Câmara de Nisa vai mudar para novas instalações

O Município de Nisa informa que se “estima para breve a mudança dos serviços municipais para as novas instalações, no Hospital Velho”, um “edifício emblemático” do centro histórico da vila.
O prédio foi recentemente alvo de requalificação, conferindo “condições dignas e confortáveis” aos colaboradores da Câmara Municipal de Nisa, assim como de atendimento aos munícipes. O imóvel, segundo a autarquia, “já se encontra apetrechado de mobiliário moderno, cómodo e condigno, reforçando assim a resposta estimada com esta empreitada”.
Nas últimas eleições autárquicas, em 26 de setembro, a socialista Idalina Trindade foi reeleita para o seu terceiro mandato na Câmara Municipal de Nisa.

Viana do Alentejo edita coleção de 12 postais

O Município de Viana do Alentejo editou uma coleção de 12 postais que retrata o património material do concelho, nomeadamente monumentos. As fotografias dos postais são da autoria do fotógrafo Jerónimo Heitor Coelho, “cujo trabalho tem merecido inúmeras distinções nos últimos anos”, segundo a autarquia.

Esta edição integra um projeto que inclui também a coleção de postais sobre o património imaterial, lançada no início deste ano, em formato papel, ainda muito procurado por colecionadores, com o intuito de partilhar a identidade, a história e dar a conhecer o património concelhio. A coleção pode ser adquirida nos Postos de Turismo de Alcáçovas, no Paço dos Henriques, e de Viana do Alentejo, no castelo.

3ª dose da vacina contra a Covid administrada em Campo Maior

A terceira dose da vacina contra a Covid-19 começou a ser administrada ontem, quarta-feira, 20 de outubro, no Centro de Saúde de Campo Maior.

No total serão cerca de duas mil pessoas, do concelho de Campo Maior, que vão receber esta dose da vacina, sendo que se estima que por semana, sejam vacinadas 400 pessoas, que são previamente contactadas, para o efeito.

No que diz respeito à vacina da gripe, este processo de vacinação, que deveria já ter começado, ainda não teve início.

Portugal regista mais oito mortes e 865 casos Covid

Portugal regista hoje, quinta-feira dia 21 de outubro, mais 865 casos de Covid-19 e oito óbitos associados à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 664 casos de recuperação.

Em todo o território nacional, há 288 doentes internados, mais 2, 58 em unidades de cuidados intensivos.

Expo Idoso dedica atividades aos seniores de Borba

A Expo Idoso decorre no próximo domingo, dia 24, no Mercado Municipal de Borba, numa iniciativa do CLDS 4G Borba Capacitar.

O programa conta com exposição e aconselhamento de material geriátrico direcionado à pessoa idosa, entre as 9 e as 12 horas. Pelas 10.30 horas decorre uma aula de exercícios adaptados, às 11.30 horas há animação com a Tuna da Universidade Sénior de Borba, seguida de passeio de tuck tuck.

Casa da Histórica Judaica de Elvas foi premiada

A Câmara Municipal de Elvas foi distinguida com o prémio Autárquico «Aristides de Sousa Mendes e outros salvadores portugueses – Holocausto, valores universais, humanismo e justiça», com a candidatura da Casa da História Judaica.

A Casa da História Judaica, em Elvas, fica situada na Rua dos Açougues, num edifício que chegou a ser utilizado como matadouro municipal (ou “açougue”, designação que teve em tempos antigos).

Este prémio é uma organização da Direção-Geral das Autarquias Locais e o diploma vai ser entregue ao Município de Elvas em data ainda desconhecida.

Carlão em Campo Maior para apresentar “Livres e Iguais”

“Livres e Iguais” é o nome do projeto pedagógico de promoção do Interculturalismo, desenvolvido pela empresa Betweien em parceria com o músico Carlão, que foi hoje apresentado em Campo Maior.

Este projeto é direcionado para a comunidade escolar do 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário uma vez que são as faixas etárias onde a intervenção deve ser feita para tentar “construir um futuro mais social e de maior entreajuda entre as diferentes raças e etnias”, de acordo com o músico Carlão. Recebi este convite com algum entusiasmo porque acho que devia fazer sempre mais do que aquilo que faço. Ao participar neste tipo de projetos sinto que a música e as palavras chegam às  pessoas”, garantiu.

No livro são abordadas as questões do Racismo, da Discriminação Étnica e da Xenofobia. Carlão assume que “toda a gente acaba por ter preconceitos, em relação a diversas áreas. No entanto, é essencial tentar a mudança de atitude de cada um”.

Projeto “Livres e Iguais” aborda Racismo, Discriminação Étnica e Xenofobia. O músico Carlão ficou responsável pela elaboração de uma música para cada um deste tipo de preconceito. Este projeto foi apresentado hoje aos alunos de Campo Maior no âmbito das atividades que estão a ser desenvolvidas pela CPCJ de Campo Maior.

Candidaturas a bolsas de estudo em Campo Maior até dia 3

A Câmara Municipal de Campo Maior informa os interessados que o prazo de candidaturas às Bolsas de Estudo Municipais foi alargado até ao próximo dia 3 de novembro (quarta-feira). Este prolongamento foi decidido com base na possibilidade de os candidatos poderem apresentar toda a documentação solicitada pelo Código Regulamentar.

Neste ano letivo de 2021/2022, o Município disponibiliza 30 de Bolsas de Estudo como forma de dar continuidade ao apoio prestado aos alunos do concelho. Para mais informações, devem ser contactados os serviços de Ação-Social do Município, através do número 268 680 300.

DiscoverEU regressa e tem candidaturas abertas até dia 26

A iniciativa DiscoverEU, ou à Descoberta da Europa, da União Europeia, está de regresso depois de um interregno devido à Covid-19.

O projeto “dá aos jovens de 18 anos a oportunidade de viajar pela Europa, de comboio, num período mínimo de um dia e máximo de 30 dias”, como nos referiu Ana Pereira (na foto), do Europe Direct Alto Alentejo.

Este ano, o programa vai abrir uma exceção “aos jovens que o ano passado tinham 18 anos e não puderam participar. A candidatura pode ser feita só por um jovem ou por um grupo”.

As candidaturas decorrem até às 11 horas de dia 26 de outubro. Os candidatos que forem selecionados recebem um passe de viagem. A iniciativa DiscoverEU, ou à Descoberta da Europa, da União Europeia, é o tema da edição desta semana do programa Espaço Europa, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo.

PSP e Segurança Social divulgam Estatuto do Cuidador Informal

O Instituto de Segurança Social (ISS) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) assinaram, esta quinta-feira, 21 de outubro, um protocolo de colaboração para a divulgação do Estatuto do Cuidador Informal.

Com este protocolo, a PSP irá promover, em todo o território nacional, ações de sensibilização, com vista a sinalizar potenciais cuidadores informais; apoiar potenciais cuidadores informais na instrução do processo de requerimento; sinalizar, aos serviços do ISS, potenciais cuidadores informais; contribuir para o desenvolvimento das ações previstas no Plano de Intervenção Específico em vigor para cada Cuidador Informal; integrar na Operação “Solidariedade Não Tem Idade”, questões relativas à identificação e caracterização sumária de cuidadores; e divulgar, junto de potenciais cuidadores, o programa “Estou Aqui Adultos” da PSP, como medida específica de autoproteção para a população idosa.

Por intermédio deste protocolo, o ISS passará a ser parceiro da PSP na informação às famílias sobre a disponibilidade e funcionamento do projeto “Estou Aqui Adultos”, existente desde 2015 e que já abrange mais de dez mil pessoas, com 3.160 pulseiras presentemente ativas.

A cerimónia de assinatura contou com a presença do presidente do Conselho Diretivo do ISS, Rui Fiolhais, e do diretor Nacional da PSP, o superintendente-chefe Manuel Augusto Magina da Silva.

Alexandre Varela é vice-presidente da Câmara de Évora

Alexandre Varela será o único vereador a tempo inteiro e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora, de acordo com despachos do presidente Carlos Pinto de Sá de 15 de outubro e reunião pública da Câmara Municipal de Évora.

Alexandre Manuel Rosa Varela é natural de Évora, licenciado em sociologia pela Universidade de Évora e mestre em ciência política pelo ISCTE. Doutorando em sociologia pelo ISCTE, no anterior mandato já tinha sido eleito pela CDU.

 

NERPOR apresenta incentivos às PME do Alto Alentejo

O Núcleo Empresarial da Região de Portalegre (NERPOR) promove, na próxima quarta-feira, dia 27 de outubro, um webinar de apresentação de incentivos às pequenas e médias empresas (PME) do Alto Alentejo, no âmbito do projeto Alto Alentejo InMotion.

A sessão tem início às 10 horas e irá contar com a presença de várias instituições regionais e nacionais, que irão divulgar apoios e incentivos a todas as empresas presentes.

De entre as entidades já confirmadas estão a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CDDRA), Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI), o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Associação para o Desenvolvimento Rural do Norte Alentejo (ADER-AL).

O NERPOR continua ao lado das empresas do Alto Alentejo, desta vez com o objetivo de ajudar a informar sobre os apoios que existem. A sessão poderá ser assistida aqui.

Mais dois doentes Covid recuperados em Campo Maior

Sem registar novos casos de Covid-19, esta quinta-feira, dia 21 de outubro, Campo Maior reporta hoje a recuperação de dois doentes. O número de casos ativos no concelho baixa, desta forma, para cinco.

Desde o início da pandemia, Campo Maior regista 752 casos de infeção, 735 recuperações e 12 óbitos.

Rondão Almeida reúne com associações e anuncia mudanças

Rondão Almeida

O executivo da Câmara Municipal de Elvas iniciou ontem, quarta-feira, dia 20, no Auditório São Mateus, um ciclo de reuniões com as associações e populações do concelho.

Rondão Almeida (na foto), presidente da Câmara Municipal de Elvas, refere que “é necessário governar na base do ouvir”. Nesse sentido, o executivo convidou “todos os agentes ligados ao mundo associativo para explicar as nossas orientações em termos políticos e também o que podemos vir  fazer. Por outro lado, quisemos perceber com o que se pode contar por parte das associações, partindo sempre de um principio que elas são uma peça fundamental para a dinâmica do concelho”.

O autarca refere que “os princípios transmitidos foram aceites por parte de todos. Todos se mostraram disponíveis para, em conjunto, levar Elvas por diante”.

No decorrer da sessão, Rondão Almeida anunciou um corte nas despesas correntes do município de cerca de 30 por cento, uma vez que corre o risco de “não ter capital para o investimento”. Rondão Almeida deu o exemplo da frota de carros referindo que “todos os vereadores tinham carro; a partir de agora, todos devem deslocar-se para o trabalho nas suas viaturas e quando saírem, em representação, devem deslocar-se nos carros da câmara”.

As reuniões prosseguem no próximo fim-de-semana, em freguesias rurais do concelho: sábado à tarde em São Vicente (14 horas) e Santa Eulália (18 horas) e, na tarde de domingo, na Terrugem (15 horas).

Espanha irá cobrar portagens nas autoestradas e Badajoz-Madrid serão 4€

As associações de consumidores e transportes rejeitam as portagens que o Governo pretende implantar nas autoestradas espanholas a partir de 2024, avisando que a Extremadura será uma das regiões mais afetadas.

A proposta está ainda numa fase muito embrionária, no entanto na região com maior défice de infraestruturas, a ideia não caiu muito bem. Se o Governo Central concretizar a ideia de cobrar portagens pelo uso das autoestradas a partir de 2024, os estremenhos terão de pagar quatro euros para viajar de Badajoz a Madrid, 3,5 euros de Plasência a Sevilha e 1,20 euros para ir de Badajoz a Mérida. Neste último, caso trata-se de um trajeto que diariamente, centenas de pessoas fazem, para trabalhar, e que no final do ano corresponderia a um gasto de 300 euros.

Estes cálculos foram realizados pela União de Consumidores da Extremadura que ontem demonstrou o seu descontentamento com a ideia.

O Ministério dos Transportes não fala em portagens, mas num “tarifário” pela utilização da rede rodoviária espanhola, a um custo de um cêntimo por quilómetro. Na Extremadura existem 535, entre a A-5 (Badajoz-Madrid) e a A-66 (para Salamanca e Sevilha). O objetivo é duplo: a conservação das estradas a cargo dos usuários e o compromisso com o transporte sustentável.

Câmara de Alandroal atribui pelouros a três vereadores

A Câmara Municipal de Alandroal volta a ser liderada por João Grilo, eleito agora para um segundo mandato.

O Partido Socialista elegeu três vereadores, a quem foram atribuídos pelouros, dois dos quais desempenharão a sua função a tempo inteiro e a terceira vereadora ficará em regime de não permanência.

Por despacho do presidente João Grilo foram atribuídos os seguintes pelouros para o mandato 2021-2025:

Presidente da Câmara, João Grilo:

– Coordenação da Atividade Municipal

– Gestão Económica, Financeira e Patrimonial

– Recursos Humanos

– Desenvolvimento Económico

– Ordenamento do Território e Urbanismo

– Turismo e Património

– Gestão Sustentável da Água

– Adaptação às Alterações Climáticas

– Transição Energética e Energias Verdes

– Cooperação Institucional e Externa

– Proteção Civil

– Apoio e Cooperação com as Freguesias

– Ação Social

– Arruamentos e Rede Viária

– e Informação, Comunicação e Relações Públicas

Vice-presidente da Câmara, João Carlos Camões Roma Balsante (tempo inteiro):

– Cultura

– Habitação

– Educação e Ciência

– Formação Profissional

– Desporto, Tempos Livres e Atividades de Lazer

– Saberes Tradicionais

– Mobilidade Sustentável, Transportes e Modos Suaves

– Transição Digital

– Proteção de Dados

– Mercados e Feiras

– Ambiente e Qualidade de Vida

– e Higiene Pública

Vereador Paulo Jorge da Silva Gonçalves (tempo inteiro):

– Saúde

– Estação Náutica, praias fluviais e Caravanismo

– Piscinas Municipais

– Jardins e Espaços Verdes

– Iluminação Pública e Eletrificações

– Sinalização e Trânsito

– Cemitério

– Canil e Serviços Veterinários

– e Defesa do Consumidor

Vereadora Fernanda Manuela Brites Romão (meio tempo):

– Juventude

– Associativismo

– Solidariedade, Voluntariado e Cidadania Ativa

– Igualdade de Género

– Inclusão das Pessoas com Deficiência e Acessibilidade para Todos

– Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ)

– e Relação com os Órgãos Municipais

Teatro em Avis no sábado à noite

O teatro regressa ao palco do Auditório Municipal Ary dos Santos, em Avis, no próximo sábado, dia 23, pelas 21.30 horas, com a peça “Silêncios e tanta gente”, para assinalar o Dia Municipal da Igualdade.

A peça é uma produção da Boutique da Cultura em parceria com o Movimento Democrático de Mulheres (MDM) e com o apoio da Secretaria de Estado da Igualdade e Cidadania, que pretende alertar para o tráfico de seres humanos, um flagelo social que afeta anualmente cerca de um milhão de pessoas em todo o mundo, desapropriadas da sua dignidade humana, reduzidas ao estatuto de “coisa” comercializada.

Em “Silêncios e tanta gente” os atores Joana Tavares, Tiago de Almeida, João Borges de Oliveira e Rita Dias dão vida a personagens que retratam “os sonhos roubados, a esperança violada, o futuro interrompido” das vítimas. A peça pretende fazer dos espectadores cidadãos atentos, capazes de dar voz a um problema social silenciado pela indiferença.

Esta iniciativa é promovida pelo Município de Avis, que disponibiliza os bilhetes gratuitamente, podendo ser levantados no serviço de atendimento ao público ou reservados através do e-mail ddsc@cm-avis.pt ou do telefone 939 955 202, até sexta-feira, das 9 às 17 horas. Os bilhetes reservados devem ser levantados na bilheteira do Auditório Municipal “Ary dos Santos” até uma hora antes do início do espetáculo. Em cumprimento das normas da Direção-Geral da Saúde, é obrigatório o uso de máscara durante o espetáculo e a desinfeção das mãos na entrada.

Selo E-twinning valoriza e reconhece trabalho nas escolas de Campo Maior

Com os projetos “Levados da Máscara”,  “No more walls, just bridges – Erasmus+”, “EmocionArte” e  “Colores de Hispanidad”, o Agrupamento de Escolas de Campo Maior recebeu, recentemente, o selo Nacional de Qualidade E-twinning.

Para Vanessa Algarvio, professora no Agrupamento de Escolas, este é o reconhecimento e valorização do trabalho desenvolvido pelos alunos. “Ficámos muito contentes, até porque este é sempre um destaque e uma valorização que são dados ao nosso trabalho, gostámos imenso de desenvolver estes projetos, pelo que foi muito bom receber esta distinção, a nível nacional”.

A professora explica quais os motivos que levaram o agrupamento a receber este selo nacional: “em primeiro lugar é necessário estar registado na comunidade e-twinning, os professores devem elaborar projetos com parceiros nacionais e/ou internacionais, envolvendo os alunos, e depois vão surgindo atividades que com um conjunto de características, vão levar a que os projetos sejam merecedores deste selo”. No caso do Agrupamento, e como revela Vanessa Algarvio, aplicaram “coisas inovadoras, motivámos os alunos a comunicar entre escolas, onde foram desenvolvidas diversas competências”, e considera que o facto de terem conseguido cumprir os objetivos a que se propuseram, levou assim a que recebessem este selo.

Este selo impulsiona o agrupamento a ser melhor nos projetos desenvolvidos, com o objetivo de manter a qualidade que têm tido até aqui, adianta Vanessa Algarvio. “Este ano já começámos com novos projetos e envolvemos mais alunos e o objetivo é continuar a ser bons no que fazemos e melhorar aquilo em que somos menos bons, fazendo com que os alunos obtenham conhecimentos, de outra forma, fora da sala de aula”.

Foram quase 200 alunos envolvidos na produção e aquisição de conhecimentos, nestes quatro projetos, que levaram a que o Agrupamento de Escolas de Campo Maior fosse distinguido com o selo de qualidade Nacional E-Twinning.

Matay atua em Borba dia 12 de novembro

Matay (na foto) tem espetáculo marcado, em Borba, no dia 12 de novembro, sexta-feira, no decorrer da Festa da Vinha e do Vinho.

O cantor vai apresentar o novo single, intitulado “Confia”, com letra e música de Agir. “Confia” é um hino à vida e prova uma vez mais que é impossível ficar indiferente à voz de Matay que, com uma técnica irrepreensível e uma interpretação de excelência, junta o calor das suas raízes africanas a outras influências como a Soul e o Gospel.

O espetáculo está marcado para as 22.30 horas.