Semana do Javali decorre até dia 10 em Vila Viçosa

A Semana do Javali, integrada no Festival Gastronómico “Vila Viçosa à Mesa”, tem início esta segunda-feira, dia 4, e decorre até ao dia 10, deste mês.

A caça ao javali é uma prática na região alentejana, permitindo, através desta iniciativa, aos seus apreciadores degustarem diversas formas da sua confeção: feijoada de javali, javali assado no forno, folhado de javali, medalhões de javali com puré de maçã e castanhas, terrina de javali com frutos silvestres, lombinho de javali em vinho tinto, são alguns exemplos das iguarias que se podem encontrar nos restaurantes aderentes.

O Festival Gastronómico “Vila Viçosa à Mesa” decorre durante o ano na primeira semana de cada mês, dá corpo e alma à oferta gastronómica do concelho e pretende elevar mais alto esta oferta, aliciar e levar aos estabelecimentos de restauração do concelho os turistas e visitantes, com ofertas gastronómicas temáticas que evidenciam o melhor que há para degustar em Vila Viçosa.

Atividade operacional da PSP de Portalegre

No período compreendido entre 27 de setembro e 3 de outubro, o Comando Distrital de Portalegre da PSP realizou 16 operações de fiscalização rodoviária, tendo controlado 394 veículos e levantado 18 autos de notícia por contraordenação, sendo 12 por falta de inspeção periódica obrigatória de veículo automóvel, quatro por falta de utilização do cinto de segurança durante a condução e dois por utilização do telemóvel durante a condução.

Foram ainda efetuadas seis ações de visibilidade em zonas de maior aglomeração de pessoas e nos locais de maior acumulação de tráfego e sinistralidade rodoviária e três de fiscalização às normas de detenção, transporte e uso de armas de fogo.

No mesmo período, foi detido um homem com 17 anos de idade por condução de veículo automóvel sem habilitação legal.

A PSP registou três acidentes de viação, dos quais resultaram dois feridos leves e danos materiais nas viaturas intervenientes.

Elvas regista mais dois recuperados de Covid

O concelho de Elvas regista esta segunda-feira, dia 4 de outubro, dois recuperados de Covid-19, estando ativos nove casos de infeção.

Desde o início da pandemia, Elvas registou 1720 casos Covid, sendo que 1682 doentes já recuperaram e 29 pessoas morreram.

Atiradores do CTCE sagram-se campeões nacionais

Alves Inácio, atirador do Clube de Tiro e Caça de Elvas (CTCE), sagrou-se campeão nacional de tiro ao voo, na quinta contagem do Campeonato nacional, na categoria de veteranos.

Já Alves Inácio Júnior venceu na categoria de juniores. Rafael Guilherme foi terceiro classificado.

A equipa do Clube de Tiro e Caça de Elvas foi segunda classificada. No tiro às hélices, João Dores foi quarto classificado no Campeonato Nacional.

Portugal com mais sete óbitos e 193 casos Covid

Portugal regista hoje, segunda-feira dia 4 de outubro, mais 193 casos de Covid-19 e sete óbitos associados à doença.

As sete mortes ocorreram quatro em Lisboa e Vale do Tejo (LVT), duas no Norte e uma no Centro. Os 193 novos casos desde ontem ocorreram, em maior número, em quatro regiões: 53 no Norte, 51 em LVT, 38 no Alentejo e 29 no Centro.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 331 casos de recuperação. O número de casos ativos subiu: hoje são 30.222, menos 145 do que ontem.

Em todo o território nacional, há 351 doentes internados, mais nove nas últimas 24 horas, dos quais 68 estão em unidades de cuidados intensivos, menos um de domingo para segunda-feira.

IFEBA acolhe FERIAD’IP nos dias 5 a 7 deste mês

A IFEBA recebe, entre os dias 5 e 7 de outubro, a FERIAD’IP, onde estarão presentes a Formação Profissional Regulamentada, as Escolas Profissionais Duplas de Construção Civil, o Instituto Extremenho de Qualificações e Acreditações, Extremadura Avante e a Direção de Turismo do Ilmo e o Ayuntamiento de Badajoz , neste que será o maior ponto de encontro de empresas nacionais e internacionais de Sistemas Construtivos a Seco, Tetos Falsos, Isolamento Térmico, Isolamento e Condicionamento Acústico, Proteção Contra Incêndios, Revestimentos Impermeabilizantes e Revestimentos Decorativos.

FERIAD’IP é uma grande oportunidade, e é aquele grande ponto de encontro presencial que é necessário para conhecer a inovação e as novas propostas, a apresentação de novos produtos.

Nos últimos tempos, o conforto nos edifícios e na arquitetura, os espaços saudáveis, a redução do consumo de energia, bem como a ampliação das possibilidades na reabilitação e renovação de edifícios existentes têm vindo a ser mais valorizados. FERIAD’IP é a vitrina perfeita para oferecer novas soluções e para encontros muito importantes entre empresas que, ajudam a criar novos vínculos e relacionamentos no setor. No seu mapa de Expositores atualizado é possível ver, em detalhe, esta importante representação e presença.

