Jorge Pais: é o Alto Alentejo que perde com a criação do NEAA

Faz hoje, 19 de outubro, um ano que a Associação Empresarial de Elvas (AEE) e a Associação Comercial e Industrial de Ponte de Sor (ACIPS) decidiram unir-se para criar o Núcleo Empresarial da Região do Alto Alentejo (NEAA), por não se sentirem representadas, a nível distrital, pelo Núcleo Empresarial da Região de Portalegre (NERPOR).

O presidente do NERPOR, Jorge Pais, garante que este novo núcleo empresarial acabou por surgir “de forma inesperada e sem grande justificação”, não acreditando que o mesmo possa ser uma mais-valia para uma região que é relativamente pequena, sendo que tanto a associação de Elvas, como a de Ponte de Sor, integravam a direção do NERPOR. “Como somos apologistas da economia de mercado, entendemos que a concorrência é de salutar e ajuda a haver um maior desenvolvimento, mas temos pena que tenha existido essa cisão”, alega.

“Esta região já tem tantas fragilidades e, mais que nunca, justificava-se que, como estávamos a fazer, houvesse toda uma atuação conjugada e um esforço conjunto”, diz ainda Jorge Pais.

Desta desunião, garante o presidente da NERPOR, é a região quem sai a perder, considerando um “absurdo” que, enquanto noutras partes do país as associações empresariais procuram trabalhar em conjunto, no Alto Alentejo se esteja a fazer precisamente o contrário.

“O Alto Alentejo estava a trabalhar a uma só voz, mas depois faz-se esta separação, que não beneficia ninguém”, diz ainda, alegando que as direções das associações de Elvas e Ponte de Sor nunca justificaram a sua decisão de abandonar o NERPOR. “Talvez por razões pessoais, não sei, nunca nos foi dada nenhuma explicação em concreto”, remata.

Segundo o Núcleo Empresarial da Região do Alto Alentejo, este representa já mais de 1200 empresários de todos os setores de atividade económica do distrito, sendo dessa forma o maior núcleo empresarial de Portalegre.