2021 teve o menor número de incêndios desde 2011

O ano de 2021 regista o menor número de incêndios desde 2011 e o segundo menor da década no que diz respeito à área ardida, de acordo com os dados provisórios até 30 de Setembro – último dia do período de maior empenhamento do DECIR – Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais Nível IV.

Segundo os dados do Sistema de Gestão de Informação dos Incêndios Florestais (SGIF), em 2021 registaram-se 7253 incêndios rurais, o menor número de incêndios rurais no mesmo intervalo de tempo desde 2011 e uma redução de 53% face à média anual da década (15.351).

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Os 7253 incêndios resultaram em 26.838 hectares de área ardida, correspondendo a menos 72% de área ardida relativamente à média anual (96.950 hectares) do período 2011-2021, entre janeiro e setembro.

Os resultados destes dois indicadores confirmam a tendência de redução registada nos últimos quatros anos:

– 7253 incêndios em 2021; 8711 em 2020; 10.014 em 2019; 10.343 incêndios em 2018;

– 26.838 hectares de área ardida em 2021; 65.104 em 2020; 41.297 em 2019; 40.639 em 2018.

Entre 2018 e 2021, registaram-se quatro dos cinco anos melhores anos da década, no que diz respeito ao número de ocorrências e quatro dos seis melhores anos da década no que concerne ao total de área ardida.

Quanto à dimensão dos incêndios rurais registados em 2021, importa salientar que 82% tiveram uma área ardida inferior a um hectare, registando-se 31 ocorrências com uma área ardida igual ou superior a cem hectares e apenas dois com área ardida igual ou superior a mil hectares.

Já a percentagem de incêndios dominados no ataque inicial (primeiros 90 minutos da ocorrência) situa-se neste momento acima dos 92%, indicador que demonstra a adequação do DECIR e o trabalho de todos os agentes de Proteção Civil envolvidos no combate aos incêndios rurais

O período de maior empenhamento do DECIR Nível IV, que decorreu entre 1 de Julho e 30 de Setembro, contou com 12.058 operacionais, 2795 equipas, 2656 veículos e 60 meios aéreos no terreno.

[/shc_shortcode]

Levantamento 3D encerra da Gruta do Escoural até dia 15

A Gruta do Escoural está encerrada ao público, desde o passado dia 11 de outubro e até 15 de novembro, para que, durante este tempo, seja feito um levantamento 3D do interior daquela cavidade natural, a única no país com exemplares de arte paleolítica.

De acordo com a diretora regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, estas intervenções resultam da inclusão da gruta num projeto transfronteiriço chamado “First Art”, onde, para além desta, se inclui a de Maltravieso, na Estremadura espanhola. O projeto, adianta, “visa a realização de várias atividades orientadas para o registo das condições ambientais e para a identificação e registo das manifestações artísticas parietais da gruta”.

As particularidades diferenciadoras da gruta do Escoural, diz Ana Paula Amendoeira, implicam que sejam tomadas, por diversas vezes, medidas de manutenção, conservação e preservação, assegurando que não há qualquer problema naquela atração do concelho de Montemor-o-Novo.

As operações que decorrem, por estes dias, na gruta, revela ainda a diretora regional de Cultura, obrigam a encerrar portas ao público, sendo que, com as mesmas, procura-se, acima de tudo, ampliar a sua acessibilidade, promoção e digitalização.

A par da Gruta do Escoural, também o seu Centro Interpretativo tem estado encerrado ao público, desde o dia 11 de outubro.

Nove novos casos de Covid-19 identificados no Alentejo

O Alentejo regista este domingo, 31 de outubro, mais nove casos positivos de Covid-19.

Por outro lado, voltam a não ser reportadas vítimas mortais associadas à doença, na região.

Desde o início da pandemia, o Alentejo registou 40.176 casos de infeção e 1.052 óbitos.

Covid-19: internamentos voltam a subir em Portugal

Portugal regista este domingo, 31 de outubro, mais 763 novos casos de Covid-19 e uma morte, de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde.

Nas últimas 24 horas, 324 doentes foram dados como recuperados da doença.

Ao dia de hoje, encontram-se 335 pessoas internadas nos hospitais do país, mais 17 que ontem, 59 nos Cuidados Intensivos (menos cinco).

O número de casos ativos de infeção em Portugal subiu, relativamente ao dia de ontem, em 438, havendo agora 31.890.

Rua de Elvas, em Vila Boim, está a ser pavimentada

A Câmara Municipal de Elvas deu início à obra de pavimentação da Rua de Elvas, em Vila Boim, após a empreitada de melhoria e substituição de condutas.

As obras vão decorrer ao longo de duas semanas, e traduzem-se na fresagem do pavimento e colocação de novo piso em betuminoso em toda a extensão da rua, por forma a dotá-la de melhores condições de circulação rodoviária e pedonal.

A Autarquia pede a compreensão dos utilizadores e residentes nesta zona, pelos inconvenientes causados com estes trabalhos, imprescindíveis para melhorar a rua.

Luís Loures toma posse no IPPortalegre

Luís Loures (na foto), toma posse esta terça-feira, dia 2 de novembro, como presidente do Instituto Politécnico de Portalegre.

A cerimónia de tomada de posse está marcada para as 15 horas, no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre.

Florista de Elvas leva venda de flores até aos cemitérios das freguesias

Por esta altura do ano, e com o aproximar do Dia de Finados, celebrado na terça-feira, 2 de novembro, são muitas as pessoas que procuram limpar as campas dos seus familiares falecidos e decorá-las com flores.

Desta vez, e em três freguesias do concelho de Elvas, a florista Ana Afonso, quis levar as flores até à população, sem que, sobretudo, os mais velhos, tivessem de se deslocar à cidade, para as poder comprar. Para além disso, como explica Rui Cotas, em representação da florista, quiseram também, com esta banca ambulante, “dar a conhecer o negócio”, que é relativamente recente.

“Decidimos vir ao encontro das pessoas, trazer uma vasta oferta daquilo que elas pudessem gostar e querer para oferecer aos seus entes queridos, nesta altura”, adianta.

Este domingo, em Vila Boim, depois de ontem, na Terrugem, e na sexta-feira, em Barbacena, e apesar do mau tempo, que acaba por dificultar o trabalho e, consequentemente, a venda de flores, Rui Cotas garante que o negócio tem estado a correr bem. “Ontem, na Terrugem, tivemos muita chuva, mas não desistimos. Mesmo a chover muito, tivemos sempre clientes, tanto durante a manhã, como na parte da tarde”, comenta. Rui Cotas revela ainda que muitas pessoas, sabendo das previsões de mau tempo para estes dias, acabaram por se antecipar, tendo decorado as campas com flores já no fim de semana passado.

Até às 17 horas, junto ao cemitério de Vila Boim, nesta banca, é possível comprar flores naturais ou artificiais, em arranjos ou avulso, velas e lanternas.

A florista Ana Afonso tem a sua loja no Intermarché de Elvas, que está também este domingo aberta, bem como amanhã, 1 de novembro, feriado de Todos os Santos.

Feira dos Santos de regresso a Borba e com muitos inscritos

A tradicional Feira dos Santos está de regresso a Borba amanhã e terça-feira, dias 1 e 2 de novembro.

O presidente da Câmara Municipal de Borba, António Anselmo (na foto), considera que esta “é uma feira antiga, que atrai muita gente e que este ano vai decorrer de acordo com as normas de segurança impostas pela DGS. Penso que vai ser uma feira grande e que conta com muitos inscritos, a nível de roupa. Na parte dos frutos secos, felizmente há alguém. Não são muitos, mas há inscritos”.

Antigamente esta feira durava três dias, de 1 a 3 de novembro. “Este ano vamos tentar fazer dois dias. Logo vemos a quantidade de vendedores que fica para o segundo dia”, revela ainda o autarca.

O evento decorre nos locais habituais da cidade de Borba.