AD’IP Asociación Española é a representante setorial que promove e organiza FERIAD’IP, um novo modelo que nasceu com vocação itinerante em todo o estado espanhol e com periodicidade anual. Esta é uma associação sem fins lucrativos e representante do setor, membro de pleno direito da CEOE e da Alliance for Dual FP, e que mantém o seu compromisso com a formação contínua e a incorporação de mão-de-obra, para o perfil profissional que representa.

Através da sua publicação renovada da Revista AD’IP, são transferidas informações de interesse, tanto na sua versão digital como na versão impressa de alta qualidade, e com a coordenação de Formação e outras iniciativas importantes, como a Homologação AD’IP com o apoio da CGATE estimula a profissionalização desse setor.

A entrada neste certame é gratuita e para todo o tipo de público, no entanto é necessário fazer inscrição prévia em www.feriadip.com.

Campo Maior sem novos casos de Covid-19

De acordo com as Autoridades de Saúde, nas últimas 24 horas, não se verificaram novos casos de Covid-19 no concelho de Campo Maior.

Sendo assim, 731 dos 745 casos confirmados já estão curados, existindo hoje dois casos ativos no concelho.

NERPOR aproxima empresas da região do mercado russo

O Núcleo Empresarial da Região de Portalegre (NERPOR) assina esta segunda-feira, 4 de outubro, um protocolo de colaboração com a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Russa, na presença do Embaixador da Rússia, em Portugal, com vista à internacionalização das empresas do Alto Alentejo.

A Rússia tem já “uma presença forte” de investidores no país, revela o presidente do NERPOR, Jorge Pais, pelo que se procura agora estreitar laços, para que também as empresas locais possam ter maior facilidade de exportação e receber investimentos. Com isto, adianta, pretende-se “reforçar a possibilidade de negócios das empresas para novos mercados”.

“As regiões que estabelecerem laços de maior proximidade e se afirmarem, em primeiro lugar, serão, com certeza, aquelas que mais probabilidades terão de receber investimentos, ter parcerias com empresas locais e ter outras facilidades na exportação de produtos ou serviços para esses mercados”, adianta Jorge Pais.

Este protocolo com a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Russa, garante o presidente do NERPOR, resulta da necessidade de se “promover as potencialidades” da região e de encontrar novos investidores e abrir caminho para as empresas terem mais locais para onde vender os seus produtos.

O embaixador da Rússia em Portugal prometeu já, e dando continuidade a este protocolo, voltar a visitar a região, “com outra profundidade”, no primeiro trimestre 2022, para conhecer melhor o aquilo que empresas do Alto Alentejo podem desenvolver. Com isso, espera Jorge Pais, podem vir a estabelecer-se outras parcerias, “com o apoio de investidores e instituições russas, no domínio tecnológico e da investigação”, para ajudar a região no seu crescimento económico.

Sendo o tecido empresarial da região constituído, sobretudo, por microempresas, este protocolo abarca todos os setores de atividade, que podem, através desta cooperação, procurar “parcerias que possam ter sucesso”. As empresas da região que queiram agora, entre outros, exportar para o mercado russo, contarão com o apoio do NERPOR, bem como da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Russa.

Com o mesmo objetivo, o NERPOR organizou, recentemente, encontros entre empresas da região e importadores oriundos de mercados de vários países, como Espanha, Alemanha, Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo.

Barbaris Team é campeã distrital de trail

A Barbaris Team, de Barbacena, sagrou-se campeã distrital de trail, depois dos resultados obtidos em Arronches. Cláudia Batuca Cristiano venceu o trail longo e Rikardo André conseguiu o segundo lugar da geral. Luís Miranda foi sexto da geral e segundo do seu escalão e Valdemar Madeira foi oitavo da geral e terceiro do seu escalão.

Ainda em Arronches, Augusto Piedade foi primeiro classificado em M45, João Carvalho foi segundo classificado e Gonçalo Galguinho foi terceiro. João Branquinho foi segundo classificado no seu escalão e 16 da geral.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

No trail curto, a Barbaris alcançou os três primeiros lugares da geral com os atletas Nelinho Rodrigues, Carlos Folgado e Bernardo Maneta.

Concluíram o Trail Longo e o Trail Curto de Arronches 34 atletas da equipa de Barbacena.

Ainda no fim-de-semana, Filipe Pires esteve em Viana do Castelo a participar no Ultra Trail da Serra d’ Arga na distância de 45 kms, onde entre os cerca de 600 atletas que o iniciaram se classificou nos primeiros 30 do seu escalão.

No seguimento do Trail da Serra d’Arga, no domingo foi a vez de Eliana Reis correr pelo distrito de Viana do Castelo.

Também domingo, Eduardo Camões foi a Coimbra ao Ultra Trail cortar a meta como primeiro atleta alentejano e quinto do seu escalão, nos mais de 120 atletas que conseguiram terminar esta prova.

[/shc_shortcode]