NERPOR aproxima empresas da região do mercado russo

O Núcleo Empresarial da Região de Portalegre (NERPOR) assina esta segunda-feira, 4 de outubro, um protocolo de colaboração com a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Russa, na presença do Embaixador da Rússia, em Portugal, com vista à internacionalização das empresas do Alto Alentejo.

A Rússia tem já “uma presença forte” de investidores no país, revela o presidente do NERPOR, Jorge Pais, pelo que se procura agora estreitar laços, para que também as empresas locais possam ter maior facilidade de exportação e receber investimentos. Com isto, adianta, pretende-se “reforçar a possibilidade de negócios das empresas para novos mercados”.

“As regiões que estabelecerem laços de maior proximidade e se afirmarem, em primeiro lugar, serão, com certeza, aquelas que mais probabilidades terão de receber investimentos, ter parcerias com empresas locais e ter outras facilidades na exportação de produtos ou serviços para esses mercados”, adianta Jorge Pais.

Este protocolo com a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Russa, garante o presidente do NERPOR, resulta da necessidade de se “promover as potencialidades” da região e de encontrar novos investidores e abrir caminho para as empresas terem mais locais para onde vender os seus produtos.

O embaixador da Rússia em Portugal prometeu já, e dando continuidade a este protocolo, voltar a visitar a região, “com outra profundidade”, no primeiro trimestre 2022, para conhecer melhor o aquilo que empresas do Alto Alentejo podem desenvolver. Com isso, espera Jorge Pais, podem vir a estabelecer-se outras parcerias, “com o apoio de investidores e instituições russas, no domínio tecnológico e da investigação”, para ajudar a região no seu crescimento económico.

Sendo o tecido empresarial da região constituído, sobretudo, por microempresas, este protocolo abarca todos os setores de atividade, que podem, através desta cooperação, procurar “parcerias que possam ter sucesso”. As empresas da região que queiram agora, entre outros, exportar para o mercado russo, contarão com o apoio do NERPOR, bem como da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Russa.

Com o mesmo objetivo, o NERPOR organizou, recentemente, encontros entre empresas da região e importadores oriundos de mercados de vários países, como Espanha, Alemanha, Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo.