O ano de 2021 regista o menor número de incêndios desde 2011 e o segundo menor da década no que diz respeito à área ardida, de acordo com os dados provisórios até 30 de Setembro – último dia do período de maior empenhamento do DECIR – Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais Nível IV.
Segundo os dados do Sistema de Gestão de Informação dos Incêndios Florestais (SGIF), em 2021 registaram-se 7253 incêndios rurais, o menor número de incêndios rurais no mesmo intervalo de tempo desde 2011 e uma redução de 53% face à média anual da década (15.351).
[shc_shortcode class=”shc_mybox”]
Os 7253 incêndios resultaram em 26.838 hectares de área ardida, correspondendo a menos 72% de área ardida relativamente à média anual (96.950 hectares) do período 2011-2021, entre janeiro e setembro.
Os resultados destes dois indicadores confirmam a tendência de redução registada nos últimos quatros anos:
– 7253 incêndios em 2021; 8711 em 2020; 10.014 em 2019; 10.343 incêndios em 2018;
– 26.838 hectares de área ardida em 2021; 65.104 em 2020; 41.297 em 2019; 40.639 em 2018.
Entre 2018 e 2021, registaram-se quatro dos cinco anos melhores anos da década, no que diz respeito ao número de ocorrências e quatro dos seis melhores anos da década no que concerne ao total de área ardida.
Quanto à dimensão dos incêndios rurais registados em 2021, importa salientar que 82% tiveram uma área ardida inferior a um hectare, registando-se 31 ocorrências com uma área ardida igual ou superior a cem hectares e apenas dois com área ardida igual ou superior a mil hectares.
Já a percentagem de incêndios dominados no ataque inicial (primeiros 90 minutos da ocorrência) situa-se neste momento acima dos 92%, indicador que demonstra a adequação do DECIR e o trabalho de todos os agentes de Proteção Civil envolvidos no combate aos incêndios rurais
O período de maior empenhamento do DECIR Nível IV, que decorreu entre 1 de Julho e 30 de Setembro, contou com 12.058 operacionais, 2795 equipas, 2656 veículos e 60 meios aéreos no terreno.
[/shc_shortcode]

Elvas regista este domingo, 31 de outubro, mais dois casos positivos de Covid-19.
A Gruta do Escoural está encerrada ao público, desde o passado dia 11 de outubro e até 15 de novembro, para que, durante este tempo, seja feito um levantamento 3D do interior daquela cavidade natural, a única no país com exemplares de arte paleolítica.
O Alentejo regista este domingo, 31 de outubro, mais nove casos positivos de Covid-19.
Portugal regista este domingo, 31 de outubro, mais 763 novos casos de Covid-19 e uma morte, de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde.
A Câmara Municipal de Elvas deu início à obra de pavimentação da Rua de Elvas, em Vila Boim, após a empreitada de melhoria e substituição de condutas.
Luís Loures (na foto), toma posse esta terça-feira, dia 2 de novembro, como presidente do Instituto Politécnico de Portalegre.
Por esta altura do ano, e com o aproximar do Dia de Finados, celebrado na terça-feira, 2 de novembro, são muitas as pessoas que procuram limpar as campas dos seus familiares falecidos e decorá-las com flores.
Este domingo, em Vila Boim, depois de ontem, na Terrugem, e na sexta-feira, em Barbacena, e apesar do mau tempo, que acaba por dificultar o trabalho e, consequentemente, a venda de flores, Rui Cotas garante que o negócio tem estado a correr bem. “Ontem, na Terrugem, tivemos muita chuva, mas não desistimos. Mesmo a chover muito, tivemos sempre clientes, tanto durante a manhã, como na parte da tarde”, comenta. Rui Cotas revela ainda que muitas pessoas, sabendo das previsões de mau tempo para estes dias, acabaram por se antecipar, tendo decorado as campas com flores já no fim de semana passado.
A tradicional Feira dos Santos está de regresso a Borba amanhã e terça-feira, dias 1 e 2 de novembro.
Campo Maior não regista este domingo, 31 de outubro, novos casos de Covid-19, mantendo-se sem qualquer caso ativo.
Na próxima segunda-feira, dia 1 de novembro, tem lugar, na Universidade de Évora, a sessão solene que marca o início do ano letivo. A data representa um dos momentos mais relevantes do ano para a academia eborense e assinala a fundação da Universidade Jesuíta, em 1559.
Assinala-se, na próxima terça-feira, 2 de novembro, o Dia de Finados ou de Fiéis Defuntos, com as tradicionais cerimónias de homenagem a todos aqueles que já faleceram.
O Clube dos Maiores vai reabrir no próximo dia 8 de novembro, no Centro Comunitário de Campo Maior, com todas as atividades anteriormente ali desenvolvidas.
O piloto Krzysztof Holowczyc voltou a vencer a Baja Portalegre 500: foi ontem, 30 de outubro, que o polaco conquistou, pela terceira vez, a vitória nesta prova de todo-o-terreno, na categoria de automóveis.
Normalmente associada aos Estados Unidos, a festa pagã do Halloween, ou o Dia das Bruxas, como também é conhecido em Portugal, celebrado todos os anos a 31 de outubro, começou há séculos atrás no Reino Unido e, hoje, é o principal feriado não cristão em diversos países.
A APPACDM de Elvas e a associação Gota d’Arte foram as instituições do concelho selecionadas para o Programa Bairro Feliz, promovido pelo Pingo Doce, que visa apoiar com até mil euros uma causa escolhida pela comunidade local.