRD de Estremoz

A Associação Desportiva Ialbax marcou presença este domingo, 31 de outubro, em provas nas localidades de Estremoz, Cunheira, Oeiras e em Valverde del Fresno (Cáceres), tendo conquistado vários pódios.

No UTRD, em Estremoz, na distância de 50 quilómetros, Cristina Canário subiu ao pódio no primeiro lugar de F50, já Manuel Mexia foi 21º M40. Na distância mais curta (33 quilómetros) Luís Fanha alcançou o segundo lugar no escalão de Sub 23.

Nesta mesma distância participaram Amável Pinto, tendo ficado em 16º Seniores, Eurico Branca 34º Seniores, António Velez 25º M40, Nuno Veiga 34º M40, Nelson Domingos 39º M40, António Fé 42º M40, José Russo 9º M50 e Luís Cordeiro 12º M50. Participou também uma comitiva de 18 caminheiros da AD Ialbax / Bora Lá.

Também no domingo Felipe Mota foi até à Cunheira ( Alter do Chão) participar nos 10 quilómetros da Cunheira alcançando o 3º lugar no pódio no escalão de V50.

No Oeiras Trail, na distância de 10 quilómetros, Francisco Nascimento foi 17º M40, Rita Magarreiro 7ª Sen, e Cristina Infante 9ª M50.

Luís Pereira participou na IX Ruta BTT Us Madronus, em Valverde del Fresno (Cáceres) percorrendo os 41 quilómetros com sucesso, sendo 99º na geral.

Mais que uma dieta: veganismo é “um estilo de vida e uma prática de ativismo político”

Facebook: Raquel Shakti

Já se passaram mais de dez anos desde que Raquel Shakti decidiu alterar, por completo, a sua alimentação. Tornou-se vegetariana, mesmo tendo crescido no seio de uma família tradicional portuguesa, onde carne e peixe nunca faltaram à mesa, às refeições.

Depois de diagnosticada com pedras nos rins, descobriu que a causa dessa patologia estaria nas carnes vermelhas e no marisco, e no ácido úrico que contêm. Foi aí que se deu o ponto de viragem na sua rotina alimentar, por mais que confesse que, desde pequena, nunca teve vontade de comer produtos de origem animal. “Comecei por excluir alguns alimentos e depois também viajei para a Índia, onde maioritariamente as pessoas são vegetarianas e não têm nenhuma carência, a nível de nutrientes. São pessoas saudáveis”, garante.

Se há quem pense que o vegetarianismo é uma moda, iniciada há meia dúzia de anos, Raquel Shakti desmistifica, assegurando que já antes de Cristo se falava de uma dieta à base de vegetais: “Pitágoras, Buda já nos falavam de uma dieta vegetariana”. No século XV, acrescenta, houve “um crescimento gigante do movimento do vegetarianismo”.

Raquel Shakti diz “não ser normal”, atualmente, “estarmos a comer carne ou outra substância animal tantas vezes ao dia, dependendo do sítio onde estamos a morar, porque o sítio diz-nos sempre quais são os nutrientes, as vitaminas e os alimentos que nós precisamos”. “É estar atento a isso”, alerta.

Um dos exemplos que esta vegetariana dá é o da bolota: “já ninguém come bolota, mas a bolota é um alimento rico em nutrientes, que são tão benéficos que os nossos antepassados comiam, mas que hoje é uma prática que está completamente associada ao ser pobre e não ter mais nada para comer”.

Mais longe que os vegetarianos, vão os veganos, porque mais que não consumir alimentos de origem animal, os veganos, explica Raquel Shakti, têm todo um outro estilo de vida, comparando com o cidadão comum. “Mais que uma dieta, o veganismo é um estilo de vida e que tem por objetivo não usar qualquer alimento ou produto de origem animal, ou seja, tanto na alimentação, incluindo os seus derivados, como ovos, laticínios, mel, mas também no vestuário, calçado, produtos testados”. Um vegano também não frequenta um jardim zoológico ou assiste a um espetáculo circense.

Ser vegano, diz ainda, é um “ato, uma prática de ativismo político”. Já o vegetariano pode comer, para além de produtos de origem vegetal, como grão, verduras e fruta, também mel, leite, queijo ou ovos. “Os veganos, não só não consomem nenhum produto animal, como também não vão utilizar a sua pele, a sua lã”, acrescenta.

Foi para colocar um ponto final na exploração animal, revela Raquel Shakti, que o veganismo apareceu. Contudo, não esconde que ser vegano é uma tarefa complicada, uma vez os produtos de origem animal “estão em todo o lado”.

O Dia Mundial do Veganismo celebra-se hoje, 1 de novembro. O objetivo deste dia é, sobretudo, tentar chamar a atenção da população para a exploração e para o abuso dos animais, lembrando a importância de outros alimentos na alimentação diária.

Barbaris Team em primeiro por equipas no Ultra Trail em Estremoz

A Barbaris Team participou este fim de semana no Ultra Trail da Serra de Ossa, em Estremoz, onde foi a vencedora por equipas no trail longo, de 34 quilómetros, e conquistou o segundo lugar no Ultra trail, de 53 quilómetros.

No trail longo participaram nove atletas, através dos quais a Barbaris Team conquistou o primeiro lugar, nomeadamente pelo segundo lugar, na geral, de Ricardo André, o terceiro lugar de Luís Miranda e o nono lugar de Gonçalo Galguinho.

João Branquinho terminou em primeiro lugar do seu escalão. Também concluíram esta prova os atletas Augusto Piedade, Rui Pataco, Carlos Silva, Manuel Braçadas e João Carola.

No ultra trail conseguiram concluir os 53 quilómetros, debaixo de chuva e vento, os atletas Eduardo Camões, tendo alcançado o terceiro lugar da Geral, Filipe Pires no quinto lugar e Pedro Carvão em 31º, colocando assim a Equipa no segundo lugar do Pódio.

Já na Caminhada participaram Marlene Pataco, João Carvão (pai) e João Carvão (filho).

No total foram 15 os atletas da Barbaris Team, a participar nesta competição.

“O Elvas” – “Os Belenenses” é às 15 horas

“O Elvas” Clube Alentejano de Desportos e Clube de Futebol “Os Belenenses” defrontam-se às 15 horas, neste feriado de 1 de novembro, no encontro que encerra a quinta jornada da primeira fase da Série E do Campeonato de Portugal.

Na tarde deste domingo, já tiveram lugar os restantes quatro jogos desta ronda, com os resultados seguintes: Pêro Pinheiro, 2 – Loures, 1; Sintrense, 1 – Sacavenense, 0; Lagoa, 1 – Ideal, 2; e Rabo de Peixe, 1 – Coruchense, 0.

Com estes resultados, “O Elvas” baixou ao oitavo lugar com cinco pontos, enquanto o Belenenses desceu ao quinto lugar com seis pontos.

Classificação: 1º Pêro Pinheiro 13 pontos, 2º Lagoa 8, 3ºs Sintrense e Ideal 7, 5ºs “Os Belenenses” e Loures 6, 7ºs Coruchense e “O Elvas” 5, 9ºs Rabo de Peixe e Sacavenense 4 pontos.

A Rádio ELVAS, esta tarde, a partir das 14 horas, emite o seu espaço de desporto, com Carlos Falcato e Manuel Carvalho, que inclui a reportagem da partida “O Elvas” – “Os Belenenses”, que começa às três da tarde no Campo Patalino do Estádio Municipal.

Tradicional Feira dos Santos já decorre em Borba (c/fotos e vídeo)

A tradicional Feira dos Santos regressou esta segunda-feira, 1 de novembro, à cidade de Borba, depois de nos últimos dois anos a sua realização não ter sido possível, devido à pandemia.

Desde produtos regionais como frutos secos, queijos, azeite, fruta e os doces, ou artigos de vestuário e calçado são alguns dos produtos disponíveis, nesta feira que, por norma, atrai sempre muitas pessoas até Borba.

A iniciativa cumpre com as normas de segurança impostas pela DGS, e decorre durante o dia de hoje e também amanhã, dia 2 de novembro.

Combatentes falecidos homenageados em Elvas

O Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes assinala amanhã, dia 2 de Novembro, o Dia de Finados com uma cerimónia no Talhão do Núcleo, no Cemitério de Elvas.

De acordo com o tenente-coronel Luís Franco (na foto), presidente do núcleo, a cerimónia está marcada para as 11 horas: “realizamos uma homenagem aos sócios já falecidos, este ano, já com a presença da habitual força militar, proveniente do Regimento de Cavalaria nº3 de Estremoz”.

A cerimónia é aberta a todos os que queiram participar. No entanto, apela-se ao uso de máscara e cumprimento das distâncias de segurança.

Dia de Fiéis Defuntos assinalado em Elvas com eucaristias e romagem ao cemitério

Hoje, 1 de novembro, é dia de Todos os Santos e feriado nacional, em que se honra os santos conhecidos e desconhecidos, mártires e cristãos heroicos.

Já amanhã, 2 de outubro, é dia dos Fiéis Defuntos, ou de Finados, que em Elvas será assinalado com várias missas. Às 9 horas a missa decorre na igreja de São Pedro e às 11 horas na igreja do Salvador.

A eucaristia na Igreja do Convento de São Francisco, seguida de romagem até ao cemitério, está marcada para o meio-dia e também às 15 horas. Na igreja do Senhor da Boa-Fé há eucaristia às 18 horas, e em Santa Luzia, a missa tem início marcado para as 19 horas.

Este dia dos Fiéis Defuntos, revela o padre Ricardo Lameira, é um “muito importante para a Igreja”. “É um dia em que rezamos por todos os defuntos, sobretudo aqueles que não têm ninguém que reze por eles.

De recordar que este dia de Todos os Santos deixou de ser um feriado nacional em 2013, mas o Governo retomou-o em 2016, por acordo com a Santa Sé.