GNR junto dos jovens durante o período escolar

A Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário do Destacamento de Elvas da GNR, composta por três militares, desenvolve um patrulhamento preventivo, visando criar um elo de ligação entre a GNR e toda a comunidade escolar.

O Programa Escola Segura visa garantir a segurança no meio escolar e no meio envolvente através da prevenção de comportamentos de risco. A Cabo Eliana Reis (na foto), da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário do Destacamento Territorial de Elvas, explica que os militares realizam “um policiamento de proximidade nas escolas situadas na zona de Ação da GNR, através da realização de várias ações de sensibilização e atividades, com o objetivo de promover os melhores valores e princípios da sociedade, apelando à não violência e promover comportamentos que visem a harmonia e a segurança entre os alunos”.

O Policiamento de Proximidade, veio renovar a maneira como as forças de segurança são vistas atualmente. Em termos estratégicos, visa essencialmente a proatividade, através da presença dos elementos policiais no terreno.