Mais um dia sem novos casos de Covid em Campo Maior

Campo Maior não regista este domingo, 31 de outubro, novos casos de Covid-19, mantendo-se sem qualquer caso ativo.

Desde o início da pandemia, no concelho, foram reportados 752 casos de infeção. Da doença, já recuperaram 740 doentes, e morreram 12 pessoas.

Abertura de ano letivo da Universidade de Évora no dia 1

Na próxima segunda-feira, dia 1 de novembro, tem lugar, na Universidade de Évora, a sessão solene que marca o início do ano letivo. A data representa um dos momentos mais relevantes do ano para a academia eborense e assinala a fundação da Universidade Jesuíta, em 1559.

No ato, têm lugar os tradicionais discursos da reitora, do presidente do Conselho Geral, do presidente da Associação Académica e representante do Funcionários Não Docentes, cabendo, este ano, ao professor Filipe Rocha da Silva a Lição Inaugural. Durante a sessão, vão ser ainda atribuídos prémios relativos a desempenhos académicos do ano transato, havendo ainda lugar para a imposição das insígnias doutorais aos mais recentes doutores. Após o encerramento da cerimónia, que termina com o Cortejo Académico, é tempo para a atuação de Grupos Académicos no Claustro do Colégio. As comemorações prolongam-se até ao final do dia, terminando com um concerto pela Orquestra Clássica da UÉ, pelas 16.30 horas, no auditório do Colégio do Espírito Santo.

A Universidade de Évora foi a segunda universidade a ser fundada em Portugal. Metrópole eclesiástica e residência temporária da Corte, Évora surgiu desde logo como a cidade mais indicada. Ainda que a ideia original de criação da segunda universidade do Reino tenha pertencido a D. João III, coube ao Cardeal D. Henrique a sua concretização. Interessado nas questões de ensino, começou por fundar o Colégio do Espírito Santo, confiando-o à então recentemente fundada Companhia de Jesus. Ainda as obras do edifício decorriam e já o Cardeal solicitava de Roma a transformação do Colégio em Universidade plena. Com a anuência do Papa Paulo IV, expressa na bula Cum a nobis de abril de 1559, foi criada a nova Universidade, com direito a lecionar todas as matérias, exceto Medicina, Direito Civil e a parte contenciosa do Direito Canónico.

Chuva afasta elvenses do cemitério em vésperas de Dia de Finados

Assinala-se, na próxima terça-feira, 2 de novembro, o Dia de Finados ou de Fiéis Defuntos, com as tradicionais cerimónias de homenagem a todos aqueles que já faleceram.

Por norma, em Elvas, bem como em todo o país, por estes dias, familiares e amigos procuram fazer uma limpeza mais profunda às campas dos seus entes queridos, depositando, depois, arranjos de flores.

Contudo, durante este fim de semana, as pessoas, em Elvas, acabaram por não o fazer, como é costume, tendo em conta o mau tempo, com chuva e ventos fortes.

De recordar que, na cidade, o Dia de Finados é assinalado na terça-feira com duas missas: uma na Igreja do Convento de São Francisco, no cemitério da cidade, ao meio-dia, e outra na Igreja de Santa Luzia, às 19 horas.

Também o Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes recorda os sócios já falecidos, com uma cerimónia no Talhão do Núcleo, no cemitério municipal.

Clube dos Maiores reabre a 8 de novembro

O Clube dos Maiores vai reabrir no próximo dia 8 de novembro, no Centro Comunitário de Campo Maior, com todas as atividades anteriormente ali desenvolvidas.

A informação é avançada pela vereadora no Município de Campo Maior, São Silveirinha, que adianta que, associado a este regresso, irá decorrer uma pequena celebração de São Martinho. “Os clubes vão reabrir a partir do dia 8 de novembro, todos aqueles que se desenvolvem no Centro Comunitário, pelo que este regresso a casa, dos nossos idosos, será também assinalado com uma celebração do São Martinho”.

O Clube dos Maiores reabre no Centro Comunitário da vila, depois de uma longa paragem devido à pandemia.

Polaco Krzysztof Holowczyc volta a vencer Baja Portalegre

O piloto Krzysztof Holowczyc voltou a vencer a Baja Portalegre 500: foi ontem, 30 de outubro, que o polaco conquistou, pela terceira vez, a vitória nesta prova de todo-o-terreno, na categoria de automóveis.

Aos comandos de um Mini, o ex-campeão europeu de ralis e com várias participações no WRC, sentiu-se como “peixe na água” nos pisos enlameados, em que decorreu grande parte da prova organizada pelo Automóvel Club de Portugal.

Depois de ter terminado o dia de sexta-feira na terceira posição, Krzysztof Holowczyc iniciou o sábado ao ataque, conquistando uma vantagem que, até final, o pôs a cobro de grandes ataques da concorrência. Este foi um resultado que também lhe permitiu assegurar a vitória na Taça da Europa, enquanto Yazeed Al Rajhi (Toyota Hilux) garantiu o triunfo na Taça do Mundo FIA de Bajas Cross-Country.

Apesar de ainda ter lançado um ataque à liderança, o português Tiago Reis (Toyota Hilux) teve de contentar-se com o segundo lugar. O virtual campeão nacional, com este resultado também garantiu o terceiro lugar na Taça da Europa.

O último lugar do pódio foi conquistado pelo brasileiro Lucas Moraes (Toyota Hilux). Em tempo de regresso, Miguel Barbosa (Toyota Hilux) foi o quarto classificado, com o oito vezes campeão nacional de todo-o-terreno a poder queixar-se de um furo, enquanto o brasileiro Cristian Baumgart (Toyota Hilux) fechou o quinteto da frente.

Celebra-se este domingo o Halloween

Normalmente associada aos Estados Unidos, a festa pagã do Halloween, ou o Dia das Bruxas, como também é conhecido em Portugal, celebrado todos os anos a 31 de outubro, começou há séculos atrás no Reino Unido e, hoje, é o principal feriado não cristão em diversos países.

Em Portugal, não existindo uma tradição tão forte como nos Estados Unidos e no Reino Unido, também se se celebra o Halloween, sobretudo pelas crianças e jovens, que saem às ruas para fazer algumas travessuras, mascaradas com disfarces assustadores.

Por norma, as crianças batem às portas, perguntando: “doçura ou travessura?”. Quando, quem abre a porta, não oferece doces ou guloseimas, as crianças acabam por fazer uma travessura.

APPACDM e Gota d’Arte a votação até terça-feira no programa Bairro Feliz

A APPACDM de Elvas e a associação Gota d’Arte foram as instituições do concelho selecionadas para o Programa Bairro Feliz, promovido pelo Pingo Doce, que visa apoiar com até mil euros uma causa escolhida pela comunidade local.

Com a participação neste programa, a APPACDM de Elvas pretende angariar verbas para a construção de “um jardim sensorial para os seus utentes”, refere o presidente da instituição, Luís Mendes. “Esta é mais uma ferramenta que serve para trabalhar a estimulação dos nossos utentes, através de diversos aromas e texturas, de acordo com a natureza”, sublinha o responsável. Luís Mendes apela ao apoio de todos e explica como podem ajudar a APPACDM a ganhar este concurso: “sempre que as pessoas fizerem compras nesta superfície comercial, superiores a dez euros, recebem uma ficha e assim podem ajudar-nos a ganhar”.

“Tendo em conta que as crianças são o nosso principal foco, pretendemos adquirir um pequeno parque infantil para podermos colocar nas nossas instalações”, refere, por sua vez, o presidente da Gota d’Arte, Luís Rosário. O responsável deixa um apelo para que as pessoas, “dentro daquilo que é esta campanha, votem na causa que lhe pareça mais adequada, uma vez que, quer seja à Gota D’Arte ou à APPACDM, o prémio será seguramente bem entregue”.

A votação decorre até terça-feira, dia 2 de novembro. O vencedor será conhecido no dia seguinte.