Hugo Hilário reeleito presidente da CIMAA

O presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, Hugo Hilário, foi ontem, 25 de outubro, reeleito presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), entidade que congrega 15 concelhos. Hilário recolheu nove votos a favor e seis contra.

O Conselho Intermunicipal da CIMAA integra como vice-presidentes Rogério Silva, presidente da Câmara Municipal de Fronteira, e Nuno Silva, presidente da Câmara Municipal de Avis, para um mandato de quatro anos (2021-2025).

Na reunião de ontem foi ainda indicado o nome de Carlos Nogueiro para continuar no cargo de secretário executivo.

Esta eleição permite a continuidade de projetos desenvolvidos pela CIMAA nos últimos anos e que são reconhecidos como uma referência ao nível da gestão da floresta, dos transportes, das águas municipais e, em especial, na continuidade da execução do projeto comummente conhecido como a Barragem do Pisão, inscrito no Plano de Recuperação e Resiliência, no valor de 120 milhões de euros, e que é o maior investimento realizado no Alto Alentejo e um projeto estruturante para o desenvolvimento e coesão do território.

A juntar a estes, existem outros projetos de especial relevância para o território no âmbito da captação de investimentos e do apoio ao processo de reindustrilização do território do Alto Alentejo em áreas como o hidrogénio, armazenamento de energia, semicondutores, polímeros e agroindústria.

A CIMAA é uma entidade que tem como missão a promoção e a defesa dos interesses comuns dos quinze municípios associados, impulsionando o seu desenvolvimento integrado e sustentado, valorizando parcerias, criando sinergias e maximizando complementaridades. Entre eles estão os concelhos de Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel.