Desenhos expostos na Torre de Menagem de Monsaraz

“Memento-Mori” é o título da exposição de Rogério Martins que está patente até 31 de outubro na Torre de Menagem de Monsaraz. A mostra integra o ciclo de exposições Monsaraz Museu Aberto, apresenta desenhos na técnica trama e a tinta da China e pode ser visitada diariamente das 9.30 às 12.30 horas e entre as 14 e as 17.30 horas.

O artista considera que “neste tipo de arte encontrei a minha forma de me expressar perante a vida, o que vejo da vida e o que sinto da vida. É nesta arte que encontro a minha forma de estar e de ser e onde coloco todos meus sentimentos. O sentido de pensar o ontem, amar o hoje e o amanhã”.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]Rogério Martins diz também que “planeio, sinto e executo. Nenhum sentimento pode ser tão real quanto o meu trabalho e a expressão em traços e em linhas. Mas acima de tudo também em atos”.[/shc_shortcode]

FERIAD’IP já está a decorrer em Badajoz

A FERIAD’IP foi inaugurada esta terça-feira, dia 5, nos pavilhões da IFEBA, em Badajoz, onde decorre até quinta-feira, dia 7.

Trata-se de um certame que reúne as principais empresas ligadas à construção civil moderna, baseada na eficiencia energética e no conforto acústico.

A entrada na FERIAD’IP é gratuita mas necesita de inscrição prévia em www.feriadip.com.

Mrs Portugal no top5 em concurso internacional

A Mrs Portugal, Carla Velez (na foto), participou no primeiro concurso de beleza a nível internacional, em Tallinn (Estónia)

A jovem, natural de Reguengos de Monsaraz, ficou no Top5 e Portugal em quarto lugar como melhor país europeu.

Alentejo tem mais 60 casos Covid

A região Alentejo registou, nas últimas 24 horas, 60 novos casos de infeção por Covid-19.

Desde o início da pandemia, a região conta com 39 101 infetados e 1028 mortes.

Portugal regista mais 730 casos Covid e quatro óbitos

Portugal regista hoje, terça-feira dia 5 de outubro, mais 730 casos de Covid-19 e quatro óbitos associados à doença.

As quatro mortes ocorreram duas no Norte e duas em Lisboa e Vale do Tejo (LVT). Os 730 novos casos desde ontem acumularam-se em três regiões: 272 no Norte, 185 no LVT e 126 no Centro.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 1064 casos de recuperação. O número de casos ativos da doença baixou: hoje são 29.884, menos 338 do que ontem.

Em todo o território nacional, há 346 doentes internados, menos cinco que ontem, dos quais 62 em unidades de cuidados intensivos, menos seis do que ontem.

GNR prevê segunda vistoria a propriedade onde foram apreendidos animais

Depois da busca domiciliária, realizada na passada sexta-feira, dia 1, em Elvas, a Rádio ELVAS solicitou, junto da GNR, esclarecimentos sobre o assunto.

Foi-nos referido, através de e-mail, que “a Guarda Nacional Republicana recebeu, no dia 1 de outubro, uma denúncia de abandono e maus-tratos a animais de companhia, numa propriedade, no concelho de Elvas. Na sequência da denúncia, foi realizada uma busca domiciliária que permitiu apreender 53 cães e 34 gatos por suspeitas de maus tratos, que foram entregues ao IRA (Intervenção e Resgate Animal) que ficou nomeado fiel depositários.

No local, as diligências foram realizadas em colaboração com várias entidades com competência no bem-estar animal, nomeadamente, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e o veterinário municipal de Campo Maior. Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Elvas, através de auto de notícia. Acrescenta-se que será agendada, em articulação com o ICNF a realização de uma segunda vistoria/fiscalização ao local”.

Campo Maior mantém situação epidemiológica

De acordo com as Autoridades de Saúde, nas últimas 24 horas, não se verificaram novos casos de Covid-19 no concelho de Campo Maior.

Sendo assim, 731 dos 745 casos confirmados já estão curados, existindo hoje dois casos ativos no concelho.

Dia Mundial do Animal assinalado em Campo Maior

No âmbito do Dia Mundial do Animal, a Médica Veterinária Municipal, Maria Toscano, esteve ontem, dia 4 de outubro, no Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro, para conversar com os alunos do primeiro ano.

A técnica municipal sensibilizou os mais novos para a importância da esterilização dos animais de companhia, assim como da recolha dos dejetos caninos, ensinando aos pequenos a maneira correta de recolha e alertando para os perigos para a saúde pública decorrentes de práticas menos corretas.

O Município de Campo Maior está neste momento a promover uma Ação de Sensibilização para a Esterilização de Animais de Companhia que, até ao final do corrente ano vai chegar a toda a comunidade escolar do concelho, assim como à população em geral.

Portugal assinala 111 anos da Implantação da República

Hoje, dia 5 de outubro, assinalam-se os 111 anos da Implantação da República. O dia 5 de outubro a data em que Portugal deixou de ser uma monarquia e passou a ser uma república.

A mudança aconteceu na sequência de um golpe de estado, pois muito portugueses não concordavam que o País continuasse sendo governado pela monarquia. Embora houvesse resistência em algumas cidades, a força das armas acabou por se impor e a família real portuguesa foi obrigada a exilar-se.

A 5 de outubro de 1910, às 9 da manhã, a República foi proclamada nos Paços do Concelho de Lisboa, no edifício em que se localiza a Câmara Municipal de Lisboa